Memorização x subjetividade: contribuições construtivistas para a formação de agentes socioculturais

Vagner Luciano de Andrade

 

Uma vez que a construção e a difusão de conhecimentos são pilares básicos da escola, o processo educativo forma agentes socioambientais e culturais, consolidados como pessoas conscientes e atuantes na sociedade em que vivem. Nessa perspectiva, o Construtivismo é uma concepção inovadora para a reformulação imediata da prática pedagógica tradicional que privilegiava a “construção” da aprendizagem, mediante o sujeito que reconhece no objeto sua fonte de conhecimento (memorização).

A escola com práticas construtivistas tende a interessar mais o educando, fazendo-o descobrir e desenvolver habilidades sem ser taxado ou imposto a uma sequência de conceitos teoricamente organizados em disciplinas. Essa nova abordagem muda significativamente o processo de aprendizagem dos alunos, desde o nível individual até o coletivo. O conhecimento de saberes e fazeres nas escolas construtivistas acompanhado de múltiplos sentidos (subjetividades) se faz necessário para que os estudantes se reconheçam no processo de aprendizado, levando-os a distinguir se o conhecimento servirá e terá aplicação em sua vida. Sendo uma concepção inovadora na prática docente, o Construtivismo atualmente está presente na educação de vários indivíduos, principalmente nos estágios iniciais da educação básica.

Teoricamente, o Construtivismo é uma proposta de prática docente que se consolida como educação inovadora na realidade de vários alunos. A concepção pedagógica do Construtivismo baseia-se nos escritos de Jean Piaget (1896-1980) e Lev Semionovitch Vygotsky (1896-1934) e propõe que os educandos participem ativamente do aprendizado, construindo os saberes junto com a escola, entendida como base sequencial à família e anterior à vida social.

Esses teóricos consideram o interacionismo, o desenvolvimento e a aprendizagem não resultados dos estímulos externos objetos ou da produção da razão pelo sujeito, mas fruto da constante interação dos dois aspectos. Somente por meio dessa interação é que se adquirem autonomia, atitudes e valores para o exercício da cidadania. Nessa perspectiva, ensinar se torna um processo contínuo de mediar aos indivíduos os conhecimentos e experiências culturais que os tornem aptos a atuar no meio social em que vivem.

Propondo renovações e mudanças na educação básica tradicional, o Construtivismo aplica-se metodicamente em escolas em diferentes níveis de ensino, ampliando a compreensão dos educadores sobre os dilemas cognitivos enfrentados na construção do conhecimento. Historicamente, utilizaram-se métodos tradicionais baseados no aprendizado por meio de memorização. Nessa etapa ultrapassada, o erro era punido ou ridicularizado, criando barreiras e desestímulos aos discentes. Assim, as teorias e métodos construtivistas oportunizam ao educando aprender com seus próprios erros, ampliando capacidades de reflexão e ação sobre sua realidade.

Uma das mais relevantes propostas pedagógicas da atualidade considera que enriquecer o ensino, por meio de atividades diferenciadas é a maneira mais viável e autêntica de se reformular a educação. Uma das possibilidades trata-se de sair da sala de aula e transpor os muros da escola. Segundo o geógrafo e educador brasileiro Aziz Ab’Saber, educar é “escolher a melhor maneira de incentivar os estudantes e extrair o que eles têm de melhor”. Nessa perspectiva, cada aluno apresenta um conjunto de percepções diferentes formadas por uma dimensão individual, uma coletiva e outra planetária, que devem ser intensamente trabalhadas e incentivadas, visando ao resgate da essência humana.

A educação em salas de aula e em carteiras enfileiradas encontra-se com os dias contados. As propostas reformuladoras da teoria construtivista consolidam o objetivo essencial que rege a educação: a formação de alunos com criticidade, dinamismo e criatividade preparados efetivamente para a vida em sociedade. O Construtivismo rejeita as etapas de planejamento e avaliação rígidas, conhecidas da escola tradicional, e não prioriza os livros didáticos e cartilhas como alicerces principais do processo ensino-aprendizagem. O compromisso da teoria construtivista é se posicionar para todos os seguimentos da sociedade que a educação veio para ampliar, desenvolver, e não ficar estagnada o tempo todo à mercê de um grupo homogêneo e dominador.

Assim, pensar novas possibilidades de educar deve ser a força matriz da contemporaneidade. A visitação pedagógica é uma delas.

As incomensuráveis paisagens mineiras com vários recortes espaciais, que vão de tempos do Brasil Colônia até épocas recentes, destacam-se pela intensa visitação turística pedagógica. Ouro Preto, tombada como patrimônio histórico nacional nos tempos de Getúlio Vargas e posteriormente declarada Patrimônio Cultural da Humanidade, é um livro didático de ímpares possibilidades educativas. Todos os dias, alunos de todas as faixas etárias e destinos se desdobram nas paisagens seculares da cidade, visitando e revisitando cenários únicos. Certamente, ao se potencializar a visitação turística de cunho pedagógico isso se consolida como um exemplo notável de construtivismo, possibilitando transpor os limites da educação convencional construindo pontes e conexões interdisciplinares e transformado os educandos em verdadeiros sujeitos sociais de sua história e de seu tempo.

A escola, em diferentes épocas redefine e ressignifica o seu papel histórico e a sua função social. Nesse contexto, como resposta imediata ao atual contexto socioeconômico da atualidade, ela novamente se reformula, com diversas propostas. Atualmente, atendendo as exigências educacionais de uma sociedade em constante transformação, a educação desenvolve nos estudantes valores éticos, aplicáveis na vida e no cotidiano social. Nesse sentido, o processo pedagógico organiza-se em torno da construção de uma nova análise de mundo baseada numa visão integrada, multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar do ser humano, sociedade e natureza, como resposta a dominação, degradação, fragmentação e alienação resultantes da globalização presente no mundo pós-moderno. http://www.otc-certified-store.com/surgery-medicine-europe.html zp-pdl.com https://www.zp-pdl.com

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