Educação em Debate, edição 218

Reitorado parabeniza professores e defende universidade pública e democracia – UFMG
A reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida parabenizam os docentes da instituição e repudia atos de violência e preconceito que têm atingido a comunidade universitária e a sociedade como um todo.

Educação ganha espaço na campanha, mas falta aprofundar debate – Jeduca
Diagnóstico de especialistas e jornalistas é de que imprensa cobrou mais dos candidatos, mas não evitou respostas superficiais sobre o tema. Fake news em educação também foram significativas

Em Minas, 900 famílias abrem mão da escola para educar os filhos em casa – Jornal Hoje em Dia
As famílias justificam a escolha alegando questões sociais, religiosas, políticas, econômicas e crenças pessoais. O assunto é polêmico e divide opiniões de estudiosos, tanto sob o aspecto jurídico quanto pedagógico.

Agressão a professor reaviva cobertura sobre violência em escolas – Jeduca
O caso ocorreu no dia 18 de setembro e ganhou ampla repercussão depois que um vídeo registrando as agressões circulou na internet, atraindo a atenção de vários veículos de comunicação.

Apesar das falhas, Fies e ProUni melhoraram o acesso ao ensino superior – Revista Ensino Superor
Programas foram determinantes para expansão das matrículas e para a inclusão das classes C e D nos cursos de graduação.

Vida entre escolas – Todos Pela Educação
Dois professores com jornadas de trabalho extensas contam os desafios da profissão docente

Dia do Professor, uma data para saudar a democracia – Jornal da Ciência
Nesse momento, se há um modo positivo de registrar a data é lembrar o óbvio, isto é, que os professores têm papel fundamental no aprendizado essencial à formação intelectual e profissional, mas, também na formação de uma mentalidade democrática e diversa.

Carta da Reitoria pelo dia 15 de outubro – UFRJ
No fazer das professoras e dos professores está o melhor dos valores humanos que abrem as brechas para um futuro com bem-viver para todos os povos.

Conselho Universitário da UFRGS divulga nota em defesa da universidade, da democracia e dos direitos humanos – UFRGS
A nota se posiciona em defesa da universidade pública, gratuita, autônoma, laica, pluralista, de qualidade, socialmente referenciada, de gestão democrática, centrada nos órgãos deliberativos e conectada às demandas da sociedade.

A democracia tutelada pela farda– Luciano Mendes
Uma verdadeira democracia não pode ser tutelada por agentes fardados! Que o nosso voto no Haddad possa ser a explicitação de um movimento nessa direção e para evitar que a história se repita como tragédia.

Outubro de 2018 e anos vindouros: @s professor@s e a resistência ao fascismo – Luciano Mendes
Os anos vindouros, mais do que nunca, nos professor@s somos mais uma vez convocados à luta por uma escola de qualidade para tod@s e, na pior das hipóteses, fazer da sala de aula uma importante trincheira contra o fascismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *