Pautando e sendo pautado pela educação – Yolanda de Freitas Assunção

Yolanda de Freitas Assunção

Em 3 anos o Pensar a Educação em Pauta evoluiu no caminho de uma discussão qualificada sobre a educação

Foi com 13 links de notícias sobre educação que esta publicação começou. O que chamou atenção na segunda semana de abril de 2013, figurou um pequeno clipping que tinha a intenção de destacar questões importantes e existentes no dia a dia dos noticiários e estudos. Produzido pela estudante Isabela Brandão, a publicação abriu caminho para, até agora, 118 pontos de observação da educação. Em menos de um mês, o Boletim Pensar a Educação em Pauta ganhou corpo. Passou a lançar um olhar mais cuidadoso sobre a educação ao trazer artigos e textos reflexivos.

Logo vieram os primeiros articulistas, com textos exclusivos para a publicação. A professora emérita da UFMG, Eliane Marta, publicou o texto Carta do Brasil (de Eça de Queirós) em julho de 2013. Ela abriu caminho para mais de 50 articuladores que já colocaram e ainda colocam nas linhas do Pensar a Educação em Pauta, suas opiniões, percepções e desejos para a educação.

Mas foi na edição 51, no dia 1º de agosto de 2014 que o boletim ganhou linhas mais definidas e estruturou um time de articulistas e editores que dão a cara do que é hoje o Jornal Pensar a Educação em Pauta. Artigos exclusivos, indicações, estudos finalizados e em andamento, tirinhas e notícias do Brasil e da América Latina foram levados aos nossos leitores semanalmente.

O Pensar a Educação em Pauta também já trouxe sessões especiais. Ao completar 100 edições toda a equipe escreveu sobre sua experiência. Não só de felicidade o Pensar a Educação em Pauta fez edições especiais. Em outubro de 2014, quando 43 normalistas desapareceram no México, fizemos uma seleção de textos referentes ao tema. E quando artigos não foram suficientes, foi através da “Livre Expressão” que a voz de muitos se fez valer. Por falar em artigos, precisávamos conversar entre nós sobre como escrevíamos. Realizamos o Seminário A Divulgação da Pesquisa em Educação, que reuniu nossos articulistas para discutir a pesquisa em educação.

É assim que caminha o Jornal Pensar a Educação em Pauta, hoje, na edição 118, com 3 anos de existência ainda quer crescer, alcançar cada vez mais caminhos. E você caro leitor continue lendo, escrevendo fazendo a memória o Pensar a Educação em Pauta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *