Ano 6 – Nº 222 / quarta-feira, 14 de novembro de 2018

EDITORIAL

Lutas pela Educação Pública: a Liberdade de Cátedra é um direito

A ideia de Educação Pública está em risco. Há outro risco de igual proporção que ronda o exercício da docência: a liberdade de cátedra. Contra essa tentativa de cercear e amordaçar professores(as), a Constituição Brasileira, que em outubro completou 30 anos, diz no artigo 206 que “O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:
[…] II – liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber; III – pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas (…)”.

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NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
No programa Pensar a Educação Pensar o Brasil do dia 19 de novembro vamos receber o professor Paulo Agostinho da PUC-Minas para discutir a relação e as tensões da Educação e as religiões.

Segunda também tem a Agenda da Educação com os principais eventos da semana, a coluna educação em Pauta e a sessão especial Educação e Música.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

ENTREVISTA
Vivências de literatura e educação – Ivane Perotti
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 12 de novembro recebeu e escritora e professora Ivane Peroti para contar suas vivências em torna da literatura.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
Universidade cobiçada – Wojciech Andrzej Kulesza – EXCLUSIVO
Como instância de produção e reprodução social, a educação está presente nas diferentes, e muitas vezes conflitantes, ideologias que habitam nosso cotidiano e que configuram representações distintas em disputa na sociedade.

Educação, empreendedorismo e contemporaneidade: possíveis caminhos para uma emancipação dos alunos-sujeitos – Vagner Luciano de Andrade – EXCLUSIVO
O ensino do futuro requalifica educadores como elementos-chave para uma nova ordem socioambiental.

Brasil é o país que mais desprestigia a educação em ranking internacional – Educação em Pauta – Marcus Taborda
Na coluna desta semana, o jornalista da Rádio UFMG Educativa Vinicius Luiz conversou com o professor Marcus Taborda sobre O pretígio da profissão professor no Brasil.

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ENTREMEMÓRIAS
Memórias no corpo – meus anos escolares – Alexandre Fernandes Vaz – EXCLUSIVO
Devo ao temor daqueles anos o sucesso escolar? Talvez, ao menos em parte. Memória que fica no corpo.

LIVRE EXPRESSÃO
O rasteiro voo das narrativas perdidas: a escola faz história na história de cada um – Ivane Laurete Perotti – EXCLUSIVO
“Coisas” pesam o quanto valem. Asas pesadas não levantam voo.

PESQUISA EDUCACIONAL
A visão de professores sobre dificuldades dos alunos na resolução de problemas – Marcelo Carlos de Proença – Revista Zetetiké (Unicamp)
O objetivo foi analisar as dificuldades encontradas por alunos na visão de professores de Matemática quando se busca realizar o ensino via resolução de problemas.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
As mentes por trás do maior acelerador de partículas do Brasil – BBC
O Sirius, construído e mantido pelo Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), inaugura a 1ª etapa do projeto nesta quarta feira.

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EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Por decreto, Maranhão garante Escolas com Liberdade e sem Censura – IstoÉ Independente
Escola sem partido. Projetos de lei com conteúdos semelhantes tramitam tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado. Para amanhã (13) está agendada a votação do projeto na Câmara.

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​AMÉRICA LATINA
Investigadores expusieron sobre la necesidad de evaluar e intervenir en desempeños educativos desde la primera infancia – La Diaria – Uruguay
Según plantearon, es fundamental para mejorar la trayectoria futura de los estudiantes.

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​PENSAR INDICA
Bancada da Escola é uma iniciativa cívica de acompanhamento de legislaturas e lançamentos de novas candidaturas que tenham como foco a educação, nas 3 esferas da Federação. Essa iniciativa parte de um pressuposto republicano e pluripartidário de construção de pautas que convirjam para um Brasil melhor.

INDICAÇÃO DO LEITOR
Yolanda Assunção – Movimento “Escola com Diversidade” em contraposição ao “Escola sem Partido” – organizada pelo Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), por professores e pesquisadores traz 8 aspectos que são inegociáveis nas escolas.

TIRINHA
Ribs

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