Ano 5 – Nº 183 / sexta-feira, 17 de novembro de 2017

EDITORIAL

A República e a Educação

A República brasileira completa 128 anos como um projeto inconcluso e, ainda assim, sob feroz ataque das forças conservadoras e reacionárias. Apresentada desde o início como um projeto político de governo do povo pelo povo, a ideia republicana comportava também um projeto cultural de alargamento da formação e da ação dos cidadãos, no qual a escola pública teria um papel fundamental. Leia mais.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
Na próxima segunda, dia 20 de novembro, o programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil receberá o estudante Gabriel Prado. Ele é um dos organizadores do livro “Manzo, ventos fortes de um kilombo”. A publicação apresenta a visão de mundo da comunidade quilombola Manzo Ngunzo Kaiango, em Belo Horizonte, através dos relatos de sua matriarca, Mãe Efigênia, e de uma de suas filhas, Cássia Cristina.

Segunda também tem as colunas Educação em Pauta e Pensando Bem e a Agenda da Educação. Além disso, o professor Marcus Taborda apresenta a Sessão Especial Educação e Literatura sobre a mais recente biografia de Angela Davis.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela  Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

ENTREVISTA
Prêmio Magda Soares – Professor Eduardo Mortimer
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 13 de novembro recebeu o vencedor do 1º Premio Magda Soares de Pesquisa em Educação. A homenagem tem o objetivo de valorizar e reconhecer o desenvolvimento de ações acadêmicas de professores aposentados da Faculdade de Educação da UFMG.

CONVITE À LEITURA
Tchernóbil são muitas – Libéria Neves – EXCLUSIVO
Proposta muito oportuna para este momento em que parecemos entorpecidos pela banalização das grandes destruições diárias, avalizadas pelo discurso do capitalismo amparado pelo discurso da ciência.

A ética da compreensão – Aleluia Heringer – EXCLUSIVO
Tudo ameaça: o discurso, o livro, o filme, a internet, a música, a conversa, a escola ou os amigos. Como impedí-los de circular?

EDUCAÇÃO EM DEBATE
Os rankings e o ingresso na universidade – Leandro Lente de Andrade – EXCLUSIVO
Historicamente, o rankeamento é próprio da civilização ocidental. Não é novidade – como muitos podem pensar – de um sistema capitalista nos modos atuais. O buraco é mais embaixo.

Animais domésticos ou selvagens: uma aula de compaixão – Vagner Luciano de Andrade – EXCLUSIVO
O abandono de animais domésticos e a forma como vemos os animais silvestres é um assunto que não pode faltar na sala de aula.

Relação entre famílias e escolas: perspectivas de análise – Roberta Poltronieri – EXCLUSIVO
A maioria das pessoas tem em suas trajetórias de vida, relações que desenvolve(ra)m com o sistema escolar no passado ou presente, assim também, a família em seus difusos arranjos domésticos é o berço primário das relações sociais posteriores.

Sobre a escolarização sem aprendizagem, o aprofundamento da desigualdade social e os assuntos proibidos – Raquel Speck – EXCLUSIVO
Vivemos um fenômeno crônico e circular de escolarização sem aprendizagem. Vivemos uma crise de aprendizagem, que denota também uma crise moral de nossa sociedade.

Reforma Trabalhista – Pensando Bem – Beatriz Cerqueira
Esta semana, a coordenadora geral do Sind-UTE Minas, Beatriz Cerqueira, fala sobre os impactos que a Reforma trabalhista vai provocar no mundo do trabalho e denuncia que o projeto do governo federal tramitou no Congresso Nacional sem ouvir as entidades sindicais e movimentos sociais.

PLANOS DE VISTA
Para que parem de fingir – Carlos Henrique Tretel – EXCLUSIVO
Agora, boa hora para PROGRAMAS DE GOVERNO PRÁ VALER, de maneira que nos seja possível identificar quem tem proposta de fato para que a Lei do PNE seja cumprida.

ENTREMEMÓRIAS
O cheiro da memória – Luiz Carlos da Paixão –EXCLUSIVO
As notas musicais, o cheiro da merenda, a correria no imenso pátio; enfim, tudo era infinito e fazia parte da minha expectativa frente ao mundo.

PESQUISA EDUCACIONAL
Os desafios e as possibilidades da pesquisa em Educação é tema de conferência – Cláudia Chaves Fonseca – EXCLUSIVO
O Grupo de Estudos em Educação e Culturas da PUC Minas promoveu, no dia 14 de novembro, a conferência intitulada Pesquisa em Educação: desafios e possibilidades

David Gonçalves Borges – O desmonte da educação do campo no nordeste brasileiro: diagnóstico, mapeamento e análise do fechamento de escolas do campo no estado do Piauí – Revista Linhas (UDESC)
Este artigo apresenta um diagnóstico a respeito do fechamento de 377 escolas do campo no estado do Piauí no ano de 2014, afetando mais de sete mil alunos. As regiões mais afetadas pelo fechamento das escolas foram precisamente aquelas com maior proporção da população residente em áreas rurais, ou seja, onde existe maior necessidade da existência destas instituições.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Pesquisa em comunicação pública da Ciência – Pensar a Educação, Pensar o Brasil
No programa da Rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil a professora Valéria Raimundo conversou sobre o Núcleo de Estudos  de Recepção e Mediações da Comunicação Pública da Ciência.

Leia mais.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Pais se mobilizam contra reajustes, negociam e até processam escolas – Folha de São Paulo
Sem resposta, os pais se organizaram em grupos de e-mail, Facebook e WhatsApp. Uma das listas no aplicativo de telefone chegou a ter mais de cem pessoas.

Leia mais.

​AMÉRICA LATINA
Académicas buscan acabar con la violencia en las universidades – Costa Rica Hoy, Costa Rica
Un grupo de académicas buscan definir acciones que permitan avanzar hacia la eliminación de las diversas formas de violencia que experimentan las mujeres en las aulas universitarias.

Leia mais.

​PENSAR INDICA
O aplicativo Artes e Literatura, aborda os principais elementos para a compreensão do Romantismo: processos de formação literária, estudo do texto literário, concepções artísticas, procedimentos de construção e muitos outros aspectos linguísticos. Desta maneira, o usuário pode compreer as relações entre sociedade, literatura, linguagem, construções e outros elementos, sempre de forma engajante e interativa. O aplicativo é gratuito e está disponível para Android e IOS.

​INDICAÇÃO DO LEITOR
Sandra Ribas – Congresso Nacional de Tecnologias da Educação

Tarcísio Mauro Vago – Confluências Negras

OPINIÃO DO LEITOR
Antônia A. Silva 
– em 11/11/2017 (EDITORIAL – Edição 182 – 10/11/2017 – O ENEM e os Direitos Humanos)
Muito oportuno esse editorial, abrangendo questões que chamam a pensar sobre as relações sociais e as relações de poder da Corte à plebe. Nossa tarefa de educar tornou-se ainda mais complexa, nesses tempos em que a liberdade de expressão é usada como fundamento, para a difusão das visões obtusas que servem aos interesses da classe dominante.

Participe do nosso jornal enviando sua opinião ou comentário para o e-mail: jornalpepb@gmail.com

TIRINHA
Vitor Teixeira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *