Ano 6 – Nº 210 / sexta-feira, 24 de agosto de 2018

EDITORIAL

Eleger a Educação Pública: retomar nossa agenda prioritária

Há bem pouco, apenas três anos, se tanto, antes do golpe que atirou o Brasil nesse tempo sombrio e doloroso, já tão demorado, a agenda da educação pública em que apaixonadamente nos envolvíamos girava em torno de temas como: o Plano Nacional de Educação e as políticas necessárias para alcançar suas metas; a campanha nacional pelos 10% do PIB para a Educação, condição para os avanços na Educação Básica e Superior; os 100% do Pré-sal para a Educação (depois, chegou-se a uma proposta de 75% para educação, destinando-se 25% à saúde – até reclamamos disso, mas ficou bem assim… Leia mais.

XII SEMINÁRIO ANUAL – MÍDIAS, EDUCAÇÃO E ESPAÇO PÚBLICO

Educomunicação e transmediação como práticas de comunicação
Educomunicação, transleitura e processos de mediação é o tema da 5° conferência do XII Seminário Anual do Pensar a Educação Pensar o Brasil: Mídias, Educação e Espaço Público, na próxima quinta feira, dia 30.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
Eleições e educação
No dia 27 de agosto o Programa de Rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil inicia uma série de entrevistas voltadas para as eleições de outubro. Vamos discutir questões ligadas à educação e que estão em jogo com as mudanças dos representantes públicos que serão eleitos este ano. Começaremos a série comentando sobre o atual cenário político com o professor Juarez Guimarães.

Segunda também tem a Agenda da Educação com os principais eventos da semana, a coluna educação em Pauta e a sessão especial Ciência e Tecnologia.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

ENTREVISTA
A cobertura midiática da educação – Marta Avancini
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 20 de agosto conversou com a jornalista Marta Avancini a respeito da cobertura da educação na mídia tradicional e do fazer jornalístico em educação.

CONVITE À LEITURA
A Noite da Espera, de Milton Hatoum – Marcus Taborda
O romance retrata a formação sentimental, política e cultural de um grupo de jovens na Brasília dos anos 1960 e 1970.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
Africanidades e ensino: construções, desconstruções e reconstruções – Vagner Luciano de Andrade e Tamara Angélica Félix Lana – EXCLUSIVO
Os brancos destituídos de argumentos e elementos convincentes de sua ideologia míope. Os nulos, anulados e boicotados, preconceituosamente chamados de mestiçados, misturados, “bagunçados”. Eram mamelucos, mulatos, cafuzos…confusos. Um longo passado trouxe a tona, absurdos que se diluem a luz da racionalidade e da verdadeira civilidade.

Otavio Frias Filho (1957-2018) – Alexandre Fernandez Vaz – EXCLUSIVO
O jornalismo mudou muito de lá para cá. Encolheu, de certa forma, e deslocou-se para as telas dos dispositivos móveis e imóveis. Dá saudades de um tempo em que o texto era mais esmerado, mesmo se sabendo que no dia seguinte as folhas de jornal estariam destinadas a embrulhar peixe.

Educação e contemporaneidade: Reflexões sobre o seminário do Pensar a Educação, Pensar o Brasil – Arthur Medrado – EXCLUSIVO
O Seminário Anual do Projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil em 2018 se propôs a olhar e refletir sobre tensionamentos que a mídia estabelece em relação à educação.

Investimento na educação – Educação em Pauta – Marcus Taborda
Na coluna desta semana, o professor Marcus Taborda, em conversa com o jornalista Vinicius Luiz da Rádio UFMG Educativa, comentou sobre o orçamento do governo federal previsto para educação em 2019.

Leia mais.

ENTREMEMÓRIAS
Memórias do início da vida escolar (primeira parte) – Elaine Teixeira Pereira – EXCLUSIVO
Minha expressão após retornar do primeiro dia de aula na 2ª série era a de uma menina bastante assustada com a tarefa de casa, pois era preciso “treinar a leitura” da centopeia. Isso porque havia um problema: eu não sabia mais ler!

LIVRE EXPRESSÃO
O verbo é o sujeito – Ivane Perotti – EXCLUSIVO
Para aqueles que insistem em alimentar o discurso da apatia na escola pública, uma notícia: o verbo é o sujeito, o sujeito é o verbo.

PESQUISA EDUCACIONAL
A educação nas prisões brasileiras: a responsabilidade da universidade pública – Carolina Bessa Ferreira de Oliveira
Pesquisa realizada na Faculdade de Educação (FE) da USP questiona a responsabilidade das universidades públicas quanto a ações educativas nas unidades prisionais.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
As propostas dos candidatos à Presidência para ciência, tecnologia e inovação – Jornal da Ciência
O Jornal da Ciência buscou nos planos de governo apresentados pelos 13 candidatos à Presidência da República as propostas para ciência, tecnologia e inovação

Leia mais.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Só 4 em 10 estudantes da rede pública miram diploma universitário – Folha de São Paulo
Na rede privada, relação é de 7 para 10; dados são de um questionário de 2015.

Leia mais.

​AMÉRICA LATINA
História das eleições no México e no Brasil: comentários acerca de uma exposição – Luciano Mendes – EXCLUSIVO
No momento em que, no Brasil, nos preparamos para mais uma eleição, a Exposição me fez pensar o efeito perverso que a excessiva concentração das atenções em torno dos candidatos a Presidência da República acaba por ter na discussão da composição do Congresso Nacional (e dos demais legislativos).

Direitos Humanos, Anistia a Presos Políticos e os Estados Nacionais – a propósito de uma Tertúlia Mexicana – Luciano Mendes – EXCLUSIVO
Aqui no México, como no Brasil, há uma grande celeridade em mobilizar o aparato do Estado para defender os interesses do “mercado” e, ao mesmo tempo, uma enorme leniência quando se trata das garantias aos direitos humanos e ao espaço público democrático.

Leia mais.

​PENSAR INDICA
Agência Mural é uma agência de notícias, de informação e de inteligência sobre as periferias de São Paulo. Dentre as iniciativas do projeto, existe a Mural das Escolas, que realiza  palestras e oficinas com turmas de ensino médio de escolas públicas com o objetivo de chamar a atenção dos estudantes para a profissão de jornalista e apresentar o trabalho realizado pelo Mural e pelos correspondentes locais.

INDICAÇÃO DO LEITOR
Maria Cristina Menezes
Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, se encontra com chamada aberta para o próximo número temático, sobre História Oral, entretanto, a Revista continua também a receber artigos e textos para as demais seções, bem como propostas de dossiês temáticos, em fluxo contínuo.

Fernando Gouvêa –  Livro “Anísio Teixeira e o Conselho de Educação Superior nas Repúblicas Americanas: cooperação ou intervenção?” Lançamento no dia 25/08/18 às 17h00 na Livraria da Travessa – Ipanema, Rua Visconde de Pirajá, 572, Ipanema, Rio de Janeiro/RJ.

Yolanda Assunção – A revista Nova Escola e o Instituto Palavra Aberta lançaram um Guia de Letramento Midiático. O Documento reúne dias para trabalhar em sala de aula e entender o que são as notícias falsas e como elas atuam nas redes e aplicativos. Além disso o guia ainda chama atenção para os gêneros textuais digitais, virais, sátiras, caça cliques e opiniões super-partidárias.

Yolanda Assunção – O estudo Aí eu Voltei pro Corre busca revelar o perfil do adolescente em conflito com a lei no Estado de São Paulo. Os dados ressaltam o peso da vulnerabilidade socioeconômica e da exposição à violência entre os fatores de risco dos adolescentes internados na Fundação CASA.

Cleonara Maria Schwartz – A 3ª edição do Seminário “Federalismo e Políticas Educacionais” tem por objetivo debater os 30 anos da Constituição brasileira e os desafios para a afirmação do Estado democrático de direito,  do federalismo cooperativo e  da educação como direito social de cidadania.

TIRINHA
Ribs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *