Educação pelo Brasil n.67

Tarcísio Mauro Vago e Rodrigo Ednilson assumem Pró-reitoria de Assuntos Estudantis – Notícias UFMG

Oficializada no dia 11 de novembro pelo Conselho Universitário, a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) será conduzida pelos professores Tarcísio Mauro Vago (pró-reitor) e Rodrigo Ednilson de Jesus (pró-reitor adjunto).

Especialistas discutem impacto da tecnologia nas salas de aula –  Por Vinícius Lisboa – Agência Brasil

“Precisamos de professores que não se reconheçam mais como os detentores da informação. O professor domina o argumento para ensinar, é quem tem a metodologia. Isso precisa ser visto de forma diferenciada e mais viva”, opinou Márcia.

O traço que desafia a educação do século XXI – Por Julia Sales – Jornal O Globo

Existe maneira correta de ensinar uma criança a escrever? Muitas são as discussões sobre qual é a letra mais indicada no início do aprendizado da escrita. Especialistas se dividem entre o que estimula mais o cérebro e o que teria reprodução mais fácil e que, portanto, agilizaria o aprendizado. 

Apenas 12% dos pais acompanham educação do filho  Por Luana Lima – Diário do Nordeste

Na rede pública, conforme apontou o estudo, 52% dos responsáveis declararam ir a todas as reuniões escolares, e na rede privada, 56%. Em 66% dos casos dos que não comparecem, a justificativa é falta de tempo.

Novo programa oferece formação em sete línguas, além de português para estrangeiros – Portal MEC

O programa atenderá professores, técnicos e alunos de graduação e pós-graduação (stricto sensu) das instituições de educação superior, públicas e particulares, com regras específicas para a participação em cada uma das ações que integram o Idiomas sem Fronteiras.  

Federalização da educação básica é tema de audiência pública na Comissão de Educação – Portal UNDIME

A comissão pediu aos professores orientadores dos jovens que participam do programa que escolhessem um tema, entre quatro sugeridos, para ser objeto de audiência pública. Entre currículo nacional único/pleno, ensino em tempo integral, formação do professor e federalização da educação básica, os professores optaram por este último.

O céu e o inferno da educação – Carta na Escola

“Se você pensa que educação significa ajudar a melhorar e desenvolver habilidades individuais, produzir a diversidade, cultivar a criatividade e prover uma experiência balanceada para o desenvolvimento da criança como um todo, talvez a China seja a pior”.

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