Educação pelo Brasil, edição 189

SP: professores voltam a protestar contra mudanças na previdência municipal – Agência Brasil
No interior da Câmara, vereadores e servidores discutiam, em audiência pública, o Projeto de Lei 621, de 2016, que é conhecido como Sampaprev, que prevê aumento da contribuição previdenciária, que passaria de 11% para 14%.

A influência das mães de classe média na escola pública – Carta Educação
Famílias atuam nas unidades públicas por diversidade, prédios espaçosos e apropriados, alimentação adequada, e mais envolvimento no processo pedagógico

 Professores estaduais decidem manter greve após assembleia da categoria – Hoje em Dia
Os professores estão parados há uma semana e afirmam que, até agora, não tiveram propostas a respeito do pagamento do piso salarial, fim do parcelamento dos salários e do 13º salário.

A volta da ‘educação moral e cívica’ no Distrito Federal, em perspectiva – NEXO
A “educação moral e cívica” abordava temas caros à ditadura militar, como o amor à pátria e a importância da família.

Time de professores produz 600 planos de aula de matemática alinhados à Base – Porvir
Para apoiar professores de matemática no desafio de levar a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) para a sala de aula, um time composto por educadores de todo o país produziu 600 planos de aula online e gratuitos com recomendações e atividades alinhadas ao documento.

Temer decide tirar R$ 2 bilhões da Defesa, Educação e Saúde – Jornal O Dia
Em tempos de crise na Segurança Pública em capitais e missões demandadas do Exército, presidente decidiu tirar R$ 2 bilhões de dotações de emendas parlamentares para o Ministério da Defesa, da Educação e da Saúde para incrementar o Fundo de Participação dos Municípios.

Escola é excludente, diz especialista em educação sobre dados do Banco Mundial – O Globo
Em vez de evasao escolar, o coordenador geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educaçao (CNDE) prefere falar em exclusão escolar para avaliar os dados divulgados nesta quarta-feira pelo Banco Mundial, que mostram que metade dos jovens corre risco de não se inserir no setor privado por terem perdido interesse pelos estudos.

Português e matemática são destaque em versão da base curricular do ensino médio – G1
Apenas as disciplinas de língua portuguesa e matemática seriam obrigatórias, as demais aparecem de forma interdisciplinar no documento será entregue ao CNE até o fim do mês.

Educação infantil avança, mas ainda está longe das metas  – Valor Econômico
Apontada como determinante para garantir que o desenvolvimento humano alcance todo o seu potencial, a educação infantil brasileira está atrasada em suas metas de acesso e qualidade. Embora tenham crescido nos últimos anos as matrículas em creches e pré-escolas, o país ainda não alcançou a universalização, prevista no Plano Nacional de Educação, que devia ter acontecido em 2016.

Contratadas como auxiliares de educação infantil, profissionais exercem função de docente – Revista Educação
Também chamadas de monitoras, pajens ou berçaristas, dependendo da nomenclatura utilizada pelo município, profissionais ficam responsáveis pela turma – sozinhas ou em dupla com colegas da mesma função; maioria não tem qualificação exigida.

 Pátria Educadora? Últimos 15 anos registram expansão do ensino, mas qualidade é questionável – Gazeta do Povo
Expansão no número de matrículas no ensino superior contrasta com baixa relevância da produção científica e estagnação no ensino básico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *