Ano 5 – Nº 182 / sexta-feira, 10 de novembro de 2017

EDITORIAL

O ENEM e os Direitos Humanos

Acompanhando as discussões sobre o ENEM e sobre direitos humanos nas últimas semanas, somos tentados a concordar com aqueles que acham que o Brasil é um país bizarro. No entanto, se aceitarmos essa qualificação, acabamos por não levar suficientemente a sério as contínuas agressões e violências sofridas pela democracia, pelo Estado de Direitos, pelos Direitos Humanos e por parte significativa da população brasileira, notadamente a mais pobre, a negra, a indígena, a feminina, a LGBT, para identificar alguns dos muitos alvos de investimento das milícias e grupos reacionários.
Leia mais.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
Na próxima segunda, dia 13 de novembro, o programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil receberá o professor da Faculdade de Educação Eduardo Mortimer. O professor ganhou o prêmio Magda Soares de Pesquisa em Educação da FaE/UFMG. O prêmio valoriza o trabalho de professores aposentados da FaE que tenham desenvolvido ações acadêmicas de destaque.

Segunda também tem as colunas Educação em Pauta com o professor Marcus Taborda, Pensando Bem, a Agenda da Educação e a Sessão Especial Ciência e Tecnologia.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela  Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

ENTREVISTA
Educomunicação – Professora Ana Rosa Vidigal
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 06 de novembro recebeu a professora Ana Rosa Vidigal (UNI-BH) para falar sobre educomunicação. Ela é líder do grupo de pesquisa Educomuni e coordena o projeto de extensão Educomunidade no Centro universitário.

CONVITE À LEITURA
Para lá do inverno – Cláudia Chaves Fonseca – EXCLUSIVO
A “pegada” política do livro de Isabel Allende, inegável, não é porém derrotista, mas esperançosa.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
Eleições comprometidas – Dalvit Greiner – EXCLUSIVO
Uma escola não apenas escolhe o seu diretor ou diretora: ela escolhe um projeto de futuro, o jeito político e pedagógico como ela pretende se relacionar com o governo e a comunidade.

A propósito de um antigo prognóstico – André Luiz Paulilo – EXCLUSIVO
Publicado em 1963 o livro Grandezas e misérias do ensino brasileiro anunciava alguns dos maiores problemas da expansão escolar que temos hoje.

Revisitar os estudos sobre a docência – parte II – Roberto Rafael Dias da Silva – EXCLUSIVO
A educação permanente, tal como esboçada por Schwartz, operaria nos âmbitos do ser, do fazer e do saber.

Educação patrimonial e paisagem local: Ecologia e Filosofia no Cemitério do Bonfim, Belo Horizonte – MG – Vagner Luciano de Andrade e Maria Mazzarello do Nascimento Pena – EXCLUSIVO
Apresentamos o cemitério como um recurso prático-pedagógico interdisciplinar para as aulas das Ciências Humanas, considerando que, conforme a idade, as visões da morte assumem aspectos diferentes.

Nova política nacional de formação de professores – Educação em Pauta – Marcus Taborda
O Ministério da Educação lançou recentemente uma política nacional de formação de professores com a meta de oferecer 80 mil vagas de residência pedagógica, abertura de vagas para segunda licenciatura pela Universidade Aberta do Brasil, entre outros pontos. De acordo com o MEC, parte dos docentes da educação básica leciona sem ter licenciatura ou precisa atualizar seus conhecimentos. Na coluna de hoje, o professor Marcus Taborda lembra que muitos professores atuam de forma precária devido à própria precariedade do sistema educacional brasileiro. Confira a conversa com o jornalista Vinicius Luis. A coluna Educação em Pauta é produzida pelo Núcleo de Jornalismo da Radio UFMG Educativa.

Reforma Trabalhista – Pensando Bem – Beatriz Cerqueira
Esta semana, a coordenadora geral do Sind-UTE Minas, Beatriz Cerqueira, defendeu a revogação da Reforma Trabalhista que entra em vigor a partir do dia 11 de novembro.  Ela falou sobre os impactos que a Reforma trabalhista vai provocar no mundo do trabalho e denunciou que o projeto do governo federal tramitou no Congresso Nacional sem ouvir as entidades sindicais e movimentos sociais.

Leia mais.

ENTREMEMÓRIAS
Memórias de ontem, histórias de hoje: tecendo as tramas da educação – Simone Santos Dias – EXCLUSIVO
Falo-vos do hoje, para que essa memória não se perca, para que teçamos juntos nossa própria história da educação.

PESQUISA EDUCACIONAL
Pesquisa em andamento – Psicanálise e Educação Inclusiva: Conversação com professores da classe regular e do Atendimento Educacional Especializado – AEE  – Rosilene de Brito Vasconcellos e Sarah Caroline Guedes Cardoso EXCLUSIVO
A pesquisa objetiva investigar um dos desafios da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva: a constatada dificuldade em se realizar um Trabalho Colaborativo entre os professores da sala de aula regular e os do AEE.

Ivan Amaro – A docência no armário: o silenciamento das relações de gênero nos planos de educação – Revista Espaço Pedagógico (UPF)
O trabalho busca problematizar os desdobramentos a partir da aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024), identificando de que forma as temáticas de gênero e sexualidade foram demarcadas na elaboração dos Planos Municipais de Educação (PMEs).

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Belo Horizonte realiza a 3ª Marcha pela Ciência – Yolanda Assunção – EXCLUSIVO
O evento reúne pesquisadores, gestores, estudantes e diversas pessoas e entidades ligadas à Ciência e Tecnologia.

Leia mais

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
III Encontro Nacional Rede Conectando SaberesMayara Capella Silva Cruz de Brito – EXCLUSIVO
O evento reuniu os 100 educadores de escolas públicas de diferentes regiões do país que se destacaram por práticas inovadoras e de excelência.

Leia mais.

​AMÉRICA LATINA
¿Qué enseñan los programas de educación sexual del MEP? – Costa Rica Hoy, Costa Rica
“El Estado costarricense está obligado a garantizar el derecho efectivo de sus estudiantes a una educación para la afectividad y sexualidad que sea integral, que forme para la vivencia del amor y sus diversas expresiones”, indicó Sonia Marta Mora como respuesta a la molestia de algunos sectores.

Leia mais.

​PENSAR INDICA
O Sistema Integrado de Acesso do Arquivo Público Mineiro (SIAAPM) foi criado pela Secretaria de Estado de Cultura e o Arquivo Público Mineiro (APM) com o intuito de democratizar a consulta aos acervos documentais de Minas Gerais. É uma plataforma onde as informações básicas sobre o acervo e parte dos documentos do APM que já se encontram no formato eletrônico. O sistema tem como finalidade facilitar a pesquisa, seja na sede da Instituição ou através da Internet. No SIAAPM já estão disponíveis, para consulta, instrumentos de pesquisa, milhares de documentos (manuscritos, iconográficos, cartográficos, filmográficos), a coleção da centenária Revista do Arquivo Público Mineiro e milhares de fichas catalográficas, entre outros.

​INDICAÇÃO DO LEITOR
Miguel G. Arroyo Passageiros da Noite do Trabalho Para a EJA. Itinerários Pelo Direito a Uma Vida Justa

Academia Mineira de Letras – No dia 10 de novembro, às 19h30, a Academia Mineira de Letras promove a palestra “Cenário de um contador de histórias – a poética de Josué Montello”, com o escritor Cláudio Aguiar. A entrada é gratuita.

Participe do nosso jornal enviando sua opinião ou comentário para o e-mail: jornalpepb@gmail.com

OPINIÃO DO LEITOR

Participe do nosso jornal enviando sua opinião ou comentário para o e-mail: jornalpepb@gmail.com

TIRINHA
Diogo Nascimento – EXCLUSIVO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *