Educação pelo Brasil n.100

‘Política educacional é perversa demais nesse Estado’, diz professora da rede estadual de São Paulo – Opera Mundi

Mudança que vem anunciada pelo governo de Geraldo Alckmin nas escolas é criticada por docentes e pela Apeoesp; profissional relata falta de recursos e más condições de trabalho.

Cidades do interior oferecem melhores oportunidades em educação – Jornal Extra/ O Globo

Cidades do interior do Brasil oferecem as melhores condições de ensino e aprendizagem para crianças e adolescentes, deixando para trás as capitais.O quadro foi mostrado pelo Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB), um levantamento inédito sobre o que vem sendo praticado nos municípios do país.
Ao assumir Educação Mercadante diz que é preciso fazer ‘mais com menos’ – Jornal Folha de S. Paulo
Em discurso ao assumir o cargo de ministro da Educação, função que já havia exercido entre 2012 e 2014, Aloizio Mercadante afirmou que é preciso “fazer mais com menos” diante da atual crise financeira e defender reformulações em programas da pasta “que não estão tendo o resultado previsto”.

Secretaria da Educação de SP diz que fechamento de escolas é boato – Portal UOL Educação

Apesar de professores terem informado a Apeoesp (sindicato dos professores de SP) de que 155 escolas receberam avisos e podem fechar em 2016, a assessoria de imprensa da Secretaria da Educação de São Paulo nega a informação. Segundo a pasta, nenhuma escola será fechada em 2016, o que existe são boatos.
Cidades do CE têm mais oportunidade educacional, aponta ranking – Jornal Folha de S. Paulo
As cidades cearenses Sobral, Groairas e Porteiras foram as mais bem classificadas no ranking do Ioeb (Índice de Oportunidade da Educação Brasileira) apresentado nesta quarta-feira (7).

Entidades educacionais esperam reversão de cortes com Mercadante no MEC – Portal da Campanha Nacional pelo Direito à Educação

Com Aloizio Mercadante à frente do Ministério da Educação (MEC), organizações ligadas ao ensino esperam que a influência política do ministro contribua para que o ajuste fical no setor seja revertido ou que pelo menos os impactos sejam minimizados.

Senado aprova medida provisória que libera crédito extraordinário para o Fies – Portal EBC Agência Brasil

O plenário do Senado aprovou hoje (7) a Medida Provisória (MP) 686/2015, que libera crédito extraordinário de R$ 5,18 bilhões para atender a despesas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Matrículas em cursos superiores subiram 130% entre 2000 e 2013, segundo pesquisa – Portal EBC Agência Brasil

O número de matrículas em cursos presenciais nas instituições públicas e privadas de ensino superior no país cresceu cerca de 130% entre 2000 e 2013.

Diretor diz ser perseguido por proibir discriminação de aluna transexual – Portal Último Segundo IG Educação

Pedro de Oliveira, responsável por escola no interior de Mato Grosso, tem sido hostilizado por discordar de abaixo-assinado que pedia que estudante não usasse banheiro feminino.

Debatedores divergem sobre combate ao assédio ideológico em sala de aula – Portal da UNDIME

O assédio ideológico praticado por professores em escolas foi tema de audiência pública nesta terça-feira (6) na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.
Mercadante define educação como maior desafio estratégico para garantir avanços sociais – Revista Gestão Universitária
“Retorno agora ao Ministério da Educação para cuidar da grande urgência nacional, o que a presidenta Dilma Rousseff definiu como a prioridade das prioridades”, afirmou o novo ministro, Aloizio Mercadante, durante a cerimônia de transmissão de cargo, realizada nesta quarta-feira, 7.
Quase 32 milhões de crianças estão matriculadas no ensino fundamental no Brasil – Jornal Correio do Povo
Mais de 47 milhões brasileiros estudam em áreas urbanas e rurais em tempo parcial e integral no país.
Travestis e transexuais terão dois nomes no cartão de prova do Enem – Jornal Correio do Povo
Duzentos e setenta e oito candidatos participarão do exame, 102 a mais que no ano passado.
Em Araguaína, unidades de ensino contam com hortas orgânicas sustentáveis – Jornal Conexão Tocantins
Na semana que antecede o dia Mundial da Alimentação Sustentável, a comunidade do Setor Maracanã ganhou da escola um importante presente: uma horta orgânica sustentável, resultado da parceria escola-família.

Atividades de Educação Física são usadas para incluir deficientes físicos nas escolas – Jornal Diário Catarinense

O poder das atividades físicas vai muito além dos aspectos do corpo: também serve como um instrumento de inclusão social. Os exercícios e o esporte são fortes aliados de pessoas que usam esse recurso para unir pessoas, fazer o bem e apagar possíveis diferenças entre elas.

Professora vítima de racismo leva debate sobre direitos para sala de aula – Portal G1

Após ser vítima de um episódio de racismo em um shopping da Zona Sul do Rio de Janeiro, a professora Magna Domingues, de 28 anos, levou para a sala de aula a discussão sobre direitos sociais e raciais.

http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2015/10/haitianos-se-preparam-para-o-enem-em-busca-de-nova-profissao-em-bh.html

Haitianos se preparam para o Enem em busca de nova profissão em BH – Portal G1
Curso reúne 10 professores voluntários em sala do Coltec, na UFMG. Graduados no Haiti, os alunos buscam uma vida melhor no Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *