Educação pelo Brasil n.136

Secretária executiva do MEC aponta metas para ensino médio e defende flexibilização –  Portal MEC

Os desafios atuais da educação brasileira, como a universalização da alfabetização, a reformulação do ensino médio e a formação continuada de professores são temas abordados pela secretária executiva do Ministério da Educação, Maria Helena Guimarães, no programa Educação no Ar, da TV MEC, transmitida pela TV NBR. 

Escola que teve a pior nota no Ideb do Rio é elogiada por alunos e professores – Jornal Extra Globo
— Nós não fazemos maquiagem nas notas. Se o aluno tirou 2, damos 2. Enquanto isso, várias outras preferem disfarçar — afirmou uma professora, que preferiu não se identificar.

No ciclo básico, Brasil gasta menos por aluno que países da OCDE – Portal Valor

Relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgado nesta quinta-feira aponta que uma fatia grande e crescente do orçamento público brasileiro é destinada ao financiamento da educação.

Escolas que atendem alunos pobres na Grande SP vão ao topo ‘sem mágica’ – Folha de São Paulo

Escolas municipais de São Paulo mostram como atender alunos pobres e como melhorar seu desempenho escolar.

Educação comemora resultados – Diário de Pernambuco

O governador Paulo Câmara reuniu gestores de escolas, professores e estudantes para parabenizar a Rede Estadual de Ensino pelo desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado na quinta-feira. A solenidade foi realizada no Palácio do Campo das Princesas. Pernambuco obteve o primeiro lugar entre os estados brasileiros no ensino médio público, com índice de 3,9.

Professor primário no Brasil ganha pouco, mas universitário tem ‘salário de país nórdico’, diz OCDE – BBB Brasil

Os professores brasileiros do ensino público fundamental e médio ganham menos da metade da média salarial dos professores de países analisados em um estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), divulgado nesta quinta-feira.

Relatório aponta que 75% dos jovens de 20 a 24 anos não estão estudando – Jornal O Globo

Um relatório da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) que analisou 46 países revelou que o Brasil é o que tem maior percentual de jovens de 20 a 24 que não estão estudando. Segundo os dados do “Education at a Glance 2016”, 75% dos jovens dessa faixa etária não estão na escola ou na universidade.

Maioria das escolas públicas de SP não é adaptada para pessoas com deficiência– Estadão São Paulo

A maioria das escolas públicas da capital – tanto municipais quanto estaduais – não é adaptada para alunos com deficiência. Só 33% das unidades da Prefeitura estão acessíveis. Na estadual, a proporção é de 38,96%. E as regiões que têm mais alunos matriculados com necessidades especiais, em alguns casos, são as que menos têm unidades adaptadas. 

Governo pode enviar MP da Reforma do Ensino Médio na semana que vem – Portal Agência Brasil

O ministro da Educação, Mendonça Filho, informou hoje (14) que, até o fim da próxima semana, o governo decide se envia ao Congresso Nacional medida provisória (MP) propondo a reforma do ensino médio, caso seja confirmada a dificuldade para aprovação de um projeto de lei sobre o tema que já está em tramitação.

CERTIFICADO DE CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO PELO ENEM – Vestibular Brasil Escola

Até 2008 o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) era a prova responsável por avaliar adultos que pretendiam conseguir um certificado de conclusão do ensino médio. Essa função foi repassada ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que também emite certificado do ensino fundamental. Atualmente, o Enceeja avalia apenas o ensino fundamental.

Programa do MEC investirá R$ 340,2 milhões na capacitação de alfabetizadores– EBC Agência Brasil

O Ministério da Educação (MEC) anunciou que investirá R$ 340,2 milhões na capacitação de 310 mil alfabetizadores de todo o país até o fim deste ano. Segundo a pasta, o aperfeiçoamento de professores faz parte do novo desenho do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), que propõe inserir os próprios alfabetizadores no grupo de orientadores de aprendizagem. “O MEC traz a ideia de aperfeiçoamento e formação entre pares, valorizando o protagonismo dos educadores que vêm se destacando na área de alfabetização”, informou.

Rede privada caiu mais que a pública em índice que mede qualidade do ensino – EBC Agência Brasil

A rede privada apresentou mais quedas no índice que mede a qualidade do ensino médio do que a rede pública, conforme dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgados nesta quinta-feira (8) pelo Ministério da Educação (MEC). Ao todo, 11 estados e o Distrito Federal apresentaram queda na rede privada. Em cinco estados, houve queda na rede pública.

Vestibulandos ‘experimentam’ cursos do ensino superior – Gazeta do povo
A UniBrasil promove nesta sexta-feira (16 de setembro) uma série de oficinas práticas e teóricas para apresentar os cursos da instituição com inscrições abertas para o vestibular. As atividades ocorrem das 8h às 12h e não é preciso fazer cadastro prévio para participar.

Confira a nota das escolas do Brasil no Ideb 2015 – Gazeta do Povo
O Inep, órgão do Ministério da Educação, divulgou na última semana os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Esse instrumento mede a qualidade das escolas brasileiras de acordo com o desempenho dos alunos de ensino fundamental e médio nas provas de português e matemática da Prova Brasil e a taxa de aprovação.

Idioma sem Fronteiras oferta cursos de alemão, italiano e japonês – Revista Gestão Universitária
O Ministério da Educação, por meio do programa Idioma sem Fronteiras, abriu as inscrições para cursos de alemão, italiano e japonês. O intuito do programa é estimular o aprendizado de diferentes línguas como fomento ao intercâmbio internacional. Os editais da seleção foram publicados no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (13).

Desníveis do ensino comprometem metas na Educação – O Globo

A aferição dos níveis de excelência da Educação brasileira sinaliza que os indicadores de ensino ainda estão fora das metas. Mesmo com a dificuldade de ditar parâmetros universais num país com realidades heterogêneas, é inegável que o setor vai mal. Há positivas exceções nesse perfil — por exemplo, nos últimos anos houve avanços expressivos no 5º ano do ensino fundamental, segundo resultados das avaliações nacionais. Mas essas mesmas medições revelam que as escolas vão mal no ensino médio, e o desempenho de nossas universidades é pífio nos rankings internacionais.

Nova avaliação para estudantes de medicina será apresentada às instituições de ensino superior da área – Revista Gestão Universitária
A Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (Anasem) será apresentada aos reitores e representantes de instituições de ensino superior (IES) com cursos na área. O detalhamento das principais características da avaliação será feito pela Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini, nesta terça-feira, 13, a partir das 13h30, no auditório do órgão. Ao final da apresentação, serão respondidas dúvidas da imprensa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *