Ano 6 – Nº 211 / sexta-feira, 31 de agosto de 2018

EDITORIAL

O lugar da Escola e a vida pública

Pode-se dispensar a Escola como lugar de formação pública das pessoas? Pode a família assumir esse lugar, em âmbito privado? É o que onze juízes do Supremo Tribunal Federal decidirão nos próximos dias. Como tantas outras questões da vida, a reflexão sobre a obrigatoriedade da educação na Escola acabou também judicializada.  Leia mais.

XII SEMINÁRIO ANUAL – MÍDIAS, EDUCAÇÃO E ESPAÇO PÚBLICO

Transcriações em processos educomunicativos
Na última quinta-feira o Pensar a Educação, Pensar o Brasil recebeu o jornalista Maurício Guilherme para a conferência “Educomunicação, Transleitura e Processos de Mediação”.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
Dando sequência à série de entrevistas voltadas para as eleições de outubro, no dia 03 de setembro o programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil receberá a presidente da Anped, Andrea Gouveia. A professora vai conversar conosco sobre o financiamento da educação, as formas de distribuição e gestão da verba, e como as recentes políticas públicas  e orçamentárias interferem do desenvolvimento da educação no país.

Segunda também tem a Agenda da Educação com os principais eventos da semana, a coluna educação em Pauta e a sessão especial Cinema Falado.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

ENTREVISTA
Um panorama do cenário político brasileiro – Juarez Guimarães
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 27 de agosto iniciou uma série de entrevistas à respeito das eleições de 2018 e fez uma entrevista com o professor Juarez Guimarães sobre o atual cenário político no Brasil.

CONVITE À LEITURA
Edição e sociabilidades intelectuais. A edição das obras completas de Rui Barbosa – Gabriela Albanás Couto, Lucas Souza Pinheiro, Ione Ribeiro Valle
A obra expressa o resultado de ampla pesquisa histórica e historiográfica, na qual o autor buscou, sobretudo, conhecer, a partir do movimento em torno da publicação das Obras Completas de Rui Barbosa, quais os intelectuais que mais se destacavam no país naquele momento e que redes de sociabilidade constituíam.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
Jovens com deficiências levam seus relatos ao seminário da AMR – Maria G. Lara – EXCLUSIVO
A verdade é que o que trazia sentido a cada bloco de palestras era o relato que se seguia: pessoas com deficiência abrindo para nós, a audiência, suas trajetórias escolares até ali.

Em defesa da Política, da Educação Política – Alexandre Fernandez Vaz- EXCLUSIVO
O teatro de horrores se acentua pela perseguição que refugiados vêm sofrendo de milícias e “cidadãos de bem” do estado do Extremo Norte em que, não por acaso, a extrema direita tem presença eleitoral mais significativa.

Congonhas, um cenário permeado por efemeridade e existencialismo – Vagner Luciano de Andrade – EXCLUSIVO
A visita pedagógica é um desafio no sentido de valorização e entendimento do projeto de sociedade que moldou a comunidade mineira e sua projeção no país.

Denúncia do MPF contra o reitor da UFSC – Educação em Pauta – Marcus Taborda
Na coluna desta semana, o professor Marcus Taborda, em conversa com o jornalista Vinicius Luiz, da rádio UFMG Educativa, comentou sobre o orçamento do governo federal previsto para educação em 2019.

Leia mais.

ENTREMEMÓRIAS
Memórias do início da vida escolar (continuando) – Elaine Teixeira Pereira – EXCLUSIVO
Acho que a partir daí as contradições e injustiças que permeiam a escola foram sendo, em doses homeopáticas, apresentadas a mim – e é claro que nem sempre tinham como protagonistas “apenas” meus amigos e colegas.

LIVRE EXPRESSÃO
Uma valsa para a língua oral e a língua escrita – Ivane Laurete Perotti – EXCLUSIVO
Língua oral e língua escrita mantêm uma agenda para os pretendentes ao baile de muitas danças e curiosamente, dão-se o direito à infidelidade.

PESQUISA EDUCACIONAL
Apresentação do Dossiê: Homeschooling e o Direito à Educação – Luciane Muniz Ribeiro Barbosa, Romualdo Luiz Portela de Oliveira – Revista Proposição (Unicamp)
A educação domiciliar ou homeschooling, hoje, é a opção de escolarização de mais de dois milhões de norte-americanos. Seus praticantes se opõem ao entendimento de que a educação compulsória se efetiva apenas sob a forma de educação escolar. Ainda que isso represente aproximadamente 4% dos estudantes norte-americanos, como revela um dos autores que contribuiu para este Dossiê, longe está de representar um fenômeno de massa.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Na última semana o Blog do Forum de Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas destacou a reunião do fórum ocorrida durante a última reunião anual da SBPC.

Silvia Torres Castilleja: Mulheres na Ciência e Avaliação das Universidades na América Latina – Luciano Mendes
Não é muito importante o lugar das universidades do México nos rankings internacionais. Isso porque as universidades têm um papel social e cultural que não têm nos EUA, o lugar que muitos buscam como modelo.

Leia mais.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Mais de 7 milhões de estudantes brasileiros estão atrasados dois anos ou mais, segundo Unicef – Agência Brasil
O maior número de estudantes na série inadequada para idade está entre o sexto e o nono ano.

Leia mais.

​AMÉRICA LATINA
O direito à moradia e o direito à cidade: a propósito de um uma cerimônia de premiação de tese e de dissertação em urbanismo e arquitetura – Luciano Mendes – EXCLUSIVO
O que se observa é que nas cidades não há espaço para os(as) trabalhadores(as).

Leia mais.

​PENSAR INDICA
O Instituto Arte na Escola (IAE) é uma associação civil sem fins lucrativos que, desde 1989, qualifica, incentiva e reconhece o ensino da arte, por meio da formação continuada de professores da Educação Básica. No site do IAE estão disponíveis várias informações para ampliar o uso das artes pela educação básica, incluindo sugestões que contribuem para a elaboração de planos de aula.

INDICAÇÃO DO LEITOR
Lauro Sá – Chamada de trabalhos – Educação Matemática no e para o Mundo do Trabalho (10 anos dos IFs), sobre O papel da Educação Matemática no e para o Mundo do Trabalho. Os artigos propostos devem ser submetidos à página da revista.

TIRINHA
RYOTiras

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *