Educação em Debate 206

Breve cenário de uma universidade pública – Liliana Borges – EXCLUSIVO
Com o discurso de Constitucionalidade, de ingresso no serviço público exclusivamente pela via do Concurso Público, o Estado se isenta de qualquer compromisso com seus servidores marginalizados.

O lugar das mídias nas discussões sobre educação e espaço público – Priscilla Nogueira Bahiense – EXCLUSIVO
O Pensar a Educação, Pensar o Brasil organizou seu Seminário Anual sobre o tema “Mídias, educação e espaço público”. Até então foram realizadas 3 conferências e um debate envolvendo o tema e que mobilizaram um público diverso e atento às discussões.

Educação, dados e soluções – Luciana da Silva Rosa – EXCLUSIVO
Seria interessante se fossem criados mais espaços para os profissionais da Educação discutir esses resultados, de preferência espaços públicos dos quais a comunidade também possa participar.

Quando todas as escolas de ensino médio se tornam iguais – Roberto Rafael Dias da Silva – EXCLUSIVO
Considero “Anomalisa” – esta grande animação de Charlie Kaufman – como uma metáfora para pensar as pedagogias contemporâneas; sobretudo aquelas que se propõem a inovar a escolarização juvenil.

Uma imagem duradoura – (outra vez) Passagens, de Walter Benjamin – Alexandre Fernandez Vaz – EXCLUSIVO
Pode ser um prazer muito grande mimetizar-se com a montagem historiográfica que fala de Marx, Baudelaire e Fourier, ao mesmo tempo em que se refere ao ferro, aos espelhos, ao vidro e às nascentes práticas da cultura de massas.

Falta de Educação? – Educação em Pauta – Marcus Taborda
Na coluna desta semana, o professor Marcus Taborda comentou sobre os acontecimentos que envolveram torcedores brasileiros no Mundial de Futebol na Rússia. O professor discutiu o lugar da educação no processo de formação destes indivíduos e também nas acusações a respeito destas pessoas.

Salve a Ciência, SBPC 70 anos – SBPCNET
Nelson Pretto, professor da Faculdade de Educação da UFBA e conselheiro da SBPC, escreve artigo para o Jornal A Tarde sobre as comemorações de 8 de julho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *