Educação em debate, edição 200

Toda educação é política – Dalvit Greiner – EXCLUSIVO
Ao final da musica, Brandão crava: “Se tivesses educação / tua vida tava a mil / tua fome tinha nome / tua guerra era civil”. Assim nos dá a chave do sucesso. A educação.

Pensar a Educação e a experiência de romper fronteiras – Virgínia Pereira da Silva de Ávila – EXCLUSIVO
Esta edição comemorativa marca o esforço coletivo de professores e alunos das mais diversas instituições de ensino que se dedicam à elaboração de reflexões, informações e produção de conteúdos sobre a educação brasileira e latino-americana.

Sobre o PIBIC do Ensino Médio – Alexandre Fernandez Vaz – EXCLUSIVO
O universo da pesquisa era um território distante para os que frequentam a escola, envolvidos com o estudo disciplinar e as provas, conflitos com professores, etc.

A complexa relação entre educação, pobreza e desigualdade social: o debate com professores da rede pública de ensino – Renata Simões e Hadassa Bremenkamp – EXLUSIVO
No dia 10 de maio deu-se início ao curso “A prática pedagógica e o currículo na discussão da pobreza nos anos finais do ensino fundamental” objetivando ampliar as discussões sobre a pobreza e a desigualdade social.

O petróleo (da educação) é nosso – Carlos Henrique Tretel – EXCLUSIVO
O petróleo ser nosso ou não foi assunto dominante nos lares brasileiros enquanto se realizava a 1ª Conape, penso que o assunto foi tema inescapável também durante a sua realização.

Condições de trabalho de professores da rede privada não diferem da pública – Educação em Pauta – Marcus Taborda
Na coluna sobre educação do Jornal UFMG desta semana,  o jornalista Vinicius Luiz conversou com o professor Marcus Taborda sobre as demandas dos professores da rede privada.

Pisa, um ilustre desconhecido dentro da escola – Estadão
Ao longo dos anos, a prova ganhou tamanha importância que seus resultados passaram a influenciar políticas públicas de educação no mundo todo.

Revisão da política de educação especial pelo MEC cria polêmica – Jeduca
Medida anunciada por ministério causa mobilização de entidades para as quais é preciso fortalecer escolas regulares como espaços de formação de alunos com deficiência.

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