PENSAR INDICA

 

Nº 168 – 14/07/2017

Na próxima terça-feira, dia 18 de julho, de 10h30 às 12h00, no auditório 2 da FACE, ocorrerá a conferência (IN)JUSTIÇA ESCOLAR NO BRASIL, com a conferencista Ione Ribeiro Valle (UFSC) e apresentado pela professora Anna Paula Vencato (UFMG). A palestra faz parte da programação da 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que é aberta ao público e com entrada gratuita. A equipe do Pensar a Educação Pensar o Brasil fará transmissão ao vivo da conferencia pelo Facebook.

Nº 167 – 07/07/2017

No dia 18 de julho, de 15h30 às 18h00, no auditório A 104 do CAD 2, ocorrerá a mesa-redonda NOVOS CAMINHOS PARA A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, com os palestrantes, Vanessa Oliveira Fagundes (FAPEMIG), Ennio Candotti (SBPC/MUSA) e Natalia Pasternak Taschner (USP). A palestra faz parte da programação da 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), um importante fórum para a difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e de debates de políticas públicas para a ciência e tecnologia. A reunião é aberta ao público e com entrada gratuita.

Nº 166 – 30/06/2017

Durante a 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), no dia 17 de julho, de 15h30 às 18h00, no auditório 3 da Faculdade de Ciências Econômicas (FACE), ocorrerá a mesa-redonda EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ESPAÇO PÚBLICO, coordenado por Luciano Mendes de Faria Filho (UFMG) e com os palestrantes, Ronaldo Nunes Linhares (UNIT), Nelson de Luca Pretto (UFBA) e Maria Marta Picarelli Avancini (UNICAMP). A Reunião Anual é aberta ao público, com entrada gratuita.

Nº 165 – 23/06/2017

Durante a 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), ocorrerá o minicurso COMUNICAÇÃO PÚBLICA DA CIÊNCIA: ESTUDOS SOBRE A RECEPÇÃO, ministrado pela professora Valéria de Fátima Raimundo (UFMG). A atividade será nos dias 18 a 21 de julho, no período da manhã. A proposta é discutir os processos de comunicação pública da ciência com foco na dimensão da recepção. O valor da inscrição é R$ 10,00 e pode ser realizada através do site do evento até o dia 03 de julho.

Nº 164 – 14/06/2017

Fórum Mineiro de Educação Infantil (FMEI) foi criado em 1998 por setores da sociedade civil, organismos governamentais e não governamentais, conselhos e outros agentes sociais que reconheceram a importância de se constituir um espaço de mobilização, de veiculação de informações e de reivindicações no qual pudessem protagonizar políticas comprometidas com a infância e seu direito à educação de qualidade. São três frentes de ação: Mobilização, Informação e Formação.

Nº 163 – 09/06/2017

Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Infantil e Infância – NEPEI – foi criado no ano 2000, a partir da iniciativa conjunta de professores e funcionários da UFMG, que se articularam em torno de questões relacionadas à ênfase em educação infantil oferecida pelo curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da UFMG. Pretende-se que o Núcleo se constitua num espaço interdisciplinar que congregue diferentes áreas do conhecimento humano, tais como, a Sociologia, a Antropologia, a Psicologia, a Pedagogia, a Saúde, as Artes, a História, o Direito a Filosofia etc, para melhor compreender a realidade, os problemas e as tendências que caracterizam a infância e as crianças em seus diferentes contextos, como, os da família, da educação em instituições formais e em espaços escolares e não-escolares de formação social, cultural e para o lazer.

Nº 162 – 02/06/2017

A história da Associação Imagem Comunitária (AIC) começou em 1993, quando um grupo de estudantes de Comunicação Social de Belo Horizonte assumiu a tarefa de criar canais de expressão e visibilidade que contemplassem novas maneiras de se apropriar dos meios de comunicação. O objetivo era construir imagens plurais e positivas sobre a cultura, a periferia e as comunidades da cidade. Dentre as várias ações que a entidade já desenvolveu, destacam-se as parcerias com coletivos populares, entidades culturais e movimentos juvenis que trabalham pela promoção da cidadania, realizando produções audiovisuais, impressas, para rádio e web, sempre de forma colaborativa.

Nº 161 – 26/05/2017

Movimento Conte Comigo foi criado para capacitar a sociedade para ouvir, falar e ajudar aqueles que têm depressão e, com o apoio do Centro de Valorização da Vida (CVV), tem como objetivo formar uma grande rede de auxílio, composta por médicos, psicólogos, profissionais do esporte, pacientes diagnosticados e toda a sociedade. Um grupo de embaixadores, todos sempre a favor de uma conversa franca, aberta e carinhosa. Todos a postos para a sua maior missão de quebrar o tabu e desmistificar a depressão, valorizando a vida, incentivando a procura por tratamento e ajudando a salvar vidas.

Nº 160 – 19/05/2017

Como o próprio nome diz, a Oficina de Imagens começou o seu trabalho nos campos da comunicação e da educação pela leitura e experimentação com as imagens. Criada em 1997, a instituição tornou-se uma referência quando se trata de iniciativas voltadas para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Além do território brasileiro, hoje a Oficina de Imagens também desenvolve iniciativas que repercutem em países do MERCOSUL, como Bolívia e Argentina.

Nº 159 – 12/05/2017

Pipo e Fifi é um premiado livro que funciona como ferramenta de proteção contra o assédio infantil, explicando às crianças, a partir dos 4 anos de idade, conceitos básicos sobre o corpo, sentimentos, convivência e trocas afetivas. De forma simples, ensina a diferenciar toques de amor de toques abusivos, apontando caminhos para o diálogo e a proteção. É possível baixar gratuitamente o livro Pipo e Fifo para bebês, uma versão dirigida às crianças da Educação Infantil e Creche.

Nº 158 – 05/05/2017

Instituto Moreira Salles possui centros culturais no Rio de Janeiro e em Poços de Caldas com importantes patrimônios em quatro áreas – Fotografia, Música, Literatura e Iconografia. Criado em 1992, as suas duas sedes promovem eventos e exposições de artes plásticas de artistas brasileiros e estrangeiros. Além dos catálogos de exposições, livros de fotografia, literatura e música, o instituto publica regularmente as revistas ZUM, sobre fotografia contemporânea do Brasil e do mundo, de frequência semestral, e Serrote, de ensaios e idéias, quadrimestral.

Nº 156 – 20/04/2017

Observatório de Favelas é uma organização da sociedade civil de pesquisa, consultoria e ação pública dedicada à produção do conhecimento e de proposições políticas sobre as favelas e fenômenos urbanos. Criado em 2001, o Observatório é desde 2003 uma organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP). Com sede na Maré, no Rio de Janeiro, sua atuação é nacional, buscando afirmar uma agenda de Direitos à Cidade, fundamentada na ressignificação das favelas, também no âmbito das políticas públicas. Foi fundado por pesquisadores e profissionais oriundos de espaços populares, sendo composto atualmente por trabalhadores de diferentes espaços da cidade. 

Nº 155 – 12/04/2017
O livro “Por uma pedagogia das juventudes” se propõe a fazer o que Paulo Freire nos sugere: pensar a prática, acreditando, como ele, que essa é a melhor maneira de aprender a pensar certo. Trata-se de uma reflexão sobre a trajetória e as experiências educativas desenvolvidas pelo 
Observatório da Juventude da UFMG, que, desde o seu surgimento, em 2003, se caracteriza como um programa de extensão, ensino e pesquisa em torno da temática da educação, cultura e juventude. Clique no link e faça o download do livro. Boa leitura! 

Nº 154 – 07/04/2017

Publicada originalmente pela Companhia Editora Nacional entre 1931 a 1993, a Coleção Brasiliana reúne 415 títulos (439 volumes) de autores brasileiros e estrangeiros que se dedicaram a estudar o Brasil. A coleção também destaca a importante contribuição dos viajantes europeus que percorreram o país no século XIX. Sua abrangência se estende pelas principais áreas do saber, da História à Antropologia, da Ciência Política à Geografia, da Sociologia à Linguística, da Economia às Ciências Naturais. O Projeto Brasiliana Eletrônica digitalizou todo o acervo da Coleção e o exibe de forma aberta.

Nº 153 – 31/03/2017

Apesar da grande relevância que muitas mulheres tiveram para a sociedade, seus nomes foram ignorados e, até mesmo, apagados da história. Por isso, as mulheres do Levante Popular da Juventude decidiram trazer essas memórias em um livro que retrate a imagem e a biografia de “100 Mulheres Cabulosas da História. Programado para ser lançado em março de 2018, o Levante esta realizando um financiamento coletivo para a produção do projeto. Acesse a página e ajude esse livro a se tornar uma realidade e dar visibilidade para grandes histórias de protagonismo das mulheres em todo o mundo.

Nº 152 – 24/03/2017

Inaugurado em 2006, o Museu dos Brinquedos é fruto da coleção reunida ao longo de décadas por Luiza de Azevedo Meyer, a idealizadora do espaço.  O acervo inclui mais de cinco mil peças, desde o final do século XIX até os dias atuais, como jogos, piorras, bonecas, carrinhos, fortes apaches, cavalinhos de pau, lanternas mágicas, instrumentos musicais, fantoches, livros, discos e outras pequenas joias. O museu realiza mostras itinerantes, cursos e oficinas e está localizado na capital mineira.

Nº 151 – 17/03/2017

Sempreviva Organização Feminista (SOF) é uma organização não governamental com sede em São Paulo que faz parte do movimento de mulheres no Brasil e em âmbito internacional. A SOF tem como perspectiva a auto-determinação das mulheres; a efetivação de processos de resistência e articulação de um campo democrático-popular com discursos e ações contra-hegemônicos que incorporem o feminismo para a construção de um projeto alternativo de desenvolvimento. Trabalha articuladamente com a concepção de desigualdades de gênero, de classe e de raça, e com essa visão teórico-política organiza sua intervenção junto aos movimentos sociais. Assim, busca constituir e fortalecer as mulheres como sujeito político, atuando na perspectiva da conformação de um campo feminista democrático-popular capaz de provocar mudanças sociais. Estas mudanças são pensadas do ponto de vista pessoal, no interior dos próprios movimentos e no conjunto da sociedade.

Nº 150 – 10/03/2017

No dia 8 de março, foi celebrado o Dia Internacional da Mulher. A data é um motivo ótimo para refletir sobre o papel e a importância das mulheres na sociedade. Por isso, o Pensar Indica fez uma seleção de dez vídeos documentários que mostram a importância do feminismo. Confira!

– A Mulher na História, 11 min

– Mulheres do Brasil, 13 min

– O voto feminino no Brasil, 10 min

– Mulheres invisíveis, 15 min

– Mulheres na política brasileira, 10 min.

– Entre Mulheres, 34 min

– Memórias Femininas da Luta Contra a Ditadura Militar, 51 min

– Nosso Corpo Nos Pertence? , 20 min

– A História do Feminismo , 2 min

– Feminismo: Princípios do Empoderamento Feminino , 4 min

Nº 149 – 16/12/2016

A Campanha Latino-Americana pelo Direito à Educação (CLADE) é uma articulação plural de organizações da sociedade civil que atua na defesa e promoção do direito a uma educação pública e gratuita para todos e todas, de responsabilidade do Estado. Como uma rede de organizações da sociedade civil que luta pelo direito à educação, a CLADE desenvolve suas ações com base à sua Carta de Princípios e a leitura permanente do contexto político da região. Acesse o site e conheça as mais a campanha.

Nº 148 – 09/12/2016

A Campanha Global pela Educação (CGE) é um movimento da sociedade civil que trabalha para por termo à crise na educação. Criada em 1999, a CGE é composta por membros de várias organizações da sociedade civil nacionais, regionais e internacionais, assim como sindicatos de professores e activistas pelos direitos das crianças. A nível nacional, existem mais de 80 coligações pela educação compostas por membros como sindicatos de professores, ONGs e outras organizações da sociedade civil dedicadas à educação. Estas coligações nacionais trabalham com vista a implementar mudanças positivas nos seus sistemas de educação, a monitorizar os compromissos estabelecidos pelos seus governos e a representar os seus países na cena política internacional.

Nº 147- 02/12/2016

“Contribuir para a formação do cidadão, pela educação e o desenvolvimento de tecnologias de intervenção social, visando à garantia dos direitos sociais básicos e ao fortalecimento da sociedade civil” essa é a missão da “Avante – Educação e Mobilização Social”. A ONG atua na garantia de diretos de crianças, jovens, mulheres, famílias e profissionais da educação, agentes comunitários e agentes públicos, participantes do Sistema de Garantia de Direitos (SGD). Como principal ferramenta, a Avante faz uso de processos formativos que considerem os sujeitos como capazes de aprender, de construir significados e fazer sentido das suas histórias, atuando crítica e colaborativamente na sociedade.

Nº 146- 25/11/2016

Fique por dentro da PEC 55 e de suas consequências para o Brasil com o aplicativo Não à PEC 55 antiga 241! Esse aplicativo não é partidário, nem possui filiação ou participação de nenhuma instituição. Foi elaborado e custeado por professores da UFMG, como forma de protesto contra a PEC 55, dentre suas atividades de mobilização de greve. No aplicativo você tem acesso à cartilhas, notas de entidades, estudos técnicos, artigos, vídeos, notícias e muitas outras informações sobre a mobilização nacional que pretende parar esse projeto inconstitucional, que trará grandes prejuízos ao nosso país.

Nº 145- 18/11/2016

Estão abertas as inscrições para o curso de Atualização de Gestão Escolar promovido pela Fundação Joaquim Nabuco. Com carga horária de 32h/aula, o curso, que terá início em 5 de dezembro, tem como público alvo os gestores escolares, membros da equipe de coordenação, professores e servidores de escolas públicas que atuam na Educação Básica. As inscrições para o curso vão de 14 a 21 de novembro. Entre os objetivos específicos do curso, estão: a melhoria da escola pública, promover o aprofundamento da discussão teórica sobre temas importantes relacionados à gestão educacional e possibilitar o intercâmbio de experiências e conhecimentos entre gestores que atuam em escolas públicas. Acesse o Edital e faça as inscrições pelo site da instituição.

Nº 144- 11/11/2016

O Instituto Benjamin Constant lança curso à distância de alfabetização pelo sistema Braille para professores. O objetivo do curso é capacitar professores das redes pública e privada de ensino nas técnicas e nos aspectos importantes da aprendizagem da criança deficiente visual. O curso será realizado no período de 6 de março a 17 de abril de 2017. Para mais informações e baixar a ficha de inscrição, acesse www.cead.ibc.gov.br/cursos/ ou ligue para o telefone (21) 3478-4435.

Nº 143- 04/11/2016

O Travessia – Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de História da UFMG, convida para o II Seminário “Temas Contemporâneos em Ensino de História”, que acontecerá no dia 11 de novembro, na Escola Estadual Dom Pedro II (Avenida Professor Balena, 523 – Centro), entre às 13:30 e 19h. As oficinas terão um número limitado de participantes, sendo 25 pessoas para cada, portanto, é necessário se inscrever, gratuitamente, através do formulário. Para a participação na mesa e na conferência é necessário o preenchimento do seguinte formulário. As inscrições serão encerradas no dia 08 de novembro. Haverá certificado para os participantes.

Nº 142 – 28/10/2016

Como recuperar o Rio Doce e a vida dos que dele dependem? É o que será discutido no seminário “Rio de Gente: como recuperar o Rio Doce?” , um ano após o maior desastre ambiental do Brasil. Diante da falta de informação sobre os impactos e consequências da tragédia, este encontro apresentará estudos conduzidos por pesquisadores independentes de universidades brasileiras em relação à água, fauna, flora, impactos sociais e direitos dos atingidos. O evento é realizado pelo Greenpeace em parceria com o projeto Rio de Gente e apoio da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). A participação é gratuita, mas as vagas são limitadas. Confirme sua presença enviando nome e RG para eventos.br@greenpeace.org, e confira a programação no evento do Facebook.

Nº 141 – 21/10/2016

O mini-curso “Pesquisa em Cultura Popular: autonomia, pluralidade e contemporaneidade” será ministrado por Francisco van der Poel (Frei Chico) e pela mestra Lira Marques. Durante o curso, serão discutidas formas de se pesquisar a Cultura Popular, sob uma perspectiva humanista, preconizando a agência dos sujeitos na construção de sua própria identidade cultural. O evento será, nos dias 25, 26 e 27 de outubro, das 14h às 18h, na sala de teleconferência da FaE/UFMG. As inscrições já estão abertas pelo site do programa: www.ufmg.br/saberesplurais. Haverá a emissão de certificado.

Nº 140 – 14/10/2016

Hoje, o Pensar A Educação Pensar o Brasil e o Mestrado Profissional Educação e Docência (PROMESTRE – FAE/UFMG), lançam a Revista Brasileira de Educação Básica (RBEB). A RBEB é um periódico eletrônico, de acesso aberto, para a divulgação das experiências escolares e das pesquisas em educação desenvolvidas na escola básica brasileira. A publicação traz textos produzidos pelos(as) professores(as) da educação básica e das universidades brasileiras que trabalham em colaboração com os(as) mesmos(as). A periodicidade inicial da RBEB será trimestral, com a publicação de 4 números por ano, com a possibilidade de evoluir para a sua transformação em um periódico bimestral. Acesse o site e saiba.

Nº 139 – 07/10/2016

A “Câmera Sete – Casa da Fotografia de Minas Gerais”, situada na avenida Afonso Pena, número 737, recebe, de 14 de setembro a 5 de novembro, as exposições “O Jubileu do Santuário”, do francês Marcel Gautherot e “Borda”, primeira exposição individual da mineira Anna Paola Guerra. O recorte do tradicional festival de fotografia “Foto em Pauta”, que acontece em Tiradentes, traz para a capital mineira 75 fotografias, um vídeo e uma instalação. A curadoria é do organizador do evento Eugênio Sávio, que também é curador da mostra O Jubileu do Santuário, ao lado de Cristiano Mascaro. Já a exposição Borda, tem curadoria de João Castilho. Mais informações no site da Fundação Clóvis Salgado.

Nº 138 – 30/09/2016

A Coordenação da Revista Brasileira de Educação Básica e o Centro de alfabetização, leitura e escrita (Ceale – FaE-UFMG) informa que do dia 26 de Setembro ao dia 10 de Outubro estarão abertas as inscrições para o preenchimento de 10 vagas para a Oficina de formação de autores da Revista Brasileira de Educação Básica. O objetivo central da oficina é desenvolver habilidades de produção e revisão de textos de divulgação científica: resenhas, resumos, relatos de experiências, verbetes,  artigos   de  opinião  e   artigos  argumentativos.   Os  candidatos  devem  ser   professores  da Educação   Infantil   e/ou   Ensino   Fundamental   I,   residente   na   Região   Metropolitana   de   Belo Horizonte. A Oficina será na FaE-UFMG, entre os dias 25 de outubro à 29 de novembro, todas as terças e quintas-feiras das 14 às 17 horas. Mais informações sobre o processo de seleção através do link:http://migre.me/uHR6t

Nº 137 – 23/09/2016

Projeto Brasil é uma Organização Não Governamental que busca dar transparência a questões importantes para os eleitores brasileiros fazerem escolhas mais informadas sobre os candidatos aos cargos eletivos majoritários – prefeitos, governadores e Presidente. Em 2016 o Projeto Brasil está se expandindo e coloca à disposição dos cidadãos o site e aplicativo Meu Voto, que permite que o eleitor avalie, conheça o histórico do político e compare as propostas de todos os candidatos dos 15 municípios com maior eleitorado do país. O internauta pode comparar as propostas dos políticos por categorias, como educação, mobilidade urbana, saúde e segurança pública. Além disso, há um extra para quem não tem um candidato preferido: um teste cego permite avaliar uma determinada proposta sem saber qual candidato a propôs.

Nº 136- 16/09/2016

Nos dias 20, 21, 23 e 24 de setembro, às 14h00, no Centro Cultural UFMG, será realiza a oficina “Jogo das máscaras tradicionais da cultura popular brasileira”. O objetivo é levar os participantes a experimentar e criar possibilidades de atuação utilizando as máscaras presentes nas diversas manifestações tradicionais da cultura popular brasileira. Serão utilizadas máscaras dos brincantes do bumba-meu-boi do Maranhão, das folias de reis da região sudeste, das Cavalhadas de Goiás, etc. A inscrição é gratuita e pode ser realizada pelo e-mail:programa@centrocultural.ufmg.br ou na secretaria do Centro Cultural UFMG, de 29 de agosto a 16 de setembro de 2016, de 10h às 20h (segunda a sexta).

Nº 135- 09/09/2016

O I Simpósio Nacional Educação, Marxismo e Socialismo será realizado de 21 a 24 de novembro de 2016 na Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte. Palestras, mesas-redondas, grupos de trabalho e relatos de experiências reunirão a produção acadêmico-científica realizada por pesquisadores e as experiências educativas e formativas vivenciadas pelos movimentos sociais e político. As inscrições para as mesa-redondas e apresentações de trabalho vão até o dia 30 de setembro. Para mais informações, acesse o site do evento.

Nº 134 – 02/09/2016

II Setembro Azul na UFOP – Em sua segunda edição, o Setembro Azul na UFOP está de volta. O mês é um marco para as comunidades surdas brasileiras, já que são comemorados o “Dia Mundial das Línguas de Sinais”, no dia 10, o “Dia Nacional dos Surdos”, no dia 26, e o “Dia Internacional dos Surdos”, no dia 30. Novamente o Núcleo de Educação Inclusiva (NEI) dá visibilidade para a importância e a necessidade de se discutir assuntos inerentes à surdez, à língua brasileira de sinais e à acessibilidade das pessoas surdas.

Nº 133 – 26/08/2016

Lazer, cultura, diversão e convívio entre pais e filhos. Essas são as quatro palavras-chaves que guiam o projeto Uma Tarde No Museu que reúne diversas atividades gratuitas para as crianças e suas famílias, no dia 28 de agosto, das 14h às 18h, no MM Gerdau – Museu de Minas e do Metal. A tarde de diversão vai ter como tema o Folclore! Lendas, contos e brincadeiras vão fazer a diversão da criançada. Para mais informações, acesse o site do museu.

Nº 132 – 19/05/2016

O SESC Palladium apresenta, no dia 23 de agosto, às 20h, a palestra “Literaturas: questões do nosso tempo”, com Robert Darnton (EUA), Roger Chartier (FR) e mediação de Guiomar de Grammont. Do livro em códice ao mundo digital, esta conversa entre dois historiadores sobre livro e leitura desenvolverá os seguintes tópicos: quais são as mutações mais importantes da cultura escrita no mundo ocidental: o nascimento do códex?, A invenção da imprensa?, As mutações nas práticas de leitura?, entre outros. A entrada é gratuita com retirada de ingresso 2h antes do evento no Grande Teatro do SESC Palladium, na rua Rio de Janeiro, 1046, Centro.

Nº 131 – 12/08/2016

As atividades de comemoração dos 45 anos do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) serão abertas oficialmente com o seminário “Patrimônio Cultural e Contemporaneidade: A preservação do patrimônio cultural e as noções contemporâneas de urbanismo, ocupação e arte”. Nos dias 17 e 18 de agosto, o Iepha-MG, em parceria com o Instituto Inhotim, reunirá  14 especialistas entre gestores públicos, estudiosos e membros de comunidades tradicionais para um intenso debate que envolve a preservação dos bens culturais  e as relações contemporâneas de urbanismo, ocupação e arte.

Nº 130 – 05/08/2016

Durante o próximo final de semana, de 5 a 7 de agosto, acontece a segunda edição da Mostra Inova Minas FAPEMIG, no Circuito Liberdade. A mostra foi desenvolvida para comunicar a toda a sociedade o que a ciência mineira tem criado e que pode modificar a vida do cidadão. O Inova Minas contará com ampla participação de membros dos governos estadual e federal, empresários, pesquisadores, investidores, pessoas inovadoras e o público em geral. O evento vai reunir diversas atividades voltadas ao público infantil e juvenil.

Nº 129 – 08/07/2016

Uma jornada de vinte e quatro horas, ininterruptas, de programação artística e cultural nas diversas áreas: música, teatro, dança, circo, literatura, artes plásticas artes cênicas, artes visuais, performance, moda, gastronomia. Esta é a proposta da Virada Cultural de Belo Horizonte, que chega à quarta edição. Um movimento que já faz parte do calendário oficial da cidade, a Virada reúne e apresenta o que há de melhor no cenário artístico da capital e Região Metropolitana.

Nº 128 – 1º/07/2016

O Instituto Casa da Glória, em Diamantina, receberá, a partir desta sexta-feira, dia 1º de julho, memorial em celebração aos 100 anos do Colégio Nossa Senhora das Dores, que funcionou no prédio do Instituto de 1867 a 1966. Com o objetivo de difundir valor patrimonial de casarões e de valorizar diferentes usos dos espaços ao longo do tempo, a exposição, de caráter permanente, conterá fotos do Colégio, dedicado à educação feminina e dirigido por irmãs francesas da irmandade de São Vicente de Paulo. A visitação, gratuita, será de segunda a domingo, das 8h às 18h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (38) 3531-1394.

Nº 127 – 24/06/2016

Zotero é um software gerenciador de referências em software livre e de código aberto para gerenciar dados bibliográficos e materiais relacionados a pesquisa (como PDFs). Suas características principais são a integração com navegadores, sincronização online, geração de citações em texto, rodapés e bibliografias, bem como a integração com os processadores de texto Microsoft Word, LibreOffice, OpenOffice.org Writer e NeoOffice. É produzido pelo Centro de História e Novas Mídias (Center for History and New Media) da Universidade de George Mason (George Mason University (GMU)).

Nº 126 – 17/06/2016

Caminhada na mata e oficina sobre répteis estão entre as atividades do Projeto Lua Cheia no Museu, que serão realizadas na sexta-feira, 17, e sábado, 18, no Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG. Os interessados devem escolher uma das duas datas para participar. A inscrição pode ser feita até o dia do evento, no site do Museu. O Lua Cheia no Museu, realizado no período de abril a setembro, está em sua sexta edição. Trata-se de um projeto de extensão da UFMG, cujo objetivo é divulgar conhecimentos científicos sobre ambientes florestais, sua dinâmica noturna, flora e fauna. O Museu fica na Avenida Gustavo da Silveira, 1.035, bairro Santa Inês.

Nº 125 – 10/06/2016

Acontece entre os dias 8 e 22 de junho, em 50 cidades brasileiras, o Festival Varilux de Cinema Francês. O festival, que anualmente apresenta as relevantes produções recentes do cinema francês ao público brasileiro, promoverá pela primeira vez um seminário cinematográfico, voltado para profissionais experientes ou com menos tempo no mercado. O festival promoverá também a 5ª edição da Oficina Franco-Brasileira de Roteiros Audiovisuais. Para o incentivo à formação de novos públicos, ao todo, 20 cidades receberão as sessões educativas.

Nº 124 – 03/06/2016

“Cientistas Brasileiras” tem o objetivo de divulgar o trabalho dessas pessoas e inspirar tantas outras que possuem o sonho de serem cientistas. O blog reúne de maneira colaborativa perfis, artigos e noticias sobre mulheres no mundo da Ciência. Além de divulgação, as publicações buscam inspirar outras mulheres. Se você deseja divulgar o seu trabalho no site, envie um e-mail para cientistasbrasileiras@gmail.com

Nº 123 – 25/05/2016

Em comemoração ao Dia da África, o Pensar Indica convida para a exposição “Arte Africana” e a “Coleção de Instrumentos Musicais Tradicionais Emília Biancardi”, que apresentam peças com conteúdo remetente à África e sua cultura, e fazem parte do acervo permanente do Centro Cultural Solar Ferrão (Pelourinho). O Centro Cultural é um espaço de arte, cultura e memória, instalado em um dos mais importantes monumentos da poligonal do Centro Histórico de Salvador, na rua Gregório de Matos, número 45. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1938, o casarão construído entre o fim do século XVII e início do XVIII possui seis pavimentos e abriga a Galeria Solar Ferrão, o Museu Abelardo Rodrigues e três coleções: a de Arte Africana Claudio Masella, a de Arte Popular e a de Instrumentos Musicais Tradicionais Emília Biancard.

Nº 122 – 20/05/2016

No dia 21 de maio, o Instituto Tomie Ohtake inaugura a exposição “Picasso: Mão Erudita, Olho Selvagem”, com 116 trabalhos do artista espanhol pertencentes ao acervo do Musée National Picasso-Paris. O conjunto conta com 34 pinturas, 42 desenhos, 20 esculturas e 20 gravuras. Há ainda uma série de 12 fotos de Dora Maar, que testemunham a produção de “Guernica”, três de Pierre Manciet e uma série de 22 fotogramas de André Villers, feitos em parceria com Picasso. A exposição terá ingressos a R$ 12 (inteira), mas às terças-feiras a entrada é gratuita, com retirada de senhas na bilheteria que funciona de terça a domingo, das 10h às 19h. A curadoria é assinada pela francesa Emilia Philippot, também curadora do Musée National Picasso-Paris. A exposição vai até o dia 14 de agosto. Mais informações pelo site do instituto.

Nº 121 – 13/05/2016

14ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS – Museus e paisagens culturais

De 16 a 22 de maio acontece a 14ª Semana Nacional de Museus, temporada cultural promovida pelo Ibram em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio). Nessa edição, 1.236 museus de todo o país oferecem ao público 3.700 atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes e muito mais! Confira aqui a programação completa.

Nº 120 – 06/05/2016

Museus br é uma plataforma de compartilhamento de informações e conhecimento sobre os museus do Brasil. Os dados foram, inicialmente, coletados pelo Cadastro Nacional de Museus e, a partir de agora, contarão com a participação de novos colaboradores que integram a Rede Nacional de Identificação de Museus (ReNIM). A Plataforma permite uma cartografia colaborativa, na qual qualquer ator da sociedade poderá contribuir para o mapeamento territorial dos museus.

Nº 119 – 29/04/2016

A mostra “Um corpo estranho – centenário de publicação de ‘A Metamorfose’”aborda a vida e obra de Kafka, autor tcheco que produziu textos desconcertantes, originais na temática e na forma, reconhecido como um dos criadores mais importantes na história da literatura. Para a inauguração, a Academia Mineira de Letras preparou uma programação especial. No dia 1° de maio, a AML abre excepcionalmente no domingo para visitas guiadas, das 9 às 19h. No dia 2 de maio, às 19h30, o curador da exposição, Reynaldo Damazio, estará em Belo Horizonte especialmente para a palestra “Literatura e Dramaturgia – Kafka”. O escritor e gestor cultural aborda a vida e obra de Franz Kafka, além de detalhes do projeto curatorial da exposição. Em seguida, às 20h20, acontece um debate sobre expografia para projetos de literatura com o museólogo Ivanei Silva, responsável pela expografia da mostra.

Nº 118 – 20/04/2016

“Encuentro” é a primeira estação de televisão do Ministério da Educação da Argentina. É um canal federal que inclui o conteúdo de todas as regiões da Argentina, assim como programas adquiridos de outros produtores de prestígio na América Latina e no mundo. Este é um serviço de comunicação pública e não tem publicidade. “Encuentro” é uma ferramenta pedagógica que contribui para o papel social da educação, tanto para o sistema de ensino como para a sociedade como um todo. Sua programação é focada na construção de uma audiência reflexiva e crítica.

Nº 116 – 08/04/2016

A Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (UAITEC) está com as inscrições abertas para 6 cursos profissionalizantes e 2 de idiomas, do dia 4 até 29 de abril. Apesar do sistema da Rede UAITEC ser focada em transmissões por videoconferência, as aulas serão ministradas na modalidade semipresencial: online e encontros nas unidades, com auxílio de tutores. O material didático com conteúdo específico será distribuído no começo das aulas, em maio. Os interessados devem se inscrever pelo site da UAITEC no endereço uaitec.mg.gov.br. A carga horária final é de 160 horas e todos os cursos são gratuitos. Acesse o site e saiba mais.

Nº 115 – 01/04/2016

O site Passa Palavra é o jornal on-line do Coletivo Passa Palavra, um grupo de orientação anticapitalista, independente de partidos e demais poderes políticos e econômicos. Formado por colaboradores de Portugal e do Brasil,intuito é construir um , no site lisponíveá dEst unificação prática das lutas sociais. articulação e a comunicacional que contribua para aespaço de produção própria, debates e outros materiais informativos vídeos, áudios, denúncias,artunes, c opinativos,artigos notícias,visando a construção de uma rede de solidariedade e colaboração entre todos.

Nº 114 – 23/03/2016

A Universidade de São Paulo está oferecendo gratuitamente através do site da Univesp TV, um curso online gratuito sobre Ciência Política: Qualidade da Democracia. Ele é voltado a pessoas com graduação de nível superior, especialmente bacharéis em Ciências Sociais, Comunicação, Direito, Economia, Administração e Gestão Pública, História, Geografia e Filosofia. São 09 aulas do curso regular de pós-graduação ministradas pelo docente José Álvaro Moisés do departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Nessas aulas, são trabalhados os conceitos de qualidade da democracia, instituições democráticas e cultura política.

Nº113 – 18/03/2016

A exposição Sentidos do Nascer pretende contribuir para a mudança da percepção sobre o nascimento, incentivando a valorização do parto normal para a redução da cesariana desnecessária. A Sentidos do Nascer é uma iniciativa que propõe ampliar o debate sobre questões relacionadas ao nascimento no Brasil, lançando um olhar crítico ao cenário da hipermedicalização do parto, da perda do protagonismo da mulher e da exploração do parto como um negócio. Entre os dias 18 de março ao dia 1º maio a exposição estará Campus Saúde da UFMG, na Av. Alfredo Balena, 192, Área Hospitalar. A entrada é gratuita. Acesse o site da exposição e veja a agenda completa.

Nº 112 – 11/03/2016

Grande Teatro do Palácio das Artes completa 45 anos no próximo dia 14 de março. Para comemorar a data, foi preparada uma programação especial, a preços populares, que reúne apresentações de alguns dos principais artistas com trajetórias marcantes pelo palco mais importante de Minas Gerais, como o Grupo Corpo, Coral Lírico de Minas Gerais, Pato Fu e o Grupo Giramundo. A Semana Comemorativa começa no próprio dia 14 e vai até o dia 19 de março. A programação completa você encontra no site da Fundação Clóvis Salgado.

Nº 111 – 04/03/2016

Na próxima semana, a FaE/UFMG realizará, entre os dias 07 a 11 de março, aSemana Ser Professor. A proposta é oferecer aos estudantes a oportunidade de discutir temas da educação, em uma abordagem inter e/ou transdisciplinar, os quais, não necessariamente, são contemplados nas disciplinas cursadas.

Neste semestre, o evento realizará um duplo movimento: um deles é um olhar retrospectivo, perguntando pelo significado dos 20 anos da LDBEN (Lei 9394/96). O outro é um olhar para o futuro, projetando os destinos dos cursos de licenciatura.

Nº 110 – 18/12/2015

Dire, fare, partire! é uma produção do Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Italianas e da Área Didática em Língua e Literatura Italiana da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas em parceria com a Superintendência de Tecnologia da Informação/Diretoria de Mídias Digitais da Universidade de São Paulo. Não se trata de um curso à distância, por isso não há inscrição, nem tutores, nem avaliação, nem certificados, basta acessar o material relativo a cada aula.

Nº 109 – 11/12/2015

O projeto do portal Memórias da Ditadura é uma realização do Vlado Educação – Instituto Vladimir Herzog, que responde à demanda da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República de criação de um portal com o objetivo de divulgar a História do Brasil no período de 1964 à 1985 junto ao grande público, em especial à população jovem. Dessa forma, o portal Memórias da Ditadura apresenta a todas as escolas e interessados um extenso e diversificado material sobre esse período sombrio da História do Brasil.

Nº 108 – 04/12/2015

O NECUP – Núcleo de Estudos de Cultura Popular é uma associação cultural sem fins lucrativos fundada em 2013.  Através de ações de caráter cultural em diversos campos das artes e do conhecimento, o Núcleo vem realizando um amplo trabalho de viabilização, preservação, propagação e descentralização de uma variada gama de tradições culturais de caráter popular. O NECUP atua nos campos da música, teatro, dança, pesquisa acadêmica, literatura e cinema, oferecendo uma intensa programação de bens e serviços culturais para a população da cidade.

Nº 107 – 27/11/2015

Revista Minas Faz Ciência  do mês de novembro é totalmente dedicada às crianças. Na edição especial “elaborada por um montão de gente também apaixonada por ciência”, a Revista dialoga diretamente com as crianças, explorando sua curiosidade e propondo muitos questionamentos. Você pode acessar a revista em versão digital ou pedir a versão impressa (revista@fapemig.br). Apesar de dedicada aos pequenos, a revista é, também, de encher os olhos dos adultos! 

Nº 106 – 20/11/2015

Essa semana o Pensar Indica traz duas páginas do Facebook que reúnem vasto material sobre dois acontecimentos que têm mobilizado o Brasil: o rompimento das barragens da Samarco/Vale, em Mariana-MG e a reorganização, proposta pelo governo estadual de São Paulo, das escolas paulistas. A página Tragédia das Minas é formada pela união de pessoas que trabalham na divulgação de notícias, protestos realizados em todo o Brasil e pontos de coleta de doações. Já a página O Mal Educado, tem divulgado informações sobre as ocupações, realizadas por alunos(as), nas escolas paulistas. Na página é possível acompanhar o cotidiano das escolas, novidades sobre as negociações com o governo e formas de contribuição para as ocupações. 

Nº 105 – 13/11/2015

O Hino da Proclamação da República  – Eliane Marta Teixeira Lopes – EXCLUSIVO

Em virtude das comemorações da Proclamação da República, o Pensar Indica traz um breve histórico do Hino que simboliza a data. Confira o texto da professora Eliane Marta Teixeira Lopes e conheça as origens do Hino da Proclamação da República.

Nº 104 – 06/11/2015

No Ciência no Ar, programa de televisão produzido pela FAPEMIG, o Diretor do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Douglas Falcão, fala da importância de incentivar as crianças e adolescentes no envolvimento com a ciência

Nº 103 – 29/10/2015

A série “Um cientista, uma história” é exibida pelo Canal Futura e tem o objetivo de contar de forma interessante, ainda que rápida, a história de 30 grandes cientistas cujo trabalho ajudou a melhorar o Brasil e nos beneficia a todos até hoje. Foram homens e mulheres que trouxeram inovações à indústria, fizeram avançar o conhecimento no país e levaram o nome do Brasil para o mundo de maneira positiva. 

Nº 102 – 23/10/2015

A edição 2015 da Semana do Conhecimento UFMG está sendo marcada por grandes novidades. Entre elas, a Mostra Virtual de Pesquisa e Extensão, organizada pela Rede de Museus da Universidade, ganha destaque por garantir fácil acesso da comunidade interna e externa aos pôsteres de projetos extensão vinculados à Rede que foram apresentados no XVIII Encontro de Extensão da UFMG. A Mostra Virtual é uma ótima oportunidade para aqueles que não podem comparecer nas exposições presenciais promovidas pelo Encontro manterem-se por dentro dos projetos desenvolvidos na Universidade e compartilharem com os alunos as experiências de atuação na Extensão.

Nº 101 – 16/10/2015

Na próxima semana, a UFMG realiza a 24ª Semana do Conhecimento, com o tema “Luminosidades”, que integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que este ano propõe o tema “Luz, Ciência e Vida”. Esse é um evento anual da UFMG que conta com a participação de toda a comunidade acadêmica em diversas atividades, proporcionando momentos de reflexão, difusão e troca de conhecimentos, favorecendo a interação e compartilhamento de experiências. Acesse o site e veja a programação.

Nº 100 – 09/10/2015

Está no ar o portal Nossa Ciência, canal que visa divulgar as pesquisas científicas e tecnológicas desenvolvidas em universidades, centros e instituições de pesquisa da região nordeste do Brasil. 

Nº 99 – 02/10/2015

Programa de Estímulo à Criatividade na Educação Básica tem como objetivo, criar as bases para uma política pública de fomento à inovação e criatividade na educação básica.  Acreditando que é preciso possibilitar que estas inovações tenham impacto, criando pontes entre as comunidades envolvidas com a inovação e redes públicas de ensino bem como entre a produção acadêmica e a prática.

Nº 98 – 25/09/2015

Casa de Gentil é um espaço de convívio e culturas, idealizado e organizado por voluntários e tem como objetivo principal contribuir para o empoderamento e desenvolvimento social da comunidade através de oficinas, eventos e ações que promovam o CONVÍVIO e a valorização da CULTURA de Raposos-MG.

Nº 97 – 18/09/2015

Museu Amazônico é um órgão público suplementar da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), e atua no apoio à pesquisa, ao ensino e à extensão em áreas fundamentais para o conhecimento da Amazônia e de suas culturas. Foi criado em 1975, implementado em 1989 e inaugurado em 1991. Desde a sua abertura ao público se localiza na Rua Ramos Ferreira, 1036, no Centro Histórico da cidade de Manaus.

Nº 96 – 11/09/2015

Publicada em oito volumes, a coleção História Geral da África está agora também disponível em português. A edição completa da coleção já foi publicada em árabe, inglês e francês; e sua versão condensada está editada em inglês, francês e em várias outras línguas, incluindo hausa, peul e swahili. Um dos projetos editoriais mais importantes da UNESCO nos últimos trinta anos, a coleção História Geral da África é um grande marco no processo de reconhecimento do patrimônio cultural da África, pois ela permite compreender o desenvolvimento histórico dos povos africanos e sua relação com outras civilizações a partir de uma visão panorâmica, diacrônica e objetiva, obtida de dentro do continente. A coleção foi produzida por mais de 350 especialistas das mais variadas áreas do conhecimento, sob a direção de um Comitê Científico Internacional formado por 39 intelectuais, dos quais dois terços eram africanos.

Nº 95 – 04/09/2015

Estamos comemorando aniversário de 88 anos da Universidade Federal de Minas Gerais e, para que nossos leitores conheçam um pouco da história da instituição, indicamos a página UFMG 85 anos

Nº 94 – 28/08/2015

Poesia Concreta – o Projeto verbivocovisual – é formado por um grupo de poetas que, ao trabalhar de forma integrada o som, a visualidade e o sentido das palavras, propõe novos modos de fazer poesia, visando a uma “arte geral da palavra”.  

Nº 93 – 21/08/2015

Projeto criado em 1970, o Cineduc busca entender e aprimorar a relação entre a produção audiovisual e o ensino. Nesses 40 anos de existência observou-se o crescimento enorme do volume de mensagens visuais, o advento do vídeo e da informática. Os meios de comunicação adquiriram grande poder e são hoje os verdadeiros construtores de visões de mundo e do gosto estético, em grande parte elaborados a partir de interesses de mercado. Com cursos, textos e outros mecanismos. O Cineduc busca capacitar professores para trabalhar com as linguagens audiovisuais nas escolas.

Nº 92 – 14/08/2015

A Secretaria de Direitos Humanos é responsável pela articulação interministerial e intersetorial das políticas de promoção e proteção aos Direitos Humanos no Brasil. Criada em 1977 dentro do Ministério da Justiça, a Secretaria recebeu status de ministério em 2003. Acesse o site e conheça as ações da SDH.

Nº 91 – 07/08/2015

Observatório da Educação tem como objetivos produzir e disseminar informações, promover a pluralidade de opiniões no debate público sobre educação e subsidiar os meios de comunicação, agentes educacionais e movimentos sociais na promoção da educação como direito humano.

Nº 90 – 10/07/2015

Observatório da Equidade é uma estrutura do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social – CDES, que tem por finalidade aportar capacidade e instrumentos ao Conselho e à sociedade brasileira para acompanhar o enfrentamento do problema das desigualdades no país, e para apoiar a formulação de políticas públicas e ações sociais que promovam maior equidade no acesso aos direitos de cidadania. Confira o site para conhecer o Observatório!

Nº 89 – 03/07/2015

Mapa Educação é um movimento que tem como objetivo engajar o jovem no debate nacional para uma educação de maior qualidade. A primeira iniciativa, o Manifesto Mapa do Buraco, dez uso de entrevistas com mais de cem líderes educacionais, que deram base para a construção de um documento apontando os principais problemas da nossa educação, apresentando também algumas soluções criadas e implementadas em diferentes cidades pelo país afora. Vale a pena conhecer!

Nº 88 – 26/06/2015

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou, no último dia 16, a Nota Técnica O Adolescente em Conflito com a Lei e o Debate sobre a Redução da Maioridade Penal. A pesquisa, que traz um recorte de quem são esses adolescentes que estão em conflito com a lei cumprindo pena com restrição de liberdade, foi realizada pela Diretoria de Estudos e Políticas Sociais (Disoc). O estudo contribui com as discussões que ocorrem em torno da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 171/1993 – que propõe a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos -, e aponta o mito da impunidade aos adolescentes.

Nº 87 – 19/06/2015

O site Livro e Game disponibiliza gratuitamente os Jogos da Literatura: games inspirados nos clássicos literários Dom Casmurro, de Machado de Assis; Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida e O Cortiço, de Aluísio de Azevedo, com roteiros de Toni Brandão, e produzidos pela Virtual Educação Cultura e Comunicação, sob patrocínio da  Fundação Telefônica Vivo.

Nº 86 – 12/06/2015

18 Razões é um blog que, articulado pelo Movimento 18 Razões para a NÃO redução da maioridade penal , apresenta alguns motivos elencados por entidades defensoras dos direitos da criança, do adolescente e da juventude em resposta à sociedade e às movimentações a favor da culpabilização e punição destes jovens. Para o 18 Razões, somente com ações realizadas com a sociedade civil organizada e governos nas instâncias psíquicas, sociais, políticas e econômicas, a violência vai diminuir.

Nº 85 – 03/06/2015

Foi produzido pela”The Report Company” e distribuído pelo diário britânico “The Guardian”, um caderno especial que coloca o Brasil como um país próximo de se tornar o maior centro de tecnologia e inovação do hemisfério sul. Ao longo de suas 28 páginas, o caderno apresenta um panorama sobre educação, ciência, tecnologia e inovação no Brasil.

Nº 84 – 29/05/2015

O Giz UFMG tem como o objetivo o reconhecimento nacional e internacional no desenvolvimento de processos formativos para o ensino superior, tendo em vista práticas educacionais flexíveis e personalizadas de diferentes áreas do conhecimento.

Nº 83 – 22/05/2015

Manchetômetro é um website de acompanhamento diário da cobertura da política e da economia na grande mídia, especificamente nos jornais Folha de S. Paulo, O Globo, Estado de S. Paulo e, Estado de Minas, e no Jornal Nacional, da TV Globo. O Manchetômetro é produzido pelo Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública (LEMEP), grupo de pesquisas com registro no CNPq, sediado no Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). 

Nº 82 – 15/05/2015

EMdiálogo é um portal criado para estimular o diálogo, articular parcerias e socializar conhecimentos e experiências que contribuam para a melhoria do ensino médio público. Como o nome já diz, este espaço tem como objetivo potencializar o diálogo de forma horizontal e transparente entre estudantes, professores, pesquisadores, comunidade escolar e demais interessados em contribuir para a construção de um ensino médio inclusivo e de qualidade.

Nº 81 – 08/05/2015

A página História da Educação e da Infância, da Fundação Carlos Chagas, divulga documentos históricos (textos e imagens) e resultados de pesquisas sobre a infância e sua educação. Com livre acesso em toda a sua estrutura, necessitando de cadastro, apenas, para o acesso aos documentos. A página aceita a colaborações de pesquisadores e instituições interessados em ceder documentos digitalizados ou artigos e teses relacionados aos temas e instituições .

Nº 79 – 24/04/2015

TEIA: Territórios, Educação Integral e Cidadania, criado em 2008, na Faculdade de Educação da UFMG, busca ser um núcleo de articulação entre várias ações de pesquisa, ensino e extensão no campo da educação integral e cidadania. Configura-se como um espaço de reflexão e intervenção voltado para a garantia da educação como um direito individual e coletivo, necessária para a construção de uma sociedade democrática e inclusiva.

Nº 78 – 17/04/2015

Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), existente desde 1986, é fruto da organização do Movimento Nacional de Pós-Graduandos (MNPG). Atuante como a ponta de uma rede de representação formada pelas Associações de Pós-Graduandos (APGs) espalhadas pelo país, a ANPG realiza diversas atividades que tem por objetivo debater a política nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e as dificuldades do cotidiano do pós-graduando.

Nº 77 – 10/04/2015

Biblioteca Nacional possui um acervo com mais de 10 milhões de itens, por isso foi considerada pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como a sétima maior biblioteca nacional do mundo e, também, a maior biblioteca da América Latina. Além do conteúdo que pode ser consultado pessoalmente, muitas obras são disponibilizadas on-line. Além disso, é disponível aos usuários fazer pesquisas documentais utilizando o site da BN.

Nº 76 – 02/04/2015

Conheça o Projeto Território Brincar, um trabalho de escuta, intercâmbio de saberes, registro e difusão da cultura infantil.Criado pelos documentaristas Renata Meireles e David Reeks que, a partir de visitas á comunidades rurais, indígenas, quilombolas, grandes metrópoles, sertão e litoral, fizeram registros em filmes, fotos, textos e áudios com o objetivo de revelar o país através dos olhos das crianças.

Nº 75 – 27/03/2015

AVANTE – Educação e Mobilização Social busca contribuir para a formação do cidadão, pela educação e o desenvolvimento de tecnologias de intervenção social, visando à garantia dos direitos sociais básicos e ao fortalecimento da sociedade civil.

Nº 74 – 20/03/2015

A proposta do e-Democracia é, por meio da Internet, incentivar a participação da sociedade no debate de temas importantes para o país. Desenvolvido pela Câmara dos Deputados, o portal é dividido em dois grandes espaços de participação: as Comunidades Legislativas e o Espaço Livre. Essas Comunidades oferecem diferentes instrumentos de participação e, ainda, orientações quanto ao andamento da matéria no Congresso Nacional. Já no Espaço Livre, você mesmo pode definir o tema da discussão e ser o grande motivador dela. Os parlamentares envolvidos com a matéria acompanham as discussões e as consideram para auxiliar suas decisões.

Nº 73 – 13/03/2015

O blog Notas Vermelhas foi criado pra discutir educação. Uma de suas prioridades é tratar de políticas educacionais, mas não apenas! O blog traz, também, “causos, vivências e caraminholas sobre ensinar e aprender”.

Nº 72 – 06/03/2015

A iniciativa De Olho nos Planos é composta por este espaço virtual e pela Coleção De Olho nos Planos, que pretende auxiliar gestores(as) a pensar a participação do conjunto da sociedade civil na gestão democrática de suas administrações, bem como, em suas instâncias de controle social.

Nº 71 – 19/12/2014

Hoje indicamos a página UNB.Futuro, que pretende ser um novo espaço para a reflexão, propondo idéias e ações para construir um modelo de universidade compatível com a realidade e as demandas do século XXI, tendo como eixo principal o aprimoramento da qualidade de seus cursos através do ensino, pesquisa e extensão.  

Nº 70 – 12/12/2014

Conheça a página da Comissão Nacional da Verdade (CNV), que tem por finalidade apurar graves violações de Direitos Humanos ocorridas entre 18 de setembro de 1946 e 5 de outubro de 1988. No dia 10 de novembro o relatório final da Comissão Nacional da Verdade foi entregue, em cerimônia oficial no Palácio do Planalto, à presidenta Dilma Rousseff. Dividido em três volumes, o relatório é o resultado de dois anos e sete meses de trabalho da Comissão Nacional da Verdade, criada pela lei 12528/2011. 

Nº 69 – 05/12/2014

Nessa edição indicamos o site Baú de Ciências, projeto criado por alunos do curso de Física da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que tem o objetivo promover a divulgação científica para o ensino formal.

Nº 68 – 28/11/2014

II Colóquio internacional tendências contemporâneas da comunicação científica convida a comunidade a refletir sobre os desafios e perspectivas de uma área transdisciplinar, multifacetada e dinâmica: a comunicação científica. Qual o seu futuro e das relações entre ciência e sociedade no Brasil? Qual o seu papel na educação científica e tecnológica? Venha debater, apresentar suas reflexões e demonstrar suas práticas!

Nº 67 – 21/11/2014

Indicamos hoje a página Observatório da Laicidade na Educação, projeto herdeiro e sucessor do Observatório da Laicidade do Estado, de quem manteve a sigla OLE´. O primeiro Observatório funcionou de 2007 a 2013 no Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O atual Observatório mantém convergências temáticas com o NEPP-DH/UFRJ, em quem reconhece o impulso inicial de seu protagonismo. O projeto é coordenado pelo professor Luiz Antônio Cunha. 

Nº 66 – 14/11/2014

Marque na sua agenda: lançamento dos livros do projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil (1822-2022)

Leitor Indica Letra A, o jornal do alfabetizador – CEALE/ FAE/UFMG

O jornal Letra A é um instrumento de formação continuada produzido pelo Ceale. Seu principal objetivo é oferecer o acesso permanente de educadores a materiais que alimentem seu processo de formação e os tornem sempre mobilizados para responder aos desafios da alfabetização e do letramento. O Letra A tem circulação nacional. A sua periodicidade é bimestral e são publicados quatro números por ano. Cada edição traz reportagens, entrevistas e matérias com informações de qualidade a respeito da prática desses educadores, de seus desafios e conquistas. 

Nº 65 – 07/11/2014

A indicação dessa semana é o livro “A Cidade das Letras” de Angel Rama – Luísa Marques de Paula – EXCLUSIVO

Este ensaio do crítico literário uruguaio Angel Rama, publicado postumamente em 1983 e traduzido para o português em 1985, recheado de referências e comparações, é algo como uma síntese da construção da sociedade latino-americana que se dá através do projeto citadino que é levado a cabo no “Novo Continente”.

Nº 64 – 29/11/2014

 A indicação dessa semana é o site: Ação Educativa 

Sua missão é promover direitos educativo, culturais e da juventude, tendo em vista a justiça social, a democracia participativa e o desenvolvimento sustentável.

Para tanto, realiza atividades de formação e apoio a grupos de educadores, jovens e agentes culturais. Integra campanhas e outras ações coletivas que visam à realização desses direitos, no nível local, nacional e internacional. Desenvolve pesquisas, divulga informações e análises enfocando as políticas públicas na perspectiva dos direitos humanos e da igualdade étnico-racial e de gênero.

Nº 63 – 24/10/2014

O pensar indica dessa semana traz o filme “Granito de Arena” (2005) de Jill Freidberg.  Este filme retrata a luta de professores, pais e estudantes do México contra o fechamento e privatização das Escolas Normais Rurais. 

Nº 62 – 17/10/2014

O número 66 da “Revue Internationale d’Éducation de Sévres” aborda as questões relativas ao diálogo entre escola e mídia através da comparação das análises críticas de oito autores de diferentes países sobre o assunto. São propostas questões sobre como a escola é abordada pela mídia, e quais são os problemas e as consequências dessa mediatização, o seu efeito sobre o debate público e suas implicações para os envolvidos na educação. 

Nº 61 – 10/10/2014

A indicação dessa semana sugerida pelo professor Marcus Aurélio Taborda de Oliveira na coluna educação e literatura do programa de rádio do projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil – 1822/2022  é o livro: “Dos veces Junio”

O livro narra a história de Junio, um jovem argentino que nos conta como descobriu ser um dos netos procurados pelo movimento Mães da Praça de Maio. A história se passa durante junho de 1978, período em que era realizada a Copa do Mundo que sagrou a Argentina como campeã mundial, concorrendo a ditadura militar no país. Neste livro, o autor Martín Kohan, aborda questões como ética e tortura. Reconhecido autor argentino, Kohan é professor de Teoria Literária nas universidades de Buenos Aires e Patagônia e ganhador de vários prêmios. O livro foi publicado pela Editora Sudamericana em 2005 e está disponível apenas em espanhol.

Nº 60 – 03/10/2014

Indicamos o livro “O professor”, de Cristovão Tezza, lançado neste ano pela Editora Record.  Confira, aqui, a resenha de Rosane Pavam!

Nº 59 – 26/09/2014

“A doutrina do choque” – Por Eugênio Magno

Nº 58 – 19/09/2014

Homenagem a professora Fúlvia Rosemberg – Por Márcia Dárquia Nogueira da Silva – EXCLUSIVO  

As várias Fúlvias 

No dia 12 de setembro de 2014 a professora Fúlvia Rosemberg nos deixou. Em sua trajetória, atuou como professora titular de psicologia social da PUC-SP e pesquisadora sênior da Fundação Carlos Chagas, tendo participado significativamente na defesa da educação infantil, das ações afirmativas e das questões de gênero, constituindo-se em uma das maiores autoridades do país nestes campos de estudo. Nos últimos anos, coordenou o programa internacional de bolsas de pós-graduação da Fundação Ford, destinado a atender pessoas provenientes de grupos sociais com pequena representação no ensino superior e que atestassem compromisso com a justiça social. Durante sua experiência profissional e acadêmica, desenvolveu estudos sobre educação e ideologia, atuando em temas como: educação infantil, ações afirmativas, movimento feminista, construção social da infância, políticas educacionais, relações de raça, idade e gênero. Leia mais!

Nº 57 – 12/09/2014

XX Seminário da Infância na Ciranda da Educação

Nº 56 – 05/09/2014

Nenhum a Menos – Por Ana Lucia Santana – Infoescola

“Nenhum a Menos” revela as condições da educação na zona rural chinesa.

Nº 55 – 29/08/2014

Uma cidade chamada Dogville –  Herbert Glauco de Souza –  EXCLUSIVO

Nº 54 – 22/08/2014

 Uma Ode a Vida – Herbert Glauco de Souza –  EXCLUSIVO

“As Sessões” é um filme virulento, assombroso, agudo e trágico, adjetivos perfeitamente aplicáveis ao contexto e materializados por interpretações impecáveis de seus atores e atrizes.

Nº 53– 14/08/2014

Um Palhaço Morto – Herbert Glauco de Souza  – EXCLUSIVO

Nº 52– 07/08/2014

A metaestética de Cinema Paradiso – Herbert Glauco de Souza – EXCLUSIVO

Nº 51 – 01/08/2014

Um Grande Manifesto – Herbert Glauco de Souza – EXCLUSIVO