Educação Pelo Brasil – Educação E Território São Os Temas Do Mais Recente Projeto Cultural Da Cidade De Jacareí

Educação e território são os temas do mais recente projeto cultural da cidade de Jacareí

Bairro Ambiente Educativo

Em sua reta final, o projeto já bateu a marca de 400 alunos atendidos.

Durante os meses de outubro e novembro, um bairro de Jacareí transformou-se em uma escola a céu aberto. Essa é a proposta do projeto “Bairro Ambiente Educativo” uma iniciativa do coletivo Cultura no Morro com patrocínio do Grupo CCR e apoio institucional da Cultural de Jacarehy José Maria de Abreu .

Alunos de 15 escolas da rede pública de Jacareí irão experimentar um dia atípico em sua rotina, participando de oficinas interativas que abordarão temas como consciência ambiental, cultura popular e artes visuais, visando trazer novas perspectivas no contexto atual da educação escolar. Essas oficinas irão ocorrer em 4 locais do bairro, abordando temas que

tem forte ligação com a identidade cultural do território, dentre elas duas já citadas acima (Biblioteca e a Cultura do Moçambique) somando elas a Preservação Ambiental que acontece às bordas da nascente do Tanquinho, que passa por dentro do bairro e a Galeria de Grafites. Para cada espaço um arte educador é responsável pela condução das atividades.

A equipe que promove essa ação é formada por Arte educadores e agentes comunitários com a assessoria pedagógica de “Paula Barja” formado em física pela UNICAMP, pós doutorado pela ESALQ – USP e docente na Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP). Essa turma passou por 4 meses de formações técnicas específicas para o bom andamento do projeto, abordando temas como turismo, educação e território.

Localizado a margens da rodovia Dom Pedro I, a aproximadamente 6 km do centro de Jacareí, o Jardim Pedramar é um bairro rico em arte e cultura, qualidades que ainda timidamente se revelam ao conhecimento de muitos, porém já se percebe alguns avanços neste processo, como o reconhecimento de Mestre da Cultura Viva da cidade ao Mestre de Moçambique, Sr. Nego; a criação da Biblioteca Comunitária LPC e as atividades realizadas durante o ano pelo próprio Coletivo Cultura no Morro.

As escolas foram selecionadas com a intenção de democratizar o acesso aos bens culturais, sendo escolhidas 15 escolas descentralizadas de todo o município de Jacareí. Para acompanhar mais de perto este processo basta procurar o projeto nas redes sociais, Instagram e Facebook.


Imagem de destaque: Gláucia Veloso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *