Educação pelo Brasil n.137

Entrevista com a Professora Monica Ribeiro da Silva (UFPR) sobre a Reformulação do Ensino Médio – ANPED News

Colocar a reformulação do EM somente no currículo é um reducionismo, uma simplificação. O currículo (que inclui o ensino, pois currículo não é apenas o texto, a proposta curricular) é um elemento fundamental, mas a ele precisam estar atreladas as demais condições já mencionadas.

Análise: Reforma no ensino médio não toca em acesso à internet e salário do professor – Estadão Educação

Devemos compreender que os conhecimentos estão conectados em rede. Mas há um caminho anterior a se fazer, de garantir que os professores sejam formados nessa transdisciplinaridade.

Professora chama aluno negro de macaco e é afastada no Rio de Janeiro– Último Segundo IG

Uma professora do Instituto de Educação Clélia Nanci, em São Gonçalo, região metropolitana do Rio de Janeiro, foi afastada de suas funções após chamar um aluno negro de “macaco” antes do início de uma aula.

Com maior carga horária, novo ensino médio deve ser apresentado hoje; entenda – Último Segundo IG

Com maior carga horária, novo ensino médio deve ser apresentado hoje; entenda O texto da reforma do ensino médio que será proposto pelo presidente Michel Temer deverá ser o mais amplo possível para permitir autonomia dos Estados, segundo o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Eduardo Deschamps. O texto não deverá tratar, por exemplo, da formação de professores. “O que tivemos acesso até agora é que vai deixar um arcabouço aberto e outras definições serão dadas depois pelos sistemas de ensino”, disse Deschamps.

Governo federal abre em outubro inscrições do Enem para preso – Último Segundo IG

O governo federal publicou nesta quarta-feira (21), no Diário Oficial da União, o edital com as regras do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) deste ano para pessoas que estão no sistema penitenciário e jovens que cumprem medida socioeducativa com privação de liberdade.  As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, a partir das 10h do dia 3 de outubro, e vão até o dia 21 do mesmo mês. Para esse público, o exame será aplicado nos dias 6 e 7 de dezembro. A prova convencional será em 5 e 6 de novembro.

Prorrogadas inscrições para edital que apoia eventos científicos no país – Revista Gestão Universitária
Prorrogadas, até 26 de setembro, as inscrições para o Edital nº 21/2016, referente à chamada pública no âmbito do Programa de Apoio a Eventos no País (Paep), com objetivo de selecionar propostas para apoio financeiro à realização de eventos científicos, tecnológicos e culturais de curta duração no país, com envolvimento de pesquisadores, docentes e discentes dos programas de pós-graduação. Esta chamada atenderá os eventos previstos para o período de 1º de fevereiro de 2017 a 31 de julho de 2017.

Brasil e União Europeia investiram R$ 93 milhões em pesquisa tecnológicas – Revista Gestão Universitária

Uma iniciativa de cooperação entre o Brasil e a União Europeia já investiu, desde 2011, o equivalente a R$ 93 milhões em 14 projetos de pesquisa de universidades e instituições brasileiras e europeias em Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Os projetos foram selecionados em três edições das Chamadas Coordenadas BR-EU.

Universidade portuguesa facilita entrada de estudantes brasileiros a partir do Enem  Revista Gestão Universitária

Fazer a graduação na Europa ficou mais fácil para estudantes brasileiros desde que os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) passaram a valer como forma de seleção também em instituições de educação superior portuguesas. Desde 2014, 17 universidades e institutos politécnicos lusitanos recebem matrículas de alunos que passaram pelo exame, e outras nove estão pleiteando. Nesta terça-feira, 20, foi a vez de a Universidade de Beira Interior (UBI) assinar um convênio com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para que o desempenho no Exame seja meio de entrada em seus cursos.

Novo ensino médio dará autonomia a estados; entidades criticam falta de diálogo – EBC Agência Brasil
O texto da reforma do ensino médio que será proposto pelo presidente Michel Temer deverá ser o mais amplo possível para permitir autonomia dos estados, segundo o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Eduardo Deschamps. O texto não deverá tratar, por exemplo, da formação de professores. “O que tivemos acesso até agora é que vai deixar um arcabouço aberto e outras definições serão dadas depois pelos sistemas de ensino”, disse Deschamps à Agência Brasil.

Cristovam defende salto de qualidade para educação a partir de pequenas cidades – EBC Agência Brasil

O Brasil tem que dar um salto de qualidade na área da educação, iniciando em pequenas cidades,  para não correr o risco de caminhar para uma desagregação por fatores que vão desde a falta de utopia na juventude até a ausência de partidos com propostas no país, disse hoje (19) o senador Cristovam Buarque (PPS-DF), membro da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado.

BNDES planeja investir no ensino médio – Jornal Gazeta do Povo

A partir de 2017, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) deverá direcionar investimentos ao setor da educação, em especial para o ensino médio. O anúncio foi feito pela presidente da instituição, Maria Silvia Bastos Marques, em entrevista concedida ao jornal O Globo.

Escola satisfaz apenas 1 a cada 10 jovens no país, diz pesquisa – Agência Brasil

Pesquisa divulgada hoje (22) pelo Instituto Inspirare mostra os jovens não estão satisfeitos com as escolas brasileiras, o que envolve aulas e material pedagógico.Para o levantamento, foi usada a metodologia participativa com a qual foram ouvidos 132 mil adolescentes e jovens de 13 a 21 anos de todas as regiões do país. Mais de 85% dos entrevistados são da Região Sudeste; 9,4% do Centro-oeste, 3,6 do Sul, 1,4% do Nordeste e 0,2% do Norte.

Um ato pela educação pública de qualidade: a luta é de todos nós! – Portal UOL Educação

O movimento Todos Pela Educação vai realizar um ato pela educação brasileira pública na Câmara dos Deputados, em Brasília, com o objetivo de destacar a urgência de colocarmos de uma vez por todas a educação básica pública de qualidade como eixo central do projeto de desenvolvimento do nosso país.

Governo deve anunciar proposta para reduzir a evasão no ensino médio – Jornal G1

O governo quer tornar o ensino médio mais atraente, para melhorar as notas e reduzir o número de alunos que abandonam os estudos nessa fase. Uma proposta com esse objetivo deve ser apresentada nesta quinta-feira (22), através de uma Medida Provisória. As mudanças valem para as redes de ensino públicas e privadas.

Ensino Médio deve ter currículo flexível e carga horária maior – ZH Educação

Uma discussão de anos sobre mudanças no Ensino Médio em todo o Brasil pode ser abreviada sem a participação de alguns dos principais envolvidos nesta quinta-feira. Com um projeto de lei sobre o tema tramitando no Congresso desde 2013, ainda sem data para votação, as definições que prometem impactar a vida de milhões de estudantes devem partir de uma medida provisória (MP) editada por Michel Temer. 

País tem o dever de trazer de volta aqueles que desistiram da escola – Portal UOL Educação

A divulgação do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) revela um cenário preocupante: os adolescentes e os jovens brasileiros não estão desenvolvendo nem metade de seus potenciais de aprendizagem. Nos anos finais do ensino fundamental, o país tem nota 4,5. Já no ensino médio, o cenário é ainda mais grave, visto que, há quatro anos, o Ideb não ultrapassa os 3,7.

Temer e Mendonça Filho vão definir MP da reforma do ensino médio nesta madrugada – Portal Agência Brasil

O ministro da Educação, Mendonça Filho, vai se reunir com o presidente Michel Temer ainda nesta madrugada para concluir o texto da proposta sobre a reforma do ensino médio que será enviada ao Congresso Nacional. Temer, que estava em Nova York, embarcou para Brasília hoje (20) à tarde e vai apresentar a proposta amanhã (21), às 15h, no Palácio do Planalto. “Ele deve chegar de madrugada. Deveremos ter um despacho para finalizar o texto que será encaminhado ao Congresso Nacional”, disse o ministro a jornalistas após evento da Câmara dos Deputados. Nos Estados Unidos, Temer participou da 71ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

Somente 10% dos estudantes brasileiros estão satisfeitos com suas escolas – Portal Último Segundo

Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (22) pelo Instituto Inspirare revela que os jovens não estão satisfeitos com as escolas brasileiras, o que envolve aulas e material pedagógico. Segundo o levantamento, apenas um em cada dez estudantes diz considerar a qualidade do ensino satisfatória.

Análise: MP serve para mostrar serviço e não para resolver ensino médio – Portal UOL Educação

Por meio de medida provisória, a reforma do ensino médio foi oficializada nesta quinta-feira (22) pelo presidente da República, Michel Temer. O ensino médio contará a partir de 2017 com escolas em tempo integral e currículo flexível. Apesar da necessidade de melhorias, Daniel Cara, coordenador-geral da CNDE (Campanha Nacional pelo Direito à Educação), considera preocupante a forma com que tudo isso está sendo feito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *