Educação em debate – nº 208

Políticas curriculares e as possibilidades de uma governança escolar democrática – Roberto Rafael Dias da Silva – EXCLUSIVO
Ao acompanharmos a construção política da BNCC, constatamos facilmente que suas maiores críticas advém das questões concernentes a ausência de uma “governança escolar democrática”.

Muito além das paisagens ancestrais de Drummond: caminhos literários e histórias ecológicas – Charles de Oliveira Fonseca e Vagner Luciano de Andrade – EXCLUSIVO
Este renomado mineiro registrou diferentes tempos e espaços em seus escritos, ao escrever sobre múltiplos caminhos traçados muito além da sua cidade natal, Itabira.

Suspensão das bolsas CAPES – Educação em Pauta – Marcus Taborda
Na coluna desta semana, o professor Marcus Taborda, em conversa com o jornalista Vinícius Luiz da rádio UFMG Educativa, comentou sobre o alerta dado pela presidência da CAPES de que o orçamento previsto pelo MEC só garante as bolsas de estudos até agosto de 2019.

Nota da SBHE – Sociedade Brasileira de História da Educação
A Diretoria da Sociedade Brasileira de História da Educação manifesta a sua preocupação com os graves fatos anunciados na nota do Conselho Superior da CAPES, amplamente divulgada no dia de ontem.

Especialistas da ONU pedem que o Brasil coloque o direito à educação antes da austeridade – JEDUCA
Diversos especialistas da ONU assinam documento fazendo alertas ao Brasil em relação às ameaças aos direitos humanos que a população brasileira vem sofrendo com as políticas de austeridade, em especial com a EC 95/2016.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *