Seção Especial – CONAE – Edição 068 – 28/11/2014

CONAE: impactos e perspectivas – Carlos Roberto Jamil Cury – EXCLUSIVO

Eis, pois, que a CONAE e seus impactos sobre o Congresso e sobre os sistemas, representam uma oportunidade rara e histórica de o Brasil superar a pesada herança do passado excludente e lançar políticas que nos ponham no caminho de uma verdadeira educação de qualidade.  

A CONAE de cada um! – Luciano Mendes de Faria Filho – EXCLUSIVO

Há um lado de festa nos eventos como a CONAE! Reunir milhares de pessoas, vindas de todos os cantos do país, num mesmo espaço, por vários dias, para discutir um único tema, a educação, é sem dúvida um feito de carrega em si certa grandiosidade e um certo ar de comemoração.

Programa de Pesquisa para o Sistema Nacional de Educação: Ações Compartilhadas (PPSNE) – Bernadete Gatti , Carlos Henrique Carvalho , Carlos Roberto Jamil Cury , Diana Vidal , Eduardo Mortimer , Flávia Nogueira , Luciano Mendes , Maria Stephanou , Robert Verhine  – EXCLUSIVO
A proposta de criação do Programa de Pesquisa para o Sistema Nacional de Educação: Ações Compartilhadas (PPSNE) se constitui em um novo paradigma de financiamento à pesquisa e de relação da produção do conhecimento sobre a educação brasileira.

A CONAE e o Plano Nacional de Educação – Luciano Mendes

A ideia, por exemplo, de construção de um Sistema Nacional de Educação, como sabemos, não é nova e, muito menos, fácil de sair do papel. Numa federação com tamanha desigualdade intra e inter regionais e com grande desequilíbrio de forças entre os entes federados, a ideia de um Sistema Nacional de Educação sempre encontrou resistências, sobretudo entre aqueles que temem uma excessiva centralização dos recursos e das políticas na União.

A gestão democrática da educação pública em pauta – Márcia Cristina Machado Pasuch  EXCLUSIVO

A realização da IIConferência Nacional da Educação (CONAE) veio reforçar a importância da organização e luta da sociedade civil para a participação política na defesa dos interesses públicos.

CONAE 2014 debate a democratização da educação – Por Paula Laboissière – Agência Brasil

O documento aprovado na plenária final da Conae deve ser discutido novamente em uma reunião agendada para o próximo dia 9, quando as entidades fazem uma avaliação da conferência e elegem um novo coordenador

Ministro abre segunda edição da CONAE e afirma que a educação vai emancipar o Brasil – Portal  MEC

O ministro da Educação, Henrique Paim, disse aos 3,5 mil delegados que o Brasil vive um momento muito importante de conquistas na educação e também de novos desafios. “É a educação que vai emancipar o país e dar esperança a crianças e jovens”, afirmou.

Conae 2014: Sistema Nacional de Educação pode reduzir as desigualdades educacionais do país – Por Raiana Ribeiro – Centro de Referência em educação integral

Tema central desta edição da Conae, o Sistema Nacional de Educação é uma promessa não apenas de organizar as diferentes atribuições e competências da união, municípios, estados e do Distrito Federal, mas também de reduzir as desigualdades regionais, criando critérios para uma educação de qualidade, que serão válidos para todo território nacional.

Diretora de Formação de Professores da Educação Básica faz palestra na CONAE – Portal CAPES

a diretora de Formação de Professores da Educação Básica, Carmen Moreira de Castro Neves, falou, na sexta-feira, 21, sobre o papel da Capes na melhoria da formação dos docentes da educação básica e citou os programas voltados a este objetivo, como o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (Pibid).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *