Menu

Fapemig lança projeto de intercâmbio Internacional para Ciências Humanas, Sociais e Educação – Yolanda Assunção

Yolanda Assunção

Na busca por inovação, o programa de financiamento é direcionado para alunos de Ciências Humanas e Sociais, Letras, Linguística, Música e Artes de Instituições de Minas gerais.

No dia 10 de março, o Conselho Curador da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, aprovou um pioneiro projeto de Internacionalização das Ciências Humanas, Sociais e Educação. Para favorecer o desenvolvimento econômico e social de Minas Gerais, o programa vai financiar o intercâmbio internacional para graduandos e pós-graduandos das Ciências Humanas e Sociais, Letras, Linguística, Música e Artes.  

Mesmo com a diversidade de programas de internacionalização no Brasil, a maioria está direcionada para as áreas de exatas, tecnologia e saúde. O programa Ciências Sem Fronteira do Governo Federal, por exemplo, não inclui a área de Humanidades na disputa de bolsas de estudo no exterior. Isto porque, segundo a administração do programa não existe déficit de profissionais das Ciências Humanas e Sociais. O novo programa promove a interação entre os saberes das áreas cientificas e humanas para alavancar a inovação em serviços, processos ou produtos.

Segundo a decisão do Conselho Curador da FAPEMIG, o projeto de Internacionalização das Ciências Humanas, Sociais e Educação, “visa reconhecer a contribuição científica e tecnológica das Ciências Humanas e  Sociais, Letras, Linguística, Música e Artes  para a inovação no contexto do desenvolvimento econômico e social de Minas Gerais, por meio do  financiamento do intercâmbio discente dos cursos de graduação e pós-graduação das Instituições de Ensino Superior – IES – mineiras nas melhores  universidades internacionais.”

O programa voltado para as humanidades integra a marca Minas Fellows de pesquisadores empreendedores de Minas, assim como o projetos de Intercâmbio de Estudantes do Massachusetts Institute of Technology e o de Jovens Mineiros Cidadãos do Mundo – Ambientação de Inovação.