Educação em debate, edição 189

Quando conheci Marielle Franco… – Otavio Henrique Ferreira da Silva – EXCLUSIVO
Tocaram na sua coroa Marielle, mas você é nossa rainha. Resistiremos!

Eliminando os indesejáveis – Dalvit Greiner – EXCLUSIVO
Se essa intervenção federal não combater as milícias, o carioca negro, pobre, da baixada, desaparece. Elimina-se os indesejáveis. Quem não mor

Que o novo sejamos nós Aleluia Heringer – EXCLUSIVO
Desfazer, dizer que está velho, fora de moda são meios que utilizamos para abrir espaço para a renovação do ciclo: compro, uso, descarto. Processo linear e insustentável.

Professores e alunos, juntos, no Facebook: questões sobre gestão da distância e da proximidade – Tiago Ribeiro Santos – EXCLUSIVO
O drama, aqui, seria sempre com relação à gestão da distância e da proximidade de um limite moral mais ou menos administrável do ponto de vista da relação escolar. 

2018, pela revogação da EC 95 e pela radicalização do Orçamento Participativo pro dia nascer feliz! – Carlos Henrique Tretel – EXCLUSIVO
Necessário iniciar 2018 tendo em Belo Horizonte duas lutas fundamentais, contra golpes para que retomemos o programa de governo autorizado nas urnas em 2014.

Paisagens da Serra da Piedade: aprendendo sobre ética e ecologia – Fernanda Aparecida Peixoto e Vagner Luciano de Andrade – EXCLUSIVO
Essa serra formata-se enquanto paisagem educativa, sendo um tema transversal, uma temática atual que aborda questões ambientais, culturais, econômicas, políticas e sociais.

Currículos para o Ensino Médio e o terror da autenticidade – Roberto Rafael Dias da Silva – EXCLUSIVO
Quanto mais se defende “indivíduos autênticos”, ampliam-se as dificuldades em aceitar limitações, bem como de construir um mundo compartilhado.

Amor que mata: relações confluentes entre pais e filhos – Marcelo Silva de Souza Ribeiro – EXCLUSIVO
Quando o responsável por uma criança confunde necessidades com vontades e as supri de maneira demasiada o amor está matando a autonomia daquele ser.

Armamento e escolas – Marcus Taborda
A Casa Branca anunciou um plano para reduzir a violência armada nas escolas estadunidenses que inclui a capacitação de funcionários de escolas para o uso de armas. No Educação em Pauta desta semana a jornalista Aliciene Gonçalves conversou com o professor Marcus Taborda sobre a proposta. A coluna Educação em pauta é uma produção da Rádio UFMG Educativa.

O tempo de Marielle, por Ângelo Cavalcante – GGN
A morte de Marielle terá sentido se, e somente se, for politizada; não poderia ser diferente.

A campanha de “matar quem atrapalha” nas eleições municipais do Rio – El País
Onda de assassinatos de políticos e pré-candidatos na Baixada Fluminense escancara a penetração do crime na vida pública

MEC vai propor referência para construção dos currículos de licenciatura – Agência Brasil
A Base Nacional Comum Curricular ajuda com uma parte, mas tem algumas coisas de pratica pedagógica que umas tem muito, outras tem pouco, é preciso buscar um equilíbrio”, disse Rossieli durante reunião do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em Fortaleza.

Resultado do P-Fies é adiado para o dia 23 de março – G1
Previsão inicial era de que divulgação fosse nesta sexta-feira (16); MEC não explicou motivo do adiamento.

Esporte universitário mobilizou 80 mil atletas em 2017, mostra CBDU -Agência Brasil
Para o presidente da CBDU, Luciano Cabral, o esporte universitário vive o seu melhor momento no Brasil, mas ainda é preciso mudar uma noção que separa educação e esporte.

Estudantes negros ocupam reitoria da UFRGS contra distorções nas cotas – Rede Brasil Atual
Reitoria altera regime e cria condicionante que abre brecha para que alunos brancos ocupem as vagas.

Professores do Amazonas não aceitam propostas do governo e protestos continuam – Portal EBC
A Polícia Militar do Amazonas também está de greve e paralisou alguns serviços da segurança pública

No Rio Grande do Norte, projeto melhora desempenho em matemática – Portal MEC
A participação é aberta a alunos do CCSA, entre os quais os inscritos já contabilizam progresso no desempenho em disciplinas de cálculo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *