Menu

Ano 6 – Nº 190 / sexta-feira, 23 de março de 2018

EDITORIAL

Que Moral? Que civismo?
Por uma educação política, ética e democrática!

Toda a Educação sempre foi, até hoje, educação moral! Toda a educação escolar sempre foi, até hoje, educação moral e cívica! Historicamente não parece ter havido, no mundo ocidental, experiência de educação que não tenha sido um modo de inculcar nas novas gerações os valores, sensibilidades e comportamentos próprios ao governo da vida, seja por si mesmo seja, sobretudo, pelos outros. Centradas em seus próprios valores e regras comportamentais, as famílias e/ou comunidades sempre buscaram integrar, com maior ou menor sucesso,  as crianças e jovens ao convívio social. Para isso, sempre se valeram dos casos exemplares, seja como modelos de comportamentos seja como bodes expiatórios. Leia mais.

Construindo outras narrativas midiáticas sobre educação 
Foi realizada no dia 22 de março a abertura do XII Seminário Anual do Pensar a Educação Pensar o Brasil. O seminário que traz o tema “Mídias, Educação e Espaço Público” recebeu o professor Nelson Pretto (UFBA) para a conferência “Educadores-intelectuais públicos: construindo outras narrativas“.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 26 de março vai continuar a série de entrevistas sobre as perspectivas para a educação em 2018. É a vez de conhecer a agenda sindical. Para isso vamos receber a presidente da Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais e Coordenadora do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação do Estado de Minas Gerais a professora Beatriz Cerqueira.

Segunda também tem a Agenda da Educação com os principais eventos da semana, a coluna Educação em Pauta e a sessão especial Cinema Falado, com a professora Inês Teixeira.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

ENTREVISTA
Projeto SoFiA: a Educação fora da escola – Professora Claudia França
O programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 19 de março recebeu a professora do CEFET-MG Claudia França que contou sobre o projeto SoFiA, que realiza diversas atividades com as comunidades Cabana do Pai Tomás e do Aglomerado Serra.

​CONVITE À LEITURA
No seu pescoço, Chimamanda Ngozi  Adichie – Marcus Taborda
No primeiro Educação e Literatura de 2018 o professor Marcus Taborda fala sobre o impactante livro “No seu pescoço”, da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie.

ENTREMEMÓRIAS
A educação nos tempos do Grupo Escolar – Roberta Poltronieri – EXCLUSIVO
Professores, alunos, antigas cartilhas e mobiliários escolares de madeira da atmosfera que o Grupo Escolar conduzia para alunos frequentadores ainda estão presentes no cotidiano escolar.

​EDUCAÇÃO EM DEBATE
A uma, bala; a outra, flores! – Evelyn de Almeida Orlando – EXCLUSIVO
A busca pelo espaço feminino na cena pública e os modos de ser e estar nos jogos de poder que configuram a sociedade brasileira

Precisamos falar de Marielle, precisamos falar da mulher negra no Brasil! – Renata Duarte Simões – EXCLUSIVO
A imagem da militante vem sendo difamada por mensagens com teor ofensivo e insultuoso nas redes sociais, pois sua trajetória incomoda aqueles que defendem a manutenção dos privilégios para poucos.

Currículo do Ensino Médio: mais uma mudança? – Roberto Rafael Dias da Silva – EXCLUSIVO
Não seria adequado produzir uma escola de Ensino Médio, prec

Sistema Nacional de Juventude – SINAJUVE – Fernando Henrique dos Santos – EXCLUSIVO
Em 2013 foi promulgado o Estatuto da Juventude, dispondo sobre os direitos dos jovens, os princípios e diretrizes das políticas públicas de juventude e o Sistema Nacional de Juventude – Sinajuve.

Transpondo a sala de aula: descobrindo propostas e tipologias de cunho turístico – Vagner Luciano de Andrade – EXCLUSIVO
A escola e a sala “fechada” de aula, materializadas no sujeito/professor, se ampliam para a sala “aberta” de aula do mundo.

Eleições na Universidade: exercício de democracia?¹ – Alexandre Fernandez Vaz – EXCLUSIVO
Não sei o quanto tal disputa eleitoral é boa para a Universidade. É certo que em um país com experiência democrática tão precária, e com um espírito republicano ainda por ser construído, qualquer outra forma de escolha do reitor seria arbitrária, com forte risco de acabar sendo resultado de posição autoritária.

Institutos Federais de Educação Profissional: modelo de escola ou alvo de ameaça? – Tiago Tristão Artero – EXCLUSIVO
É preciso conhecer para valorizar os Institutos Federais, é fundamental lutar para manter e melhorar as condições de ensino em todos os níveis e esferas.

O veto de Temer à prioridade do Plano Nacional de Educação e a Alice no país das maravilhas – Raquel Angela Speck – EXCLUSIVO
O PNE é lei, e resultou do trabalho coletivo e da mobilização de toda a sociedade brasileira. Mas para que cumprir uma lei se é possível fazer outra para
descumpri-la?

O Direito e o Dever de fazer greve – Marcus Taborda
Professores da rede pública de ensino de vários estados estão se mobilizando por melhores salários e em protesto contra os atrasos e parcelamentos da remuneração. Na coluna desta semana o professor Marcus Taborda comenta com o jornalista Vinicius Luiz a respeito da valorização do professor.

Leia mais.

PESQUISA EDUCACIONAL
A requalificação urbana ou revalorização do solo? Os espaços de exclusão na cidade de Juazeiro-BA – Sidclay Pereira – EXCLUSIVO
Após a chegada dos grandes empreendimentos foi que a região passou a receber investimentos estruturais e, consequentemente, expulsando a população que ali vivia.

​CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Na última semana o Blog do Forum de Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas publicou uma nota sobre o assassinato de Marielle Franco. O Forum destaca a força e a vontade de continuar lutando no plano político por mais democracia, menos violência e mais políticas públicas e, no plano acadêmico, produzindo ciência e conhecimentos para tornar o país mais igualitário e democrático.

​Leia mais.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Em apoio à UNB, universidades públicas oferecem cursos sobre o golpe de 2016 – Rede Brasil Atual
Em defesa da Universidade de Brasília, que vai ministrar a matéria ‘O golpe de 2016 e o futuro da democracia no Brasil’, ao menos 10 instituições ofertarão conteúdo semelhante

Leia mais.

​AMÉRICA LATINA
Los chicos piden más educación sexual en las aulas – La Nación, Argentina
Ocho de cada 10 chicos del último año de secundaria dicen que educación sexual y violencia de género son temas que la escuela debería abordar y no lo hace.

​Leia mais.

PENSAR INDICA
Biblioteca Digital Mundial (WDL) disponibiliza na Internet, gratuitamente e em formato multilíngue, importantes fontes provenientes de países e culturas de todo o mundo. Seus associados são principalmente bibliotecas, arquivos ou outras instituições que possuem coleções de conteúdo cultural que contribuem para o site. Seus principais objetivos são: promover a compreensão internacional e intercultural; expandir o volume e a variedade de conteúdo cultural na Internet; fornecer recursos para educadores, acadêmicos e o público em geral; e desenvolver capacidades em instituições parceiras, a fim de reduzir a lacuna digital dentro dos e entre os países.

TIRINHA
Ribs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *