Menu

Educação pelo Brasil n.74

Seminário Anual do Projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil – 1822/2022 discute a formação de professores. 

No dia 26 de março, quinta-feira, começa o 9º seminário anual do projeto Pensar a Educação  que tem como tema ““Das escolas normais à pós-graduação: 180 anos de formação de professores no Brasil””. A conferencista convidada é a Professora Bernardete Gatti. “Conferência: configuração histórica, cenário atual e perspectivas para a formação de professores”.   O seminário acontece a partir das 19h, no auditório Neidson Rodrigues da Faculdade de Educação da UFMG, no Campus Pampulha. Outras opções para acompanhar o seminário serão a transmissão pela rádio Web FaE, acessando o link a seguir e seguindo às instruções descritas na página: http://www.radio.fae.ufmg.br/ ou, ainda, a transmissão ao vivo por áudio e vídeo pelo canal do Projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil – 1822/2022: www.youtube/PensarEdu. A entrada é gratuita e a participação dará direito a certificado. Clique aqui e veja a programação completa.

II Encontro de Pesquisadores Mineiros: Pesquisa e Reflexão na Educação Básica CAPES/FAPEMIG – Universidade Federal de Uberlândia – Campus Santa Mônica

O II Encontro de Pesquisadores Mineiros: Pesquisa e Reflexão na Educação Básica CAPES/FAPEMIG – Edital 13/2012 é um evento que objetiva o acompanhamento e avaliação dos projetos aprovados por meio do referido edital bem como a integração entre os membros das equipes executoras e a socialização dos resultados, das dificuldades e das potencialidades identificadas durante o desenvolvimento das pesquisas. 

Às sombras da educação – Carta na Escola

Projeto de reforma do ensino médio pede o fim do turno da noite para quem tem menos de 18 anos.

Primeiro encontro do Observatório de Políticas Estudantis expõe demandas diversas do corpo discente – UFMG Notícias

“São medidas burocráticas e econômicas como direito à refeição para as crianças e moradia para mães que não têm famílias em Belo Horizonte”, enumerou Ana Gabriela, que defendeu também o combate ao racismo e ao sexismo e aperfeiçoamento do acesso dos estudantes africanos à assistência estudantil. 

Pesquisa escolar na internet preocupa – Jornal Bem Paraná

“Pesquisar é muito mais do que dar Control C mais Control V. Esse seria só o começo de uma pesquisa. Depois de coletadas e checadas as informações, tratar analiticamente os dados obtidos à luz de um referencial é verdadeiramente pesquisar”, completa a especialista.

Cid Gomes pede demissão após discutir com deputados na Câmara – Portal G1

Depois de discutir com deputados no plenário e abandonar o recinto da Câmara em meio à sessão na tarde desta quarta-feira (18), o ministro da Educação, Cid Gomes, foi ao Palácio do Planalto e pediu demissão à presidente Dilma Rousseff, que aceitou.

Homens em creches causam revolta dos pais no interior de SP – Folha de São Paulo

Neide Noffs, diretora da Faculdade de Educação da PUC-SP, defende os homens nas creches, pois a criança deve aprender desde cedo a lidar com os dois gêneros.

Haddad sanciona Lei que inclui comida orgânica na merenda escolar – Portal R7

A Lei obriga que os alimentos orgânicos utilizados sejam oriundos da agricultura familiar, devidamente certificados ou produzidos por agricultores familiares que façam parte de uma OCS (Organização de Controle Social ), cadastrada no Ministério da Agricultura.

Prazo para coleta de dados do Censo pelas escolas vai até dia 20 – Revista Gestão Universitária

A segunda etapa de coleta de dados do Censo Escolar de 2014, a partir do módulo Situação do Aluno, encerra na próxima sexta-feira, 20. A fase tem por objetivo coletar informações de rendimento (aprovação ou reprovação) e movimento (transferência ou desistência do educando no fim do ano letivo).

Mobilização que transforma – Jornal Gazeta do Povo (PR)

No evento de premiação do Concurso Cultural Ler e Pensar 2014, no Teatro Guaíra, representantes da Escola Municipal Rui Valdir Pereira Kern, de Quatro Barras, ouviram com entusiasmo o nome da instituição quando os vencedores da categoria Mobilização foram anunciados.

Mais de um mês após início das aulas, escolas de SP ainda têm salas superlotada – Portal Último Segundo

Ainda há escolas na zona leste em que turmas de ensino médio têm até 53 alunos e salas de educação de jovens e adultos (EJA) funcionam com 70 matrículas. O módulo determinado pela própria secretaria estadual é de 40 estudantes no ensino médio.

inscricoes ProUni atinge recorde ao ultrapassar 1,2 milhão de inscrições – Portal EBC Agência Brasil

A primeira edição de 2014 do Programa Universidade para Todos (ProUni), do Ministério da Educação (MEC), registrou 1.259.285 inscritos para concorrer a bolsas de estudos em instituições particulares de ensino superior. De acordo com o ministério, o número é o maior desde a criação do programa, em 2004.

PUndimeME – Estados e municípios têm prazo até 24 de junho para aprovar suas diretrizes e metas para 2024 – Portal 

Estados e municípios devem criar e aprovar seus planos de educação até 24 de junho, como estabelecido no Plano Nacional de Educação (PNE). “O prazo está se esgotando, mas ainda dá tempo”, afirma o secretário de Articulação com os Sistemas de Ensino (Sase), Binho Marques. “Aqueles que ainda não começaram o processo – que vai desde o diagnóstico até a aprovação de lei municipal ou estadual – devem fazê-lo o quanto antes”, alerta.

Projeto que cria programa de combate ao bullying nas escolas segue para a Câmara – Revista Gestão Universitária

O Senado aprovou em turno suplementar na sessão plenária desta quinta-feira (19) e já remeteu à Câmara dos Deputados o projeto que cria o Programa de Combate à Intimidação Sistemática, o bullying.

Termo de Cooperação é assinado visando federalização e medidas emergenciais nas quatro Casas do Estudante do Estado – Jornal Conexão Tocantins

O superintendente de Juventude da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude, Ricardo Ribeirinha, e o reitor da Universidade Federal do Tocantins, Márcio da Silveira, assinaram na manhão desta terça-feira, 17, em Palmas, o termo que garante o início de medidas reais para a federalização das quatro Casas do Estudante do Estado.

Lei obriga bíblias em local de destaque nas bibliotecas de todas as escolas de Florianópolis – Jornal Diário Catarinense

Três versões da Bíblia católica, uma em texto, uma em áudio e outra em braile, expostas em local de destaque em todas as bibliotecas das escolas de Florianópolis, sejam elas públicas ou particulares. Essa é a nova obrigação imposta pela legislação municipal. A regra foi publicada na última terça-feira, no Diário Oficial da prefeitura, já está valendo, e começa a ser contestada por professores e representantes de outras religiões.

Professores da UFPB ‘comemoram’ aniversário de 4 anos de atraso em obra –Jornal da Paraíba

Professores e alunos do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGB) da Universidade Federal da Paraíba protestaram na manhã desta terça-feira (17) contra o atraso nas obras do prédio que deveria comportar as novas salas e laboratórios do programa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *