Ano 6 – Nº 200 / quarta-feira, 30 de maio de 2018

EDITORIAL

Disputar os sentidos da educação!

Há 5 anos, quando criamos o jornal Pensar a Educação em Pauta, nossa intenção era contribuir para pluralizar as vozes na disputa pelo sentidos da educação. Para isso, esperávamos mobilizar, por um lado, a comunidade acadêmica da educação e, por outro, os(as) colegas professores(as) da educação básica para que manifestassem seus pontos de vista, elaborados a partir de pesquisas e/ou experiências, no espaço público. Leia mais.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 4 de junho vai relembrar os acontecimentos de maio de 68. Para isso vamos receber o professor da UFG, Apolo Lisboa.
Segunda-feira também tem as colunas Educação em Pauta e Pensando Bem, a Agenda da educação com os principais eventos da semana e a sessão especial Educação e Música.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

ENTREVISTA
“Docência é um trabalho em equipe”, afirma Claudia Costin– Bett Educar
Ex-diretora de educação do Banco Mundial, professora universitária e membro do Conselho da Universidade de São Paulo (USP), Cláudia Costin comenta sobre a figura do professor solitário em sala de aula tem que ser deixada no passado.

Entrevista com Robert Verhine (UFBA) | novo coordenador da área de Educação na Capes 2018-2022 – Anped
O professor Robert Verhine (UFBA) foi anunciado no último dia 06 de maio como o novo coordenador para a área de Educação para o quadriênio 2018-2022. Confira entrevista especial concedida ao portal ANPEd pelo pesquisador, que já havia exercido a função no triênio 2015-2007, como “representante”.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
Há duzentas edições atrás… – Isabella Brandão Lara –  EXCLUSIVO
Além da contribuição para a História da Educação, o jornal Pensar a Educação, em pauta hoje faz história e colabora com a educação no Brasil.

Toda educação é política – Dalvit Greiner – EXCLUSIVO
Ao final da musica, Brandão crava: “Se tivesses educação / tua vida tava a mil / tua fome tinha nome / tua guerra era civil”. Assim nos dá a chave do sucesso. A educação.

Pensar a Educação e a experiência de romper fronteiras – Virgínia Pereira da Silva de Ávila – EXCLUSIVO
Esta edição comemorativa marca o esforço coletivo de professores e alunos das mais diversas instituições de ensino que se dedicam à elaboração de reflexões, informações e produção de conteúdos sobre a educação brasileira e latino-americana.

Sobre o PIBIC do Ensino Médio – Alexandre Fernandez Vaz – EXCLUSIVO
O universo da pesquisa era um território distante para os que frequentam a escola, envolvidos com o estudo disciplinar e as provas, conflitos com professores, etc.

A complexa relação entre educação, pobreza e desigualdade social: o debate com professores da rede pública de ensino – Renata Simões e Hadassa Bremenkamp – EXCLUSIVO
No dia 10 de maio deu-se início ao curso “A prática pedagógica e o currículo na discussão da pobreza nos anos finais do ensino fundamental” objetivando ampliar as discussões sobre a pobreza e a desigualdade social.

O petróleo (da educação) é nosso – Carlos Henrique Tretel – EXCLUSIVO
O petróleo ser nosso ou não foi assunto dominante nos lares brasileiros enquanto se realizava a 1ª Conape, penso que o assunto foi tema inescapável também durante a sua realização.

Condições de trabalho de professores da rede privada não diferem da pública – Educação em Pauta – Marcus Taborda
Na coluna sobre educação do Jornal UFMG desta semana,  o jornalista Vinicius Luiz conversou com o professor Marcus Taborda sobre as demandas dos professores da rede privada.

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LIVRE EXPRESSÃO
Cebolas picadas – Ivane Laurete Perotti – EXCLUSIVO
Na trama das camadas, não só as cebolas misturam gases: o universo é resultante de combinações que, a depender do contexto, matam.

ENTREMEMÓRIAS
Leitura de domingo – Marileide Lázara Cassoli – EXCLUSIVO
Ao ouvirmos todas essas vozes negras, mulatas e mesmo brancas entoando uma canção que afirma que o gueto “sempre me acompanhará como um eco/ Será sempre esta música triste em meu coração” nos lembremos que o gueto é o local frequentado por minorias…

PESQUISA EDUCACIONAL

Projeto Equidade na Educação Básica em Curitiba: desafios, possibilidades e resultados – Raquel Aparecida Trindade, Rosa Lydia Teixeira Correa – Revista Práxis Educacional (UESB)
Este artigo analisa as possibilidades, desafios e resultados do Projeto Equidade na Educação do Município de Curitiba.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Ciência e sociedade no contexto das políticas públicas – Martha Marandino – EXCLUSIVO
É crescente o debate sobre as relações entre ciência e sociedade na perspectiva de se questionar modelos de produção e disseminação do conhecimento científico e tecnológico.

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EDUCAÇÃO PELO BRASIL
“Parir não é parar”, protestam estudantes da PUC – Terra Educação
Estudante de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica foi mais uma das vítimas de hostilização em sala de aula pelo professor ao ter levado sua filha à aula.

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AMÉRICA LATINA
Más de 100.000 jóvenes de 13 a 17 años están fuera del sistema educativo – Última Hora, Paraguay
Ministro plantea currículo diferente en Educación Básica y Media.

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PENSAR INDICA
Em tempos nos quais parte da população pede por intervenção militar, nada como apelar para a memória! Pensando nisso, o Pensar a Educação em Pauta aproveita a edição comemorativa de número 200 para indicar um portal com grande acervo sobre o período do regime militar no Brasil. O site Memórias da Ditadura, além de contextualizar a ditadura militar, também apresenta as diversas formas de resistência no período. Para as(os) professoras(es) há ainda uma seção específica, na qual é possível acessar sequências didáticas e sugerir formas de atuação em sala de aula.

INDICAÇÃO DO LEITOR
Priscilla Bahiense – O Conselho Latino de Ciências Sociais convida para os Seminários Virtuais de Junho de 2018. mais informações em www.clacso.org.ar

Adriana Maria Paulo da Silva – Chamada para publicação do Dossiê: Cotidianos, políticas e avaliação

O  dossiê pretende trazer a intensidade do debate atual no âmbito da avaliação educacional.  Buscam-se artigos que tragam estudos a respeito da avaliação educacional em suas relações com as dinâmicas escolares cotidianas, com as políticas, em suas esferas macro e/ou micro-estruturais, com as articulações entre as avaliações externas, cotidiano escolar e práticas docentes ou com os modos como os resultados são (re)significados pela escola e pelos/as professores/as.

Cotidianos, políticas e avaliação será publicado na edição n° 54 da Revista Teias (jul.- set. 2018). O prazo para submissão de artigos é até 25/07/2018. Os artigos devem ser enviados para a revista, de acordo do com as regras estipuladas na seção “Normas para Submissão”.

TIRINHA
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