Ano 6 – Nº 223 / sexta-feira, 23 de novembro de 2018

EDITORIAL

Lutas pela Educação Pública: combater o racismo, respeitar e exaltar a diversidade étnica

A semana foi marcada pela celebração do Dia Nacional da Consciência Negra, em 20 de novembro. Escolha do movimento negro para lembrar Zumbi dos Palmares, assassinado nesta data em 1695, depois de 16 anos liderando o Quilombo dos Palmares, representado como lugar de resistência e de luta pela liberdade, contra a escravidão cujo fim ainda demoraria quase duzentos anos (e terá sido mesmo o seu fim?).

Leia mais.

XII SEMINÁRIO ANUAL – MÍDIAS, EDUCAÇÃO E ESPAÇO PÚBLICO

Experiências de educação na comunicação
A última conferência do Seminário Mídias Educação e Espaço Público acontece no dia 29 de novembro e apresenta experiências que alinharam práticas educativas com mídias.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
No programa Pensar a Educação Pensar o Brasil do dia 19 de novembro vamos receber a professora Maria Alice Nogueira para discutir a relação e as tensões entre Família e Escola.

Segunda também tem a Agenda da Educação com os principais eventos da semana, a coluna educação em Pauta e a sessão especial Belibeleza.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

ENTREVISTA
Religiões e a escola – Entrevista da Semana – Paulo Agostinho Baptista
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 19 de novembro discutiu as tensões e princípios da relação Escola X Religiosidade.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
Estudando o barroco mineiro nas paisagens de Ouro Preto – Vagner Luciano de Andrade – EXCLUSIVO
Guias e educadores transpõem os cenários da cidade em busca de sinais a serem evidenciados e explicitados. Estes brincam de esconde-esconde entre ladeiras, becos de servidão, igrejas, capelas, cemitérios, museus com turistas encantados e deslumbrados.

A resistência nossa de cada dia! – Renata Duarte Simões – EXCLUSIVO
Pensar e falar de democracia parece algo muito abstrato diante de um cenário de medo, em que constantemente somos ameaçados pelos discursos de ódio e preconceito proferidos pelo recém-presidente eleito e seus seguidores.

Representações territoriais e o sertão brasileiro – Sidclay Pereira – EXCLUSIVO
É o início do sertão construído “de fora” para “dentro”. A percepção sobre a região iniciada com seus colonizadores gerou as suas representações desde então.

Escola Sem Partido – Pensando Bem – Feliciana Saldanha e Luiz Fernando
Na coluna desta semana Feliciana Saldanha (diretora estadual e coordenadora do departamento de Formação Política, Pedagógica e Sindical do Sind-UTE/MG) e Luiz Fernando (diretor estadual e coordenador da Subsede do Sind-UTE em Betim) rechaçam o projeto da Escola Sem Partido.

TPE, Mozart e as lutas pós-eleitorais – Avaliação Educacional
Isso tudo não tem nada a ver com fake news. É a luta interna no governo, onde as várias tendências que apoiaram Bolsonaro se apresentam para exigir seus espaços.

Autor de livro contra PT, futuro ministro já criticou “educação de gênero” – UOL
Formado em filosofia e teologia, Rodríguez hoje é professor associado aposentado da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora). Seu nome foi anunciado para o MEC (Ministério da Educação) pelo presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL)

Leia mais.

LIVRE EXPRESSÃO
Não dê Ligança! – assim falou o contemplador de astros – Ivane Laurete Perotti – EXCLUSIVO
Narrativas desencavam narrativas. Projetos ancoram projetos. Professores içam ideias. Escolas varam a vida, fecundas práticas: alforria. Aglomerados globulares debulham-se, abundantes, sobre a mesa do professor-locutor/locutor-professor.

PESQUISA EDUCACIONAL
O movimento negro brasileiro e a Lei 10.639/03: da criação aos desafios para a implementação – Amilcar Pereira – Revista Contemporânea de Educação (UFRJ)
O artigo é discute o processo de criação da Lei 10.639/2003 como resultado da ação do movimento negro brasileiro, bem como refletir sobre os desafios presentes que se impõem ao processo de implementação desta legislação.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
O papel da ciência no desenvolvimento do País – Estadão
Como transformar a pesquisa universitária em benefícios diretos para a população?

Leia mais.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Bolsonaro anuncia Ricardo Velez Rodriguez como Ministro da Educação – G1
Futuro ministro nasceu na Colômbia, é filósofo e professor de escola do Exército. Em Blog escreveu que Brasil se tornou ‘refém’ de um sistema ‘afinado’ com ‘ideologia marxista’.

MEC valida EAD para Ensino Médio e anuncia mudanças no Enem – Carta Educação
Mudanças estão dentro das Novas Diretrizes Curriculares do Ensino Médio, feitas para ancorar a reforma da etapa

Leia mais.

​AMÉRICA LATINA
Gobierno se compromete a no reducir presupuesto de universidades – LaHora – Equador
Con el compromiso del Gobierno de Lenín Moreno de no recortar el presupuesto de la Educación Superior para el 2019, se cerró en la madrugada de hoy una reunión del ministro de Economía con autoridades de las universidades.

Leia mais.

​PENSAR INDICA
O projeto TRILHAS é uma plataforma colaborativa pensada para professores alfabetizadores e estudantes de Pedagogia que desejam aprimorar seus conhecimentos com cursos referenciados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e com a troca de experiências com educadores de todo o Brasil.

INDICAÇÃO DO LEITOR
Yolanda Assunção – Oficina Indicadores Educacionais: usos, acessos a fontes públicas e atuação. Dia 26 de novembro na Faculdade de Educação da UFMG.

Adriana Duarte –  Lançamento do volume 12, número 23 da revista Retratos da Escola. A nova edição traz o dossiê “(Des)democratização da Educação Brasileira”, organizado por Adriana Duarte, Leda Scheibe e por Catarina de Almeida Santos (UnB).

TIRINHA
Armandinho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *