Educação pelo Brasil n.154

A publicidades para crianças em escolas e o direito à educação – Nexo

Quando empresas entram nas escolas, com ações publicitárias que falam diretamente com crianças, anunciando, de forma mais ou menos explícita, suas marcas, produtos ou serviços, não estão, de forma alguma, colaborando com a realização do direito à educação, ainda que queiram vender essa ideia.

Quem não sai do seu lugar cultural, territorial, religioso não se educa. Prefiro que as minhas crianças, que têm acesso a todas as informações, discutam isso com seus educadores, a serem deixadas soltas, sem capacidade de refletir. 

José Pacheco: «Procurem nas escolas professores que ainda não tenham morrido» – Magazine Notícias 

José Pacheco, professor, pedagogo, defende uma escola sem turmas, sem ciclos, sem testes, sem chumbos, sem campainhas. Aos críticos, pede alternativas e conta histórias de sucesso.  

Mobilização virtual explicita racismo nas escolas e universidades – Centro de Referência para Educação Integral

Os relatos trazem desde comparações de estudantes negros a personagens, questionamentos e dizeres pejorativos sobre corpo e mente da população negra a gestos e ações de segregação.

Na era da tecnologia, a principal inovação é – e sempre será – o professor – Revista Nova Escola 

O cultivo das relações humanas para criar um ambiente escolar capaz de educar cidadãos para o século 21 é o tema de destaque da Transformar Educação 2017. 

Uma pedagogia do corpo  – Carta Educação 

Porque a aprendizagem motora é um importante instrumento de educação do indivíduo. 

Brasil reduz desigualdade, mas ainda tem 2,5 milhões fora da escola – Agência Brasil 

“Temos que tomar cuidado quando se diz que estamos quase universalizando. Esse discurso tirou pressão nos governos”, diz Priscila. “É a questão que mais deveria envergonhar os brasileiros, saber que temos 2,5 milhões de crianças e jovens fora da escola em pleno século 21”. 

‘A escola precisa fazer sentido para o aluno’ – Jornal do Comércio  

O que não pode é o aluno não ver sentido na aula, não ver sentido no que aprende. Uma escola na qual ele vê que não está aprendendo. Isso acontece demais. O aluno ver que não está aprendendo. Ele está lá passando quatro, cinco horas por dia e a vida dele não está mudando, está parado no tempo.  

Como estimular que os estudantes criem suas próprias perguntas? – Centro de Referência em Educação Integral 

“O tempo realmente conspira contra o questionar”, explica Berger. “Na sala de aula não há tempo para deixar as crianças fazerem suas perguntas.” E as perguntas realmente boas e profundas normalmente levam tempo para serem elaboradas. 

6 possíveis efeitos da terceirização na Educação – Revista Nova Escola 

A proposta de liberar a contratação de funcionários terceirizados para qualquer tipo de atividade foi sancionada no dia 31 de março pelo presidente Michel Temer.

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