Educação pelo Brasil n.153

O reconhecimento da cidade e da universidade  – Yolanda Assunção – EXCLUSIVO

Professor Franklin Leopoldo fala sobre a razão de existir da Universidade em conferência sobre a universidade e a cidade. 

Quais as consequências da terceirização para a educação? – por Carla Regina Mota Alonso Diéguez – Jornal GGN Educação

Em uma escola ou universidade que terceiriza atividades fins, como a gestão educacional e a docência, a quem caberá a gestão do PDI e do Projeto Pedagógico? A que linha educacional ele se adequará: da universidade ou da empresa terceira? Qual engajamento possível desses funcionários com a política educacional visto a alta probabilidade de troca da empresa terceira e dos funcionários prestadores de serviço? Como podemos garantir uma educação de qualidade, encampada por um corpo docente leal a política educacional e um trabalho duradouro, com metas em longo prazo, em um ambiente onde a insegurança no trabalho e a instabilidade na prestação de serviço são o tom? 

Em derrota de Temer, Câmara rejeita cobrança por pós-graduações – O Povo

O plenário rejeitou PEC que autoriza universidades públicas a cobrar por cursos de extensão e pós-graduação. Foram 304 votos favoráveis e 139 contra, mas eram necessários 308 votos “sim” para aprovação da matéria.

SBPC lamenta rejeição da proposta que flexibiliza gratuidade em pós-graduação lato sensu – Jornal da Ciência
“Divulgaram, erroneamente, nas mídias sociais, que esse era o começo para cobrar mensalidades nas universidades públicas, para a graduação. Não adiantou o ministro vir a público, dizer que aquilo não era verdade. Foi feito um terrorismo, e a proposta se perdeu. Eu vejo que perdeu o País”, disse a presidente da SBPC, Helena Nader. 

Câmara aprova exigência de protocolo do SUS para avaliação psíquica de crianças  – Câmara dos Deputados 

Proposta poderá facilitar o diagnóstico e o tratamento de crianças com transtorno do espectro autista.

 

O valor da boa educação – Diário de Pernambuco

A grande e irresolvida questão é fazer com que a sociedade brasileira se conscientize que a boa Educação é o caminho sustentável para a superação dos problemas sociais e econômicos.

“Se fosse brasileiro, estaria indignado com a situação da educação” – Carta Educação

António Nóvoa, reitor honorário da Universidade de Lisboa, comenta a reforma curricular do Ensino Médio brasileiro e aponta novos modelos de formação docente.

 

70% das crianças de 0 a 3 anos não têm acesso a creches no Brasil, diz estudo – Centro de Referência em Educação Integral

“A falta de acesso muitas vezes está combinada com a pobreza e a vulnerabilidade social, onde o desenvolvimento integral da criança não é garantido”, comenta a administradora. 

Filhos e netos do Bolsa Família derrotam a pobreza e chegam à universidade; veja trailers de Questão de oportunidade, que será lançado hoje – Viomundo

Filhos e netos  de empregadas domésticas e camponesas,  beneficiárias do Bolsa Família, eles foram além do que sonhavam. Simplesmente ingressaram na concorrida Universidade Federal do Ceará.

O desmonte das universidades estaduais do Paraná – Jornal da Ciência

Na nossa avaliação as Universidades Estaduais do Paraná estão enfrentando a maior política de desmonte de sua história. A sobrevivência das mesmas depende diretamente da comunidade universitária, e acima de tudo da população do Estado do Paraná. 

Oferta de cursos de mestrado profissional na educação quintuplicou entre 2012 e 2016 – Revista Educação 

Maior aproximação entre teoria e prática tem favorecido escolha para aperfeiçoamento da formação de gestores educacionais e professores. 

Reforma do ensino médio: o risco de ampliar as desigualdades educacionais – Nexo

Não se deve apenas dizer que tudo foi em vão, de que nada foi feito, que tudo é falência, ou – por outro lado – que qualquer resposta seja por si só positiva. 

Falta de incentivo e preconceitos contra a matemática desafiam professores – Rádio CBN 

Seis a cada dez docentes que lecionam matemática nos anos finais do Ensino Fundamental não têm formação na área. Mesmo diante dos problemas, professores de diferentes cantos do país traçam estratégias para conquistar os estudantes. 

Sem merendeira, escolas servem bolacha para alunos – Agora SP 

Ao menos cinco escolas da zona leste trocaram o arroz com feijão pela “merenda seca”, composta basicamente por alimentos de baixo valor nutricional, como são os casos das bolachinhas e dos sucos de caixinha. 

Fazer, sentir e pensar deveria ser o triunvirato virtuoso da Educação – Estadão Educação 

O pensamento fragmentado e desconectado, que tem início no ensino formal das escolas, é o grande mal da nossa era segundo Satish Kumar, fundador do Schumacher College. 

MP autoriza estados e municípios a compensar limite constitucional da educação – Câmara dos Deputados 

A edição da MP vai evitar que os prefeitos que deixaram o cargo em 2016, ano de eleição municipal, ou que foram reeleitos, sejam enquadrados pelos tribunais de contas por destinarem às escolas públicas recursos inferiores ao que determina a Constituição. 

Como a fome nos primeiros anos de vida prejudica o desempenho escolar de crianças – Nexo 

Novo estudo feito nos EUA mostra como insegurança alimentar cria defasagem em habilidades sociais, emocionais e cognitivas.

Diretrizes curriculares nacionais para formação inicial em nível superior devem sofrer adaptações – Revista Educação

Segundo secretário de Educação Básica do MEC, alguns pontos da formação de professores serão complementados; data em que determinação entrará em vigor será adiada. 

 
Ministério da Educação quer rediscutir proposta de lei de responsabilidade educacional –  Câmara Notícias  

A proposta estende punições previstas na Lei de Improbidade Administrativa (8.429/92) ao gestor público que permitir, injustificadamente, o retrocesso da qualidade da educação básica nos estados, municípios e Distrito Federal. 

Lei obriga que apenas professores habilitados possam ministrar aulas de educação física em SC – Diário Catarinense 

Todos os professores de educação física em escolas de Santa Catarina deverão ter formação na área. É o que diz a lei complementar 691, publicada no Diário Oficial desta segunda-feira.  

Reitor da UFRJ aponta ameaças contra a autonomia universitária e a liberdade de cátedra – Jornal GGN Educação

Em carta para os participantes de seminário da Andifes, Roberto Leher, reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) fala sobre as ameaças dos últimos tempos contra a autonomia universitária, a liberdade de cátedra e até mesmo contra a própria ciência. 

Mais de 70% das crianças brasileiras com menos de 4 anos estão fora das creches – Rádio CBN

Dado do IBGE mostra que o país ainda está longe de alcançar um dos objetivos estabelecidos no Plano Nacional de Educação, que é ter 50% das crianças nessa faixa etária matriculadas até 2024. 

Universidades estaduais estão entre as melhores do País – Tribuna da Bahia 

A explicação para o desempenho é o enquadramento às diretrizes curriculares 

Funap-DF quer ampliar políticas educacionais no sistema prisional – Agência EBC 

Diretora da FUNAP fala a respeito das parcerias com instituições de ensino para ampliação de políticas educacionais no sistema penitenciário. 

Especialistas temem queda de concursos públicos na educação após terceirização – Agência Brasil 

A questão gera polêmica entre sindicatos, que temem uma desvalorização dos docentes, e desperta discussões jurídicas sobre a viabilidade desse tipo de contratação. 

UFMG sediará congresso internacional sobre relação entre dança, autismo e educação – Notícias da UFMG

Segundo a organização, a proposta do evento é promover discussões sobre a arte “como espaço de autorialidade, que articula criação e autopoieses, na busca por uma abordagem do autismo que considere o corpo como elemento fundamental de intervenção na perspectiva do laço social”. 

Apenas 25% das crianças com menos de 4 anos frequentam creche ou escola – Agência Brasil

As informações constam do suplemento Aspectos dos cuidados das crianças de menos de 4 anos de idade, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2015, divulgado hoje (29) no Rio de Janeiro pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Rio: aula rica, aula pobre, por Andy Robinson – Jornal GGN Educação

Enquanto explodem protestos por cortes na educação pública, o homem mais rico do Brasil abre uma escola – de luxo – com o método finlandês. 

Projeto que incentiva transformação social por meio de bibliotecas públicas abre edital  Revista Educação

“Conecta Biblioteca” oferecerá programa de capacitação de dois anos a profissionais das bibliotecas participantes; objetivo é aumentar em até 60% o número dos visitantes desses locais.

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