Educação em debate, edição 217

 

Falsas notícias, desinformação e incapacidade de pensar: democracia sob ataque – Alexandre F. Vaz – EXCLUSIVO
A fantasia paranoica segundo a qual comunistas canibalizavam crianças ressurge, desta vez para confirmar a perversidade insidiosa da grande conspiração contra a família brasileira.

Breve análise das relações pedagógicas entre biologia, ecologia, geografia e história no âmbito do turismo – Vagner Luciano de Andrade – EXCLUSIVO
Se levarmos em conta que a ideia básica do turismo seja o deslocamento dos homens, então indiscutivelmente a atividade turística é algo inerente à essência humana desde os primórdios da humanidade.

Estratégias para combater o fascismo – Luciano Mendes
As redes sociais e os termos e tempos neoliberais nos seduzem com a ideia de que é possível fazer política individualmente ou, o que é quase o mesmo, em nossa bolha. Isso é o fim da política e uma das condições de emergência da neofascismo.

Andreas Schleicher e a educação no Brasil – Educação em Pauta – Marcus Taborda
Na coluna desta semana, o jornalista da Rádio UFMG Educativa Vinicius Luiz conversou com o professor Marcus Taborda a respeito das observações feitas pelo diretor da OCDE sobre a educação no Brasil.

As lutas que precisamos travar – Pensando Bem – Rudá Ricci
Na coluna da semana, o cientista político Rudá Ricci comenta lutas necessárias para a sociedade brasileira.

Os principais caminhos para levar tecnologia às escolas e transformar a educação brasileira – CIEB
O CIEB elaborou um documento que destaca o potencial da tecnologia para enfrentar os atuais desafios educacionais do Brasil, de forma a promover uma educação básica com mais qualidade e equidade.

MIEIB cobra que Ministério da Educação homologue parecer do CNE com definição a respeito do corte etário – MIEIB
A nota retoma o histórico do processo de definição da data de corte e defende o respeito à uma oferta de educação coerente com o período de desenvolvimento humano das crianças de até seis anos de idade.

Tendências futuras para os MOOCs – Miríadax
As plataformas  Massive Open On-line Courses permitem várias formas de avaliar a aprendizagem, incluindo habilidades como o trabalho em grupo e a capacidade de interação em diferentes contextos.

Brasil não precisa ficar rico para dar salto de qualidade na educação, diz diretor da OCDE
O diagnóstico é do diretor do departamento de educação da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Andreas Schleicher

Nota das Entidades Educacionais ao CNE e de agradecimento a Marcia Angela Aguiar e Malvina Tuttman – Anped
Lamentamos que a pluralidade de posições e de concepções no interior do CNE foi desfeita com a desconsideração de nomes indicados pelas entidades que historicamente eram consultadas, ainda que parcialmente atendidas.

Bolsonaro e Haddad querem rever a Base Nacional Curricular Comum – Estadão
Os programas dos candidatos do PSL e do PT preveem adaptações ao documento, aprovado no fim de 2017

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *