Ano 6 – Nº 196 / sexta-feira, 04 de maio de 2018

EDITORIAL

Tragédias brasileiras:
Não é de educação que precisamos!

As elites brasileiras, sempre que confrontadas com as nossas imensas desigualdades, são  pródigas e rápidas em apontar a causa fundamental desse estado de coisas: a falta de educação. Primeiro, até meados do século XX, o problema era que faltava educação. Hoje, é que falta educação de qualidade. Esse argumento, apesar de reconhecidamente simplório, é incorporado e divulgado pelas mídias e por muitos profissionais tendo como efeito fundamental de postergar, para um futuro incerto, a necessidade de políticas e programas efetivos de combate às desigualdades. É por isso que, não poucas pessoas, são favoráveis a uma educação de qualidade para todos, mas absolutamente contrários às políticas sociais e de transferência de renda, por exemplo. Leia mais.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 07 de maio vai receber representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte para falar sobre a greve e as negociações com a prefeitura.

Segunda-feira também tem as colunas Educação em Pauta e Pensando Bem, a Agenda da educação com os principais eventos da semana e a sessão especial Cinema Falado.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

CONVITE À LEITURA
Sobre o livro “EDUCAÇÃO PARA A DEMOCRACIA: projetos inspiradores das professoras e professores do Brasil” – Ademilson de Sousa Soares – EXCLUSIVO
O livro discute a relação entre educação, política e democracia nos anos iniciais do ensino fundamental, nos anos finais do ensino fundamental, e no ensino médio.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
Como esvaziar presídios – Dalvit Greiner – EXCLUSIVO
Com um percentual de 61% de presos com ensino fundamental incompleto, o primeiro investimento a ser feito no processo de ressocialização deveria ser na construção de um programa educativo.

A Educação Física na escola já é legítima? – Aroldo Luis Ibiapino Cantanhede – EXCLUSIVO
Qual é o real objetivo da Educação Física na escola? Qual o real motivo para que ela possa ser uma disciplina obrigatória na Educação Básica? Ela está lá por conta do esporte, da saúde, ou da educação?

Memorização x subjetividade: contribuições construtivistas para a formação de agentes socioculturais – Vagner Luciano de Andrade – EXCLUSIVO
A escola com práticas construtivistas tende a interessar mais o educando, fazendo-o descobrir e desenvolver habilidades sem ser taxado ou imposto a uma sequência de conceitos teoricamente organizados em disciplinas.

Nota de Repúdio do NEPEI/FaE/UFMG à violência policial contra professoras da Educação Infantil de BH – Sind REDE BH
REPÚDIO à violência policial contra professoras, famílias e crianças em luta por carreira e salários dignos para professoras(es) da Educação Infantil do município de Belo Horizonte…

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SEÇÃO ESPECIAL: II CONGRESSO INTERNACIONAL PAULO FREIRE: O LEGADO GLOBAL
Deixemo-nos educar pelos oprimidos – Priscilla Bahiense – EXCLUSIVO
A mesa de abertura do II Congresso Internacional Paulo Freire lembra que os oprimidos sofrem ainda mais com a retirada de direitos básicos.

O Ato Pedagógico e o Ato Político – Yolanda Assunção – EXCLUSIVO
Conferência do II Congresso Internacional Paulo Freire ilumina o papel da educação no processo democrático e dá respaldo para a luta popular.

O amor e a alfabetização pela contra-hegemonia – Maria G. Lara – EXCLUSIVO
Os professores Carlos Calvo Muñoz e Donaldo Macedo participaram da conferência O legado da obra de Paulo Freire para a educação global contra-hegemônica, ao lado de Nita Freire, professora e viúva de Paulo Freire.

PESQUISA EDUCACIONAL
A inspeção da instrução pública na província de São Paulo (1836 – 1876) – Célia Maria Benedicto Gilio  Revista Linhas (UDESC)
O artigo apresenta uma síntese do desenvolvimento da inspeção da Instrução Pública na Província de São Paulo entre 1836 e 1876. A organização da instrução pública nas províncias do Império nesse corpus documental ampliado revela inspiração em modelos culturais de governança vindos de países da Europa e dos Estados Unidos da América do Norte.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
A ciência que não pode ser colocada em prática – Tiago Tristão Arteiro – EXCLUSIVO
A ciência reflete sobre a ação do ser humano no mundo, a tecnologia, as relações entre os indivíduos, a política, etc.

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EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Dia da Língua Portuguesa é festejado em SP ao lado de museu em obras – Jornal do Brasil
Uma extensa programação cultural gratuita comemora a partir de hoje o Dia Internacional da Língua Portuguesa, celebrado em 5 de maio.

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​AMÉRICA LATINA
Mariano Narodowski: “Para esta economía extractiva de poco valor agregado, no hace falta mucha educación” – La Nación, Argentina
“La escuela privada es la política educativa más lamentablemente exitosa de los últimos 50 años”.

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​PENSAR INDICA
Para aproximar a comunidade escolar dos gestores da educação pública, o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais apresenta o aplicativo Na Ponta do Lápis. Assim, gestores, educadores, educandos e toda a população podem buscar soluções para os problemas do cotidiano nas unidades de ensino. O app ajuda a monitorar o cumprimento das 20 metas e 254 estratégias estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação. Com ele, alunos, professores, funcionários e o cidadão em geral poderão responder questionários sobre a qualidade do serviço prestado pelas escolas públicas.

INDICAÇÃO DO LEITOR
Mauro Lúcio Amado: O Centro Cultural UFMG exibirá, entre os dias 3 e 29 de maio, às 19 horas, uma seleção de filmes de diversos gêneros da história do cinema com entrada franca. Na programação do CineCentro serão apresentadas películas consagradas pelo público e crítica. Foram selecionados oito filmes, sem preocupação cronológica, abordando estilos variados: musical, comédia, drama, romance, terror, crime/film-noir, aventura e faroeste. A intenção é convidar o público a conhecer, rever e se surpreender com os clássicos do cinema. O Centro Cultural UFMG fica na Av. Santos Dumont, 174 – Centro. Mais informações pelo telefone (31)3409-8280 ou no Facebook do Centro.

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TIRINHA
Armandinho

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