Ano 5 – Nº 174 / sexta-feira, 15 de setembro de 2017

EDITORIAL

Arte não é para enfeitar!!!

Durante toda a semana foi caloroso o debate, na imprensa e nas redes sociais, sobre a atitude acovardada da direção do Santander Cultural de Porto Alegre de fechar a exposição “Queermuseu — Cartografias da diferença na arte brasileira”, que deveria ficar aberta até 8 de outubro, atendendo à pressão de pessoas ligadas ao Movimento Brasil Livre. Segundo a direção do centro cultural mantido pelo Banco Santander, a exposição não estaria atingindo o objetivo de “incentivar as artes e promover o debate sobre as grandes questões do mundo contemporâneo, e não gerar qualquer tipo de desrespeito e discórdia”. A alegação é por demais hipócrita e tenta esconder a sua submissão à pressão de grupos de direita que buscam censurar tudo aquilo que agride sua sensibilidade reacionária e seus interesses políticos. Leia mais.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
Na próxima segunda, dia 18, o programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil continua a discussão sobre Educação Inclusiva. É a hora de falar da realidade da sala de aula, para isso vamos receber a professora Luciana Chaves de Aguiar Pacheco. Ela é professora de Atendimento Educacional Especializado da rede municipal de ensino de Belo Horizonte e vai falar sobre o trabalho feito junto à estudantes com deficiência, professores e famílias.

Segunda também tem as colunas Educação em Pauta com o professor Marcus Taborda, Pensando Bem, a Agenda da Educação e a Sessão Especial Ciência e Tecnologia.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

ENTREVISTA
O que é incluir? – Professora Cláudia Barsand (PUC Minas) e Flavio Sacramento
No dia 11 de setembro o programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil recebeu a professora Cláudia Barsand da PUC Minas e o estudante de Educação Física e atleta de Rugbi em Cadeira de Rodas Flavio Sacramento. Os convidados discutiram os caminhos da educação inclusiva, os conceitos e as estratégias usadas cotidianamente na educação de pessoas com deficiência.

CONVITE À LEITURA
Educação sem retrocesso – Revista Brasileira de Educação Básica
A Revista Brasileira de Educação Básica convida os leitores a qualificar sua reflexão e sua prática cotidiana por meio dos textos deste número 5: são artigos e relatos que mostram experiência educacional viva, pulsante e aberta às novas gerações, além de uma belíssima entrevista com a professora aposentada da FAE-UFMG Magda Becker Soares, uma das mestras maiores da pedagogia brasileira.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
Lucas – Dalvit Greiner – EXCLUSIVO
Aberta a temporada de Conselhos de Classe nas escolas públicas municipais de Belo Horizonte. Em cada turma encontramos cinco alunos bons, cinco sofríveis e os demais vinte e cinco que fazem parte daquele intervalo do espectro que chamamos “normais”.

Existencialismo e Efemeridade na Educação: uma análise filosófica dos cemitérios, sua simbologia e impactos – Vagner Luciano de Andrade – EXCLUSIVO
Historicamente, os cemitérios compõem, junto com outros elementos humanos e naturais, a paisagem de um determinado lugar. Como componente dessa paisagem, carrega consigo um emaranhado de contextos socioculturais, alternando permanências e rupturas, espacialidades e temporalidades.

Cotas para refugiados na UFABC – Educação em Pauta – Marcus Taborda
A reserva de vagas para refugiados nos cursos de graduação da Universidade Federal do ABC foi o tema da coluna Educação em Pauta desta semana com o professor Marcus Taborda. Ele afirma que a iniciativa da instituição é um importante avanço na garantia de direitos em tempos de conservadorismo no Brasil e no mundo.

Sucateamento dos Serviços Públicos – Pensando Bem – Beatriz Cerqueira
Nesta semana, a coordenadora-geral do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), e presidenta da CUT/MG, Beatriz Cerqueira, afirma que o sucateamento dos serviços públicos é parte de uma estratégia para justificar o repasse à iniciativa privada através das privatizações. Para ela com a aprovação da lei de terceirização irrestrita, tudo na escola pode ser terceirizado, até os professores.  Acabam as carreiras, concursos e projetos político-pedagógicos.

Leia mais.

PLANOS DE VISTA
Juntos pela Educação – Carlos Henrique Tretel  – EXCLUSIVO
Não seria o presente momento, em que se discute escola de tempo integral, um bom momento para a Comissão de Educação da Câmara dos Vereadores fazer a primeira avaliação do PME de Mariana?

ENTREMEMÓRIAS
O projeto de educação nacional de José VeríssimoIsabela Lemos Coelho Ribeiro – EXCLUSIVO
Pensar a educação no Brasil constituiu uma problemática que preocupou muitos intelectuais em diversos períodos de nossa história. Nos deteremos aqui na obra A Educação Nacional, escrita por José Veríssimo em 1890.

PESQUISA EDUCACIONAL
ORIANI, Angélica Pall – Uma escola permanentemente provisória ou provisoriamente permanente? Avaliações das escolas isoladas paulistas em documentos oficiais (1907-1944) – Revista de História e Historiografia da Educação (UFPR)
O artigo analisa as avaliações das escolas isoladas contidas nos Anuários do ensino do estado de São Paulo (1907-1937) e nos Relatórios das delegacias regionais de ensino (1933-1944) para compreender a representação dessas instituições de ensino ao longo das décadas iniciais do século XX. Considera-se que nos processos de avaliação e de atribuição de sentidos às instituições de ensino primário, que evidenciavam as conquistas dos grupos escolares e a provisoriedade das escolas isoladas, propagou-se a imagem destas instituições como um constante “vir a ser”.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
A política e a ciência – Público
Precisamos de discutir melhor as consequências dos nossos actos e é a ciência que nos oferece uma grelha de trabalho para o fazer com rigor.

Leia mais.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Mineiros discutem a situação das Univeridades Federais e IFTs no Estado – Yolanda Assunção – EXCLUSIVO
Para os gestores, o baixo repasse de verbas exige que as instituições reduzam postos de emprego e coloquem em cheque a qualidade da educação publica.

Ser professor não é “bico”– Carta Educação
A presidenta da APEOESP, Maria Izabel Azevedo Noronha, fala sobre os ataques aos docentes e ao direito à educação.

Leia mais.

​AMÉRICA LATINA
“Ya no nos definimos solo por un título universitario” – Última Hora, Paraguay
El comunicador Estebán Morin fue invitado, en el marco de su ciclo de charlas ¿Cómo puede el sector privado liderar las grandes transformaciones sociales?

Leia mais.

​PENSAR INDICA
O site da Biblioteca Nacional de Portugal disponibiliza um diversificado conjunto de serviços para os leitores que a frequentam localmente e que utilizam os seus recursos por qualquer via remota. O seu patrimônio documental é vasto e diversificado com quase dez séculos de história. Como forma de disponibilizar o acesso a todo o seu acervo, foi criado o projeto Biblioteca Nacional Digital que possui cerca de 25.000 documentos digitalizados. Na coleção digital incluem-se documentos em acesso livre, e também conteúdos protegidos pelo Direito de Autor, que por este motivo estão acessíveis apenas na rede interna da Biblioteca Nacional de Portugal.  

​INDICAÇÃO DO LEITOR
I Prêmio Nacional Educação Ambiental em AçãoBere Adams
Seleção de atividades e ações práticas relevantes de Educação Ambiental, que foram e/ou estão sendo desenvolvidas e aplicadas em estabelecimentos de ensino públicos ou privados, de todo o País, de todos os níveis de ensino, e tem por objetivo compartilhar práticas de Educação Ambiental, de diferentes modalidades.

Semana Paulo FreireYolanda Assunção
Dos dias 19 a 22 de setembro a Ocupação Permanente da Faculdade de Educação (FaE) – UFMG, junto ao Território Walquíria Afonso Costa – FaE/UFMG e a REDE ESTRADO promove a Semana Paulo Freire. A programação do evento inclui rodas de conversa, oficinas, palestras e saraus.

Festival Literário Internacional promove programação especial para crianças e famílias – Naiara Rodrigues
O evento acontece no Centro de Referência da Juventude, localizado na Praça da Estação. Toda a programação é gratuita e se encontra disponível no site www.flibh.com.br.

O NEPEI – Núcleo de pesquisa Sobre Infância e Educação Infantil e o FMEI- Fórum Mineiro de Educação Infantil, convidam a todos para a sessão comentada do filme “Terreiros do Brincar”, no próximo dia 21-09, às 19:30, no auditório Neidson Rodrigues. Não será necessária a inscrição prévia e serão emitidos certificados de participação.

OPINIÃO DO LEITOR
Participe do nosso jornal enviando sua indicação para o e-mail:jornalpepb@gmail.com

​Joaquim Ramos – em 07/09/2017 (EDITORIAL – Edição 173 – 06/09/2017 – 195 anos da Independência; 90 anos da UFMG; 10 anos do Pensar a Educação no ar: Comemorar e Refletir) “Nesse cenário adverso em que vivemos, o nosso Programa de Rádio é pouco mais do que uma gota num mar sem fim”, contudo, é uma ação que se agrega a tantas outras – de brasileiros e brasileiras de boa vontade – para apontar caminhos possíveis. Parabéns à equipe do programa, todos e cada um, representa(m) bem mais que uma gota nesse mar sem fim… Em tempos de desesperança generalizada, ações como as desenvolvidas por esse programa de rádio é acalanto, acalento e um “rasgo” de esperança! Muito bom o Tatá ter lembrado da professora Maria do Carmo Xavier (Carminha)! Não são questões pequenas! Parabéns!

​Pedro Anversa – em 07/09/2017 (EDUCAÇÃO EM DEBATE – Edição 173 – 06/09/2017 – Diálogos possíveis: projetos intelectuais e a educação pública) Excelente o artigo escrito por Carolina Othero. De fato, compreender o trabalho desses autores é fundamental para nos situarmos quanto ao ensino público em nosso país, bem como para traçarmos os próximos passos. Parabéns também aos idealizadores do site.

Participe do nosso jornal enviando sua opinião ou comentário para o e-mail: jornalpepb@gmail.com

TIRINHA
Ribs

 

 

É permitida a reprodução dos textos exclusivos, desde que seja citada a fonte.

O conteúdo dos textos publicados pelo Pensar a Educação em Pauta é de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não expressa necessariamente as opiniões de seus editores.

Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822/2022

Coordenação Geral – Luciano Mendes de Faria Filho e Tarcísio Mauro Vago

Pensar a Educação em Pauta
Coordenação Geral – Priscilla Bahiense e Luciano Mendes
Diagramação: Diogo Nascimento e Maria G. Lara

Av. Antônio Carlos, 6627 – Belo Horizonte – MG – CEP: 31270-901
E-mail: jornalpepb@gmail.com – Telefone: (31) 3409-5355

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *