Educação pelo Brasil n.135

Unesco: Brasil não vê educação como instrumento de qualificação de vida – Agência Brasil

De acordo com a coordenadora de Educação da Unesco no Brasil, Rebeca Otero, o Brasil é claramente um país que precisa repensar esse papel da educação. “No Brasil, vemos mais uma educação focada em determinados conteúdos, no Enem [Exame Nacional do Ensino Médio] e na prova de entrada da universidade, e os currículos pautados apenas pelos livros didáticos. Não se vê a educação como esse instrumento de qualificação da vida das pessoas”, disse.

Desempenho do ensino médio em matemática é o pior desde 2005 – Folha de São Paulo

O nível de aprendizado dos estudantes brasileiros no ensino médio piorou em Matemática, e chegou em 2015, ao pior resultado desde 2005, inicio da serie histórica da Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica).

Opinião: O Ensino Médio pede urgência – Todos Pela Educação

O Ensino médio é a última etapa da Educação básica e tem como objetivo proporcionar aos nossos jovens o acesso ao Ensino Superior e ao mundo do trabalho. Mas não é isso o que acontece com a grande maioria. Cerca de 1 milhão de jovens na faixa etária de 15 aos 17 anos estão fora da Escola e sem desenvolver nenhuma atividade remunerada permitida pela legislação para essa faixa etária. Esse grupo pode ser considerado o berço dos chamados “nem-nem”, que nem estudam e nem trabalham.

Os estudantes têm aptidão para a mudança’ – Jornal O Globo

Aaron Sams, professor Educador americano veio ao Rio para divulgar o método de ensino chamado de Sala de Aula Invertida, criado há uma década nos Estados Unidos.

Cidade do sertão da Paraíba é potência na Olimpíada de Matemática – Jornal O Globo

Uma professora do sertão paraibano vem causando impacto na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Aos 47 anos, Jonilda Ferreira transformou a pequena cidade de Paulista em uma potência na competição. Em dez anos, ela já levou 14 ouros, nove pratas, 39 bronzes e 112 menções honrosas com seus alunos.

A Longa fila de espera das creches – Folha de Londrina

Novos centros de educação infantil e mais professores para as redes municipais de ensino não foram suficientes para zerar uma fila de espera que cresce a cada ano no Brasil. Menos de 25% das crianças com idades entre 0 e 3 anos são atendidas nas creches. Conforme dados do Censo Escolar 2015, o índice equivale a, aproximadamente, 3 milhões de matrículas efetivadas. Em Londrina, 5.962 crianças nessa faixa etária são atendidas na rede municipal, enquanto outras 7 mil aguardam na fila de espera.

Representante da Unesco acredita que MEC irá reverter índices negativos da área de educação – Portal MEC

Somar iniciativas globais relacionadas à educação, ao desenvolvimento socioeconômico e à preservação do meio ambiente é o que propõe o Relatório de Monitoramento Global da Educação. Apresentado pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), nesta terça-feira, 6, o documento aponta soluções para os atuais desafios enfrentados pela humanidade e pelo planeta.

Estudantes têm até esta quinta-feira para se inscrever no vestibular da Fuvest – Portal Ultimo Segundo

Termina às 23h59 desta quinta-feira (8) o prazo de inscrições para o vestibular da Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular), que começou em 19 de agosto. Para se inscrever, os alunos deverão acessar o site da fundação.

MEC sinaliza mudanças no formato do Enem – Portal UOL Educação

A presidente do Inep, Maria Inês Fini, disse que o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) pode sofrer alterações a partir de 2017 –ela garante que a edição de 2016, que acontece nos dias 5 e 6 de novembro, será como nos modelos anteriores.

RANKING DAS MELHORES UNIVERSIDADES DO MUNDO CONTA COM 22 INSTITUIÇÕES DO BRASIL – Portal Brasil Escola Vestibular

O Brasil conta com 22 instituições de ensino superior entre as melhores universidades do mundo. O ranking de 2016 foi divulgado pela empresa britânica Quacquarelli Symonds, especialista neste tipo de listagem. A relação traz 916 nomes de diferentes países, na qual quem ocupa as primeiras posições são os Estados Unidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *