Ano 6 – Nº 205 / sexta-feira, 06 de julho de 2018

EDITORIAL

Pela Revogação da Reforma do Ensino Médio!

“A Lei nº 13.415 do ‘novo ensino médio’, nascida de medida provisória de Michel Temer, é excludente, reducionista e pode acentuar as graves desigualdades educacionais brasileiras. Isso fica mais claro na proposta de Base Nacional Comum Curricular (BNCC) recém apresentada pelo MEC ao Conselho Nacional de Educação. Essa Lei precisa ser revogada, a atual BNCC do ensino médio rejeitada e o tema voltar a ser debatido com a sociedade.” Leia mais.

 

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO

O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 09 de julho vai conversar com o professor Ildeu de Castro sobre o Dia da Ciência e as mobilizações em todo país. Segunda-feira também tem a agenda da educação, a coluna Educação em Pauta e a sessão especial Belimbeleza.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

ENTREVISTA
Experiências de Imersão Docente – Juliana Faria
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 02 de julho refletiu sobre experiências de residência  pedagógica com a professora e pesquisadora Juliana Faria

CONVITE À LEITURA
Nova Edição da Revista Brasileira de Educação Básica está no ar
A RBEB apresenta neste segundo trimestre de 2018 seu oitavo número. Para esta edição contamos com a colaboração de vinte e dois autores que produziram dez artigos, nos quais temas como diversidade, inclusão, BNCC, aprendizagem e prática de ensino foram abordados

​EDUCAÇÃO EM DEBATE
Série Saúde Mental – Pensar a Educação, Pensar o Brasil – EXCLUSIVO
Como continuação do primeiro vídeo, ouvimos agora a professora Claudia Mayorga. Doutora em Psicologia Social e pró-reitora de Extensão da UFMG, nos apresentou seu ponto de vista sobre os desafios, perspectivas e avanços nos diálogos sobre saúde mental nos espaços acadêmicos.

A pesquisa como metodologia de ensino – Samuel Willian Schwertner Costiche, Nathália Bender Tessaro e Raquel Angela Speck – EXCLUSIVO
A pesquisa, compreendida com um processo de descoberta, de investigação da realidade, de busca de soluções, revela-se num amplo e construtivo processo de aprendizagem que envolve toda a complexidade do ato de conhecer.

Leia mais.

PESQUISA EDUCACIONAL
O conceito de capital cultural e a certificação da profissionalização em Pierre Bourdieu – Noádia Munhoz Pereira – Revista Espaço do Currículo (UFPB)
O estudo dimensiona as possibilidades teóricas da sociologia da educação de Pierre Bourdieu ao enfatizar a importância da educação escolar em seu papel de reprodução e de legitimação de estruturas sociais de exclusão.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Políticas de promoção da comunicação científica – Thacyane Martinelli – EXCLUSIVO
Na última segunda-feira (2) aconteceu o VII Fórum de Cultura Científica da UFMG, com o tema “A construção de políticas institucionais de Divulgação Científica”.

As mulheres nas ciências – Pensar a Educação, Pensar o Brasil
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil  do dia 02 de julho de 2018 recebeu a professora da UDESC e doutorando da UFSC, Elaine Teixeira que discutiu sobre as vivências, possibilidades e dificuldades das mulheres na academia.

Participe neste domingo das atividades em comemoração aos 70 anos da SBPC – Jornal da Ciência
No dia 8 de julho, data em que se celebram também o Dia Nacional da Ciência e o Dia Nacional do Pesquisador, a SBPC convida pesquisadores e público em geral para participar de uma série de atividades comemorativas e para se juntar às manifestações públicas em defesa da CT&I e da educação.

Leia mais.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Grupos de mídia levam jornalistas para ensinar educação midiática em escolas – Folha de São Paulo
O problema é que pessoas podem tomar decisões baseadas em notícias falsas.

Leia mais.

​AMÉRICA LATINA
Más de 300 comedores abiertos para estudiantes durante vacaciones – Costa Rica Hoy, Costa Rica
Tendrán el fin de ofrecer el servicio de alimentación a los alumnos que así lo requieran.

Leia mais.

PENSAR INDICA
Circo Só De Ler é um musical itinerante criado em 2014 pelo professor de história e compositor Gerson Guimarães. O musical, voltado para crianças em fase de alfabetização, conta a história de um menino que se apaixona aos poucos pela escola, quase sem perceber e estará em cartaz em Fortaleza de 06 a 08 de julho.

INDICAÇÃO DO LEITOR
Adriana Maria Paulo da Silva – Novo número da Revista de Educação Pública e acesso gratuito à versão eletrônica do livro 1964: O golpe que marcou a ferro uma geração.

FaHCE – X Jornadas de Sociología de la UNLP  que acontecerá nos dias 5, 6 e 7 de dezembro de 2018, para mais informações acesse o site.

SBHE – Concurso de Ensaios: história, política e educação no Brasil, que vem para incentivar pesquisadores experientes e, sobretudo, os que estão em processo de formação no exercício da escrita da história da educação.

Participe do nosso jornal enviando sua indicação ou comentário para o e-mail: jornalpepb@gmail.com

TIRINHA
Armandinho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *