Educação pelo Brasil n.87

Projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil encerra seu ciclo de seminários do semestre com conferência da Professora Samira Zaidan

O projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil encerra as atividade do primeiro semestre do Seminário anual de 2015 DAS ESCOLAS NORMAIS À PÓS GRADUAÇÃO: 180 anos de formação de professores no Brasil no dia 25 de junho. A quarta conferencia será com a pesquisadora e professora da Faculdade de Educação da UFMG Samira Zaidan. A professora fecha a série que já contou com palestras realizadas pela professora e pesquisadora da Fundação Carlos Chagas Bernadete Gatti, a professora emérita da UFMG e convidada da UFOP Eliana Marta Lopes, e também a professora da UFS, Anamaria Bueno. As conferencias fazem uma revisão dos 180 anos da formação e da profissão de professores ajudando a entender o panorama atual.

A conferencia com a professora Samira será às 19h no auditório Neidson Rodrigues da Faculdade de Educação da UFMG. Ainda será possivel acompanhar ao vivo pela Radio WEB FaE e também pelo canal do Pensar a Educação Pensar o Brasil – 1822/2022 no YouTube.

Após fim da greve, professores de SP voltam ao trabalho nesta segunda – Portal G1

Os professores da rede pública estadual de São Paulo voltam ao trabalho nesta segunda-feira (15) após a greve de 92 dias, a mais longa da história do sindicato. Os docentes votaram pelo fim da paralisação em assembleia realizada nesta sexta-feira (12) no vão livre do Masp, na Avenida Paulista. Eles não conseguiram reajuste salarial.

Escolas mostram contradições do Estado laico no país, diz autora de ação –Jornal Folha de S. Paulo

No preâmbulo da Constituição, há a mensagem de que o documento foi aprovado “sob a proteção de Deus”. Na Suprema Corte, um crucifixo está afixado no plenário. A Presidência e o Congresso também exibem o símbolo.”Vivemos essa contradição permanente”, diz a subprocuradora-geral da República Deborah Duprat, 56, sobre princípio laico do Estado brasileiro e a manifestação religiosa em espaços públicos.

Comissão especial da Câmara aprova redução da maioridade de 18 para 16 anos – Revista Carta Capital

Por 21 votos a 6, foi aprovado nesta quarta-feira 17 o relatório do deputado Laerte Bessa (PR-DF) na comissão especial que analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 171/93, que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos.

A votação ocorreu quatro horas e meia após o início da reunião. Foi aprovado também, em votação simbólica, um destaque do deputado Wewerton Rocha (PDT-MA) que aperfeiçoa a estrutura do sistema socioeducativo.

Jovens em conflito com a lei relatam problemas ao voltar para o ambiente escolar – Revista Educação

Ainda na escola, o adolescente G.I. envolveu-se com o tráfico de drogas, pois, segundo ele, necessitava de  dinheiro para ajudar a família a sobreviver. Flagrado pela polícia, ficou oito meses internado na Fundação Casa (Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente), onde concluiu o segundo ano do ensino médio. Após sair do período de internação e em cumprimento de medida de liberdade assistida, o jovem precisava voltar a estudar, solicitando retorno à escola que frequentava antes de entrar em conflito com a lei.

MEC criará avaliação nacional de creches e pré-escolas – Jornal Gazeta do Povo

O Ministério da Educação (MEC) vai criar uma avaliação de larga escala para creches e pré-escolas, unidades que atendem crianças de 0 a 5 anos. Os dados de qualidade serão produzidos e divulgados a cada dois anos, a exemplo do que ocorre com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Entidades repudiam retirada da questão de gênero dos planos de Educação –Portal EBC Agência Brasil 

A retirada dos planos de Educação do trecho que diz que escolas devem promover a igualdade de gênero, raça e orientação sexual foi criticada por entidades do setor educativo. Em nota pública, elas repudiam as “manifestações de intolerância e proselitismo religioso” nos processos públicos de elaboração e revisão dos planos.

Estado tenta acordo com a Educação – Jornal Gazeta de Alagoas

Na última terça-feira, o governo do estado melhorou em mais um ponto percentual a proposta de reajuste salarial para todo o funcionalismo. Era 4% em três parcelas e foi para 5%. O novo percentual, que está abaixo da variação do IPCA (6,41%) foi rejeitado de imediato.

Instituto potiguar realiza conferências internacionais – Revista Gestão Universitária

Em parceria com a Universidade do Minho, de Portugal, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) realiza a 8ª Série de Conferências Internacionais em Ciências da Educação, no dia 22 de junho.

Inep apresenta portal que vai explicar a Prova Brasil 0 – Revista Gestão Universitária

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vai lançar em agosto o portal Devolutivas, que vai explicar os resultados da Prova Brasil. O site disponibilizará os itens da prova com comentários e explicações sobre o que o aluno errou ou acertou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *