III Encontro Nacional Rede Conectando Saberes

Mayara Capella Silva Cruz de Brito*

 

Nos últimos dias 28 e 29 de outubro de 2017 aconteceu o Encontro Nacional da rede Conectando Saberes, na cidade de Itapeva – MG, para discussão e expansão da rede nacional de educadores com práticas inovadoras. A Rede Conectando Saberes, apoiada pela Fundação Lemann, teve início em junho de 2015, aproximando e conectando professores, coordenadores pedagógicos e diretores de escolas de todo o Brasil.

O evento reuniu os 100 educadores de escolas públicas de diferentes regiões do país que se destacaram por práticas inovadoras e de excelência dos estados da Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Pernambuco, Mato Grosso, Goiás, Amazonas e Ceará e do Distrito Federal. A rede teve sua formação inicial com um grupo de 30 educadores que se destacaram no cenário nacional por práticas desenvolvidas e premiadas em diferentes instâncias e se ampliou, inicialmente, no 1º Encontro, realizado na cidade de São Paulo no ano de 2015.

A cidade de Belo Horizonte participa da rede desde sua fundação e conta com nove líderes que atuam em diferentes escolas do município. A formação desse grupo de educadores em todo Brasil visa:

  • Educação pública transformadora, de excelência, para todos e todas, diariamente. PRINCÍPIOS compartilhados pelos educadores da REDE;
  • A construção de uma educação pública de excelência envolve a participação de todos os sujeitos sociais na perspectiva de uma sociedade educadora;
  • A educação deve ter o compromisso de construir uma formação para o exercício da cidadania plena e a transformação social;
  • O/A professor(a) como intelectual transformador(a) em condições de construir um novo paradigma educacional;
  • Uma educação orientada pela equidade e pelo respeito à diversidade;
  • O nosso trabalho faz a diferença na educação brasileira;
  • Foco na solução e não no problema;
  • Altas expectativas para todos(as) e cada um(a) dos(as) nossos(as) alunos.

Alicerces da rede Conectando saberes – arquivo pessoal

A primeira palestrante do dia, Rebecca Kockler (Assistance Superintendent of Academic Content for the Lousinana – USA Department of Education) trouxe diversas discussões no campo das políticas públicas realizadas em escolas de áreas de vulnerabilidade social na região da Louisiana e na importância de se estabelecer uma cultura de altas expectativas com os estudantes. O enfoque de Kockler foi ressaltar a importância de os professores serem inspiradores e reforçarem seu compromisso com os estudantes, especialmente em auxiliá-los na construção do conhecimento.

A professora queniana ganhadora do prêmio Global Teacher Prize Jacqueline Jumbe-Kahura, conversou com o grupo de educadores sobre sua estratégia de trabalho em escolas da zona rural de sua cidade. Pautou sua fala no trabalho docente de não deixar nenhum aluno para trás, fazendo-os acreditarem em si mesmos e sonharem o futuro.

O encontro contou ainda a participação de Claudia Costin, uma das maiores especialistas em políticas educacionais que trouxe importantes contribuições para o debate acerca do futuro da educação no Brasil, especialmente nas discussões atuais sobre a reforma do ensino médio e da proposta da base curricular comum. Além de refletir sobre os últimos dados das avaliações externas ocorridas no Brasil.

O encontro propiciou a reunião de educadores de diferentes partes do Brasil e o intercâmbio de práticas exitosas que objetivam o ensino de excelência nas escolas públicas. Além disso, a Rede buscou construir espaços coletivos presenciais e virtuais para aproximar educadores(as), que se comprometam a fazer uma educação pública de qualidade, visando à transformação social. Se você é um professor ou uma professora da rede pública com projetos inovadores e se interessou pela rede, participe da página no facebook (conectandosaberes) e acompanhe as ações que vêm sendo desenvolvidas por cada um dos núcleos espalhados pelo Brasil.

3º Encontro Nacional Rede Conectando Saberes – fonte: Instagram Fundação Lemann


(*) Mayara Capella Silva Cruz de Brito é Mestre em Educação pela Faculdade de Educação (FaE) / UFMG e supervisora pedagógica na rede estadual de Minas Gerais.mayaraufmg@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *