Menu

Ano 6 – Nº 202 / sexta-feira, 15 de junho de 2018

EDITORIAL

As eleições, o Legislativo e a Educação

País de marcada tradição executiva, o Brasil dá pouca atenção às eleições para os legislativos. Ou, dizendo de outra forma, nas eleições brasileiras, a disputa pelos cargos executivos acabam por chamar a atenção e ser objeto de maior controvérsia e, logo, de mais esclarecimento do que as disputas legislativas. Leia mais.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 18 de junho vai comentar sobre as denúncias e investigações a respeito de fraudes no sistema de cotas nas universidades.

Segunda-feira também tem a coluna Educação em Pauta, a Agenda da Educação com os principais eventos da semana e a sessão especial Cinema Falado.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

ENTREVISTA
Cortes no Programa de Bolsa de Permanência – Marina Tavares
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 11 de junho recebeu a professora e coordenadora do curso de Formação Intercultural de Educadores indígenas da UFMG, Marina Tavares, para comentar os recentes cortes no programa de bolsa de permanência estudantil e os efeitos disso para os estudantes indígenas.

CONVITE À LEITURA
Políticas curriculares e as possibilidades de uma governança escolar democrática – Roberto Rafael Dias da Silva – EXCLUSIVO
Interessa a indagações básicas sobre “para que educar”, “que escola desejamos construir” ou mesmo “o que significa uma boa escola”.

​EDUCAÇÃO EM DEBATE
Filhos soltos, filhos presos: polaridades das práticas educativas – Marcelo Silva de Souza Ribeiro e Melina de Carvalho Pereira – EXCLUSIVO
É relativamente comum ouvir mães e pais dizerem que “não criam seus filhos soltos”. Seria o mesmo que “criar os filhos presos”? Vale a pena adentrar nos sentidos que subjazem frases como essas.

Barricadas – Carlos Henrique Tretel – EXCLUSIVO
Porque não dá mais para apenas lamentarmos o escanteamento do Plano Nacional de Educação.

Da Universidade à Política (ou, à corrida eleitoral) – Alexandre Fernandez Vaz – EXCLUSIVO
Não é fácil a transição da vida universitária para a política, mais ainda quando é da experiência intelectual para a disputa eleitoral.

Brasil longe das metas do Plano Nacional de Educação – Educação em Pauta – Marcus Taborda
Na coluna sobre educação do Jornal UFMG desta semana, o jornalista Vinicius Luiz conversou com o professor Marcus Taborda sobre o andamento das metas previstas no Plano Nacional de Educação.

Leia mais.

LIVRE EXPRESSÃO
A pluralidade de um movimento – Ivane Laurete Perotti – EXCLUSIVO
Ela! Ela de novo! Aquela mulher que espreitava por entre os cílios da alma nua: almas femininas dormem com os olhos esgazeados em regaços cobertos de rendas.

PESQUISA EDUCACIONAL
Formação inicial e continuada como fator de valorização da carreira docente nas políticas públicas educacionais – Cassiana Kusznerik e Marisa Schneckenberg – Jornal de Políticas Educacionais (UFPR)
O trabalho observa a formação inicial e continuada, relacionando-a como um dos fundamentos necessários para a valorização docente.

​CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Como a ciência pode melhorar a transparência na divulgação de pesquisas – Jornal da USP
Físico descreve práticas adotadas para ampliar a reprodutibilidade dos resultados de pesquisas científicas

Leia mais.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Decisões sobre a alocação de professores deve respeitar a necessidade dos alunos – CBN
No Brasil, é comum que os profissionais de educação mais bem colocados em concursos escolham em qual unidade de ensino querem trabalhar.

Leia mais.

​AMÉRICA LATINA
Al menos 14 escuelas afectadas por tomas y otras acciones a favor de la legalización del aborto – Clarin, Argentina
También están alcanzadas por las medidas dos sedes de la Universidad de Buenos Aires.

Leia mais.

PENSAR INDICA
Já conhece o TC Educa? Trata-se de softwere que monitora o cumprimento de metas do Plano Nacional de Educação (PNE) em todo o país. O TC Educa apresenta dados relativos ao cumprimento de quatro metas, foram escolhidos por serem consideradas as mais críticas dentro da educação básica por estarem aquém quanto ao atendimento ou por já terem prazos de cumprimento ultrapassados. Para facilitar o acesso ao programa, foi elaborado um tutorial que explica como podem ser acessados os dados dos Municípios e dos Estados em relação ao atendimento de crianças 0 a 5 anos na creche e na pré-escola (Meta 1A e 1B), dos jovens de 15 a 17 anos na escola (Meta 3A) e matriculados no ensino médio (3B).

INDICAÇÃO DO LEITOR
ABEPSS – É com muita honra e alegria que a ABEPSS, gestão “Quem é de luta, resiste” (2017-2018), convida todos e todas para o XVI Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social (ENPESS), cujo tema será “Em tempos de radicalização do capital, lutas, resistências e Serviço Social”. O evento acontecerá de 2 a 7 de dezembro de 2018, em Vitória, no Espírito Santo (ES).
Michely L. F. Vargas – Prezad@s colegas egressos e alunos da Pós-Graduação / FaE UFMG, a Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais convida pesquisadores, professores, profissionais e demais interessados na temática da segurança pública para o Seminário “Encarceramento, Violência e Saúde”, que será realizado no dia 21 de junho, próxima quinta-feira, às 14h no auditório sede da ESP-MG (Augusto de Lima, 2061). A entrada é gratuita, não sendo necessária a realização de inscrição.

TIRINHA
Ribs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *