Educação pelo Brasil n.149

Saúde e educação devem ser preservadas, diz ministro em encontro de reitores – Portal MCTI

Na abertura do seminário da Andifes, Gilberto Kassab defendeu a emenda constitucional, aprovada pelo Senado, que limita os gastos públicos, mas ressaltou a importância de preservar os recursos da saúde e da educação

Ensino médio: volta filosofia e sociologia – Blog do Freitas

A Câmara dos Deputados aprovou, por 324 votos a 5, emenda que recoloca Filosofia e Sociologia no ensino médio. 

PISA ciências e leitura 2015: outro olhar – Blog do Freitas

Como demonstramos antes para a área de matemática, o resultado do valor agregado para as áreas de ciências e leitura no PISA também apresenta crescimento: calculando o valor agregado ao longo das aplicações do PISA, o Brasil tem saldo positivo.

Professores contam como estão aplicando no Brasil o que aprenderam na Finlândia – BBC

Os docentes brasileiros participaram de aulas, workshops, visitas a escolas, encontros técnicos e eventos culturais. Eles foram selecionados pelo programa Professores para o Futuro, do Ministério da Educação, e pelo projeto Giramundo, patrocinado pelo governo do estado da Paraíba, para passar alguns meses estudando a educação finlandesa no país.

Oito em cada 10 estudantes brasileiros sonham com diploma de curso superior – Jornal da Cultura

Priscila Cruz, presidente-executiva do Todos Pela Educação, e Nellio Bizzo, professor da USP, debatem a Educação Superior e a inserção no mercado de trabalho. 

Conselho Universitário decide que unidades da UFMG devem ser desocupadas e atividades acadêmicas, retomadas na próxima semana – UFMG Notícias

A reorganização do calendário acadêmico seguiu-se à decisão de professores e servidores técnico-administrativos de encerrar o movimento grevista contra a PEC 55, aprovada hoje em segundo turno no Senado. 

 

CE quer que Mendonça Filho esclareça suposto boicote ao Fórum Nacional de Educação – Agência Senado

O presidente reclama da falta de garantia de recursos para assegurar o funcionamento da secretária do FNE, assim como da ausência de previsão orçamentária para a realização das etapas da futura Conferência Nacional de Educação (CNE). 

Prefeito do interior do Ceará ganha prêmio por gestão educacional – Portal MEC 

“O debate se restringe hoje à questão de recursos públicos, como se fosse o elemento que falta para que a gente possa alcançar bons resultados na educação, mas não passa de uma mentira, para enganar a opinião pública”, disse. 

Metas para educação correm risco de fracassar – Valor Econômico 

Documento mais importante da educação brasileira e norteador das políticas educacionais dos Estados, municípios e União, o PNE terminará 2016 sem atingir objetivos.

 

Encontro no ICB discute contribuição da pós-graduação para o aperfeiçoamento do ensino de ciências na educação básica – UFMG Notícias

Segundo a professora do ICB Cleida Oliveira, coordenadora nacional do ProfBio, o objetivo do programa é transpor a biologia como ciência experimental para a sala de aula e incentivar o uso aprimorado de recursos tecnológicos para qualificar a discussão e a crítica sobre o processo ensino-aprendizagem.

PNE precisa passar por ‘revisão’, diz secretária do MEC – Valor Econômico 

Para Maria Helena Guimarães de Castro, MEC não “jogou a toalha”.

 

Salas de aula do século 21 ainda estão no passado, alertam especialistas – Agência Senado

Em sua palestra, o senador Cristovam Buarque (PPS-DF) ressaltou que as grandes mudanças ocorridas nos últimos anos motivam a formulação de muitas perguntas sobre o que ainda está por vir. A educação, a seu ver, deve seguir esse caminho. Na opinião do senador, a universidade atual “não faz perguntas, só dá respostas”. 

Educação brasileira tem jeito. Basta priorizá-la como política de Estado – El País

Avaliação internacional da OCDE mostra que até a elite dos alunos do Brasil amargaria a lanterna no Vietnã, mas é possível virar o jogo. 

Por que não temos um país das federais? – Portal UOL

“Ao invés de compararmos nosso desempenho com o de outros países, devemos seguir os seus exemplos e priorizar a Educação, com foco na valorização dos professores e em políticas de equidade”, afirma Maria Alice Setubal.

 

Mais de 200 mil crianças estão fora da creche nas 7 maiores capitais do País – Globo News

Para Priscila Cruz, presidente-executiva do Todos Pela Educação, o início da trajetória escolar é fundamental para a criança, pois é nessa etapa que ela começa a ter o desenvolvimento cognitivo estimulado.

 

“PEC do teto dos gastos trará danos graves à Educação”, afirma Claudia Costin – Agência Deutsche Welle

Para a diretora de Educação do Banco Mundial, congelamento de investimentos será um “desastre” para as novas gerações e comprometerá a produtividade dos futuros trabalhadores no Brasil.

 

Secretária do MEC defende reforma do Ensino Médio antes de currículo comum – Portal UOL

Maria Helena Guimarães de Castro afirma que é preciso definir, em primeiro lugar, que a etapa terá uma “nova estrutura organizacional”.

 

Governo vai fechar escola estadual em zona nobre de Porto Alegre para vender ou alugar o terreno – Zero Hora

Ao todo, 164 estudantes terão que estudar em outro colégio em 2017 devido ao imbróglio entre estado e o proprietário do terreno.

 

Podcast: Jovens querem ser agentes de transformação social – Portal Porvir 

Estudantes de diferentes regiões do País falam sobre protagonismo e como a nova geração pode mudar sua escola e comunidade.

 

“A educação é a arma mais poderosa do mundo” – Carta Capital

Oriunda da escola pública, jovem obtém bolsa em Harvard e hoje trabalha para mudar a educação brasileira.

 

PEC do teto de gastos é promulgada no Congresso – G1 

Proposta limita o crescimento dos gastos federais nos próximos 20 anos. Ela foi aprovada em dois turnos na Câmara e no Senado. 

  

Universidades são autorizadas a chamar professores concursados – Revista Gestão Universitária

“Temos retomado as obras que estavam paralisadas, repusemos o orçamento para  as universidades federais e vamos executar 100% do orçamento de custeio em 2016, fato que não acontecia há dois anos”, afirmou o ministro da Educação, Mendonça Filho.  

 

Comissão aprova recursos públicos para instituições de educação especial – Agência Senado

A Comissão de Educação aprovou, nesta quarta-feira (14), substitutivo a projeto de lei (PLS 69/2015) para possibilitar que instituições privadas sem fins lucrativos, especializadas e com atuação exclusiva em educação especial, possam receber apoio técnico e financeiro do poder público.  

Quanto custa a repetência no Brasil – Portal Nexo

Entre os inúmeros aspectos preocupantes no sistema educacional brasileiro, explicitados pelos resultados do Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), está o alto índice de repetência dos estudantes do ensino básico nacional, em que 36% dos estudantes do país com 15 e 16 anos já repetiram pelo menos uma vez. E isso tem um custo alto para o sistema. 

Educadores Nota 10 estão entre os melhores do mundo – Nova Escola 

Nesta edição, 20 mil profissionais participaram da seleção que resultou na escolha dos 50 melhores. Os dez vencedores da competição internacional serão conhecidos em fevereiro de 2017. 

Prêmio reconhece melhores bibliotecas do Brasil: ‘Precisam atrair a comunidade’ – Jornal G1

Na próxima quinta-feira (15), a primeira edição do Prêmio IPL – Retratos da Leitura premiará, entre outras categorias, as três bibliotecas de maior destaque do Brasil: Biblioteca Pública Estadual do Acre, Biblioteca de São Paulo – Parque da Juventude e Biblioteca Parque Estadual Rio de Janeiro. 

Políticas para Ed. Básica e MP do Ensino Médio – Carta Educação

O Projeto de Lei (PL) 6840, que tramitava no congresso desde 2013, até ser substituído pela MP 746/2016, propunha várias mudanças no ensino médio, que, questionáveis ou não, contraditórias ou não, procuravam dar forma ao jogo entre forças políticas organizadas, próprio da democracia. 

Crescimento das matrículas na Educação Superior desacelera – Estado de São Paulo

Das 20 metas do Plano Nacional de Educação (PNE), cinco tratam da Educação Superior, tanto no âmbito da graduação como no da pós.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *