Ano 6 – Nº 218 / sexta-feira, 19 de outubro de 2018

EDITORIAL

A escolha que define o País.

Mais uma semana, e continuamos diante de nosso momento histórico. Menos de dez dias para a realização do segundo turno das eleições presidenciais.
Perplexidade, incertezas e angústias nos assaltam. Desestabilizam nossa percepção das circunstâncias tão complexas que vivemos.
Mas é a Esperança a nossa companheira constante.
A Esperança de que nos falou Agostinho, com suas duas irmãs: a indignação e a coragem. A indignação, para não aceitar as coisas como estão. E a coragem, para mudá-las.

Leia mais.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
No programa Pensar a Educação Pensar o Brasil do dia 22 de outubro vamos conversar sobre Mídia e Educação, mais precisamente sobre o papel dos educadores em processos de educação para as mídias. Vamos conhecer experiências e projetos neste sentido.

Segunda também tem a Agenda da Educação com os principais eventos da semana, a coluna educação em Pauta e a sessão especial Belimbeleza.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

ENTREVISTA
Vivências docentes – Ana Maria Macedo
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 15 de outubro celebrou o Dia da Professora e do Professor com docente com 40 anos de magistério.

CONVITE À LEITURA
A Noite da Espera – Marcus Taborda
No programa de rádio do dia 08 de outubro o professor Marcus Taborda comentou o romance de Marcus Hatoum, que retrata a formação sentimental, política e cultural de um grupo de jovens na Brasília dos anos 1960 e 1970.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
O Brasil vai virar uma Venezuela? – Dalvit Greiner – EXCLUSIVO
O poder é algo tão sedutor que todos que o alcançam não pensam, em hipótese alguma, perdê-lo. Estar no poder significa usufruir de todos os bens em primeiro lugar. Não interessa se apenas um ou o seu grupo.

Algo sobre fé em tempos impolíticos – Alexandre Fernandes Vaz – EXCLUSIVO
Há que se respeitá-la, antes de tudo, e considerá-la no espectro das distintas posições que se colocam em um país formalmente laico, como é o Brasil, mas, de forma alguma, ateu.

Percepção socioambiental e psicologia: enlaces curriculares – Vagner Luciano de Andrade- EXCLUSIVO
Serviços ecossistêmicos essenciais estão sendo saturados. Que ações mudariam este paradigma cartesiano insustentável?

Bang-Bang: vamos matar crianças? – Marcelo Silva de Souza Ribeiro – EXCLUSIVO
A cena do presidenciável Bolsonaro, carregando uma criança e fazendo o gesto de apontar e atirar uma arma de fogo, tem um forte impacto no cotidiano de uma nação, mas principalmente na orientação educativa e relacional que enseja.

A quem prestar continência? – Wojciech Andrzej Kulesza – EXCLUSIVO
No momento em que cresce significativamente o número de candidatos com formação militar à representação popular para os mais diversos cargos eletivos é oportuno nos perguntarmos sobre o significado de sua formação para seu posicionamento político.

A universidade e seus currículos – por uma leitura humanista III – Roberto Rafael Dias da Silva – EXCLUSIVO
Em momentos de reinvenção da instituição universitária, como este que estamos experienciando, parece-me que a ética proposta por Richard Sennett para construir e habitar as cidades nos traz importantes reflexões.

Cresce o desinteresse pela carreira de docência – Educação em Pauta – Marcus Taborda
Na coluna desta semana, o jornalista da Rádio UFMG Educativa Vinicius Luiz conversou com o professor Marcus Taborda a respeito do pouco interessa da juventude em seguir a carreira docente.

Política atual à luz de Paulo Freire – Pensando Bem – Rudá Ricci
Na coluna da semana, o cientista político Rudá Ricci comenta o atual cenário político.

Reitorado parabeniza professores e defende universidade pública e democracia – UFMG
A reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida parabenizam os docentes da instituição e repudia atos de violência e preconceito que têm atingido a comunidade universitária e a sociedade como um todo.

Leia mais.

ENTREMEMÓRIAS
Memórias de alunos e alunas sobre a escola e o ensino de ciências e biologia – Martha Marandino, Vinícius Santos e Bárbara Milan – EXCLUSIVO
A coluna inicia, nessa semana, uma série de publicações na qual apresenta o trabalho desenvolvido pela professora Martha Marandino, pelo graduando Vinicius Santos e pela doutoranda Barbara Milan. Nossos leitores e leitoras poderão acompanhar os relatos das memórias escolares dos alunos e alunas do curso de Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas II, pelas próximas semanas.

LIVRE EXPRESSÃO
Um intervalo saudosista na sala dos professores – Ivane Laurete Perotti – EXCLUSIVO
Somos falhos, certo. Mas a epidemia não é a Dengue, o vírus Zyka, a Chicungunya, que dão graves sinais de retorno. A epidemia é a política de desvalidação da humanidade.

PESQUISA EDUCACIONAL
Políticas públicas de formação continuada de professores dos anos iniciais em Matemática – Sueli Fanizzi, Vinício Macedo Santos – Revista Zetetiké (Unicamp)
Este estudo investiga as políticas públicas de formação continuada de professores dos anos iniciais, em Matemática, da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, a partir da análise de documentos, da observação de encontros de formação continuada e de entrevista com professores.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Pesquisadoras brasileiras contribuem com metade da produção científica nacional – Jornal da Ciência
Estes são os dados apresentados pela professora Helena Nader no painel “Mulheres na Ciência”, segundo debate do ciclo “CT&I para a Sustentabilidade” , realizado pelo MCTIC e pelo CGEE.

Leia mais.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Saiba os limites dos cursos a distância (MOOCs) na educação básica – Revista Educação
Aula online para desenvolvimento de habilidades e competências que dependem essencialmente da interação social parecem equivocadas e contraproducentes, critica neurocientista

Leia mais.

​AMÉRICA LATINA
¿La identidad sexual es “algo dado” o se construye?: la grieta por la Ley de Educación Sexual – Clarin – Argentina
La puja entre la Iglesia y quienes promueven la aplicación de la ESI en las escuelas revive una vieja dicotomía: naturaleza versus cultura.

Leia mais.

​PENSAR INDICA
O minidocumentário Potência N produzido pelo Gênero e Número reúne entrevistas e uma série de indicadores que revelam como, sob o viés de raça, a diversidade na ciência realizada no País deixa ainda mais a desejar.  A produção foca na pesquisa e no ensino de matemática.

INDICAÇÃO DO LEITOR
Yolanda Assunção – Nesta semana, entre os dias 14 e 21 de outubro, em homenagem ao Dia da Professora e do Professor, o primeiro episódio da série ‘Corações e mentes, escolas que transformam‘ ficará disponível no Videocamp.

TIRINHA
Ribs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *