Ano 5 – Nº 173 / quarta-feira, 06 de setembro de 2017

EDITORIAL

195 anos da Independência; 90 anos da UFMG; 10 anos do Pensar a Educação no ar: Comemorar e Refletir

O mês de setembro, o seu início mais especificamente, é um momento importante para o Projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil – 1822/2022, para a UFMG e para o país. É tempo de comemorar e de refletir.
No dia 07 de setembro comemoramos 195 anos de nossa independência do domínio português.  Não resta dúvida que, simbolicamente, é um momento importante de rememorar, de comemorar e, sobretudo, de refletir. Se, por um lado, a ruptura dos laços com Portugal cria as condições para a construção do Estado e da Nação, por outro lado, ela inaugura também um modo de fazer política marcado pelas negociações pelo alto e em que os interesses da maioria da população são solenemente desconsiderados por nossas elites. Leia mais.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
Na próxima segunda o programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai receber a professora Cláudia Barsand da PUC Minas para falar sobre Educação Inclusiva. A professora coordena projetos de extensão e atua na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte com atenção à estudantes com deficiência.
Segunda também tem as colunas Educação em Pauta com o professor Marcus Taborda, Pensando Bem, a Agenda da Educação e a Sessão Especial Jovem Protagonista.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

ENTREVISTA
10 anos do Pensar a Educação, Pensar o Brasil – Professor Tarcísio Mauro Vago
No dia 4 de setembro o programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil comemorou 10 anos no ar. O programa especial recebeu integrantes da equipe de vários momentos durante os últimos 10 anos. Além disso, lembramos muitos dos âncoras e entrevistados que já passaram pelos estúdios da Rádio UFMG Educativa.

CONVITE À LEITURA
Discutindo gênero no espaço escolar: protagonismo feminino no filme “A fonte das mulheres” – Samara dos Santos Carvalho – EXCLUSIVO
Diante da complexidade da temática do feminismo e opressões de gênero, o uso do audiovisual em sala demonstra-se um primoroso recurso didático.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
A proletarização da profissão docente na escola pública: palavra de professor – Roberta Poltronieri – EXCLUSIVO
Nós professores somos vítimas de um sistema de precarização, que nos insulta a todo momento, quando nos pede para reproduzir as velhas e arcaicas práticas de ensino todos os dias, quando pede para avaliarmos os alunos por prova.

Potencialidades educativas das paisagens da APA Sul – Vagner Luciano de Andrade e Ludimila de Miranda Rodrigues Silva – EXCLUSIVO
Assim, a temática deste texto retrata o emprego da leitura de paisagens como instrumento educacional na conjuntura do patrimônio cultural representado pela serra do Rola Moça, região da APA (Área de Proteção Ambiental) Sul.

Jaculatória de singelezas ímpares – Dalvit Greiner – EXCLUSIVO
Esta é a lição desse governo ilegal. O que não é ou não está legal é tornado legal, conforme a vontade do mandatário geral que declara aquilo que considera legal.

Por onde andei – Cléa Mara Mattos do Prado – EXCLUSIVO
Não vou falar aqui da formação do professor, mas da equipe escolar que envolve pessoas com suas bagagens pessoais e profissionais. De um ambiente que busca oferecer serviços, porém tem características familiares, em sua maioria.

11 de Setembro (e o Brasil) – Alexandre Fernandez Vaz – EXCLUSIVO
Na manhã de 11 de setembro de 2001 eu participava de uma conturbada reunião do Conselho Universitário da UFSC, representando o Centro de Ciências da Educação. A reunião já se iniciara quando cheguei e ao sentar-me ao lado de um amigo, sou informado do ataque às Torres Gêmeas, em Nova York.

A Saúde Mental da UFMG – Educação em Pauta – Marcus Taborda
A saúde mental na universidade é um tema discutido constante e amplamente dentro e fora das instituições de ensino superior. Na coluna de educação desta segunda-feira o jornalista Vinicius Luiz conversou com o professor Marcus Taborda sobre esse tema. O professor defende que o tema seja amplamente debatido e que a universidade não pode ser apontada como única responsável pelo fenômeno.

Paredes que educam – Aleluia Heringer
As paredes educam, a vida em comunidade, a escola e os pais educam. De igual modo, podem deseducar ou atrasar processos.

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ENTREMEMÓRIAS
Diálogos possíveis: projetos intelectuais e a educação pública – Carolina Othero – EXCLUSIVO
A trajetória, as obras e projetos de intelectuais brasileiros que pensaram a educação podem ser tão valiosos para nós: eles podem ser nossos interlocutores num diálogo entre o presente e passado para a construção de futuros possíveis.

PESQUISA EDUCACIONAL
CASTRO, Cesar Augusto – Controlar e disciplinar a vida escolar: a ação da inspetoria da instrução pública no Maranhão (1844-1889) – Revista Linhas (UDESC)
Este trabalho trata da Inspetoria da Instrução Pública na Província do Maranhão. A Inspetoria foi criada em 1844 com a finalidade de controlar, disciplinar a vida escolar de professores e alunos e, ainda, definir as condições de organização e funcionamento das escolas e a seleção dos artefatos culturais (livros, móveis, cadernos, etc.) precisos para o ensino (público e particular) primário de discentes de ambos os sexos.

​CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Marcha Pela Ciência precisa dizer #vemprarua para os próprios cientistas – Direto da ciência
Professores, pesquisadores e pós-graduandos podem até acreditar que por meio das redes sociais, de manifestações internas e paralisações estão fazendo sua parte para mudar a situação. Mas não estão.

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EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Escola de SP usa argumento espúrio para proibir ‘calça legging’ – Pragmatismo Político
Diretora justificou a decisão: “Depois os meninos ficam atacados, passam a mão ou acontece alguma coisa, aí elas vêm reclamar conosco…”

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​AMÉRICA LATINA
¿Cómo se diseñó la “Reforma Secundaria del Futuro”? – La Nación
Cuando la semana pasada comenzaron a conocerse detalles de la reforma “Secundaria del Futuro” que el ministerio de Educación porteño comenzó a compartir con directivos de todas las secundarias porteñas, muchos especialistas en educación e investigadores del mundo académico mostraron sorpresa.

PENSAR INDICA
Escola Interativa é uma plataforma virtual, de interação dinâmica, onde é possível pesquisar e/ou inserir ou construir de forma colaborativa conteúdos relacionados à educação. Trata-se de um repositório de recursos digitais educativos que podem ser utilizados dentro e fora das salas de aula. A ideia é dinamizar o processo de ensino-aprendizagem, auxiliando no planejamento e no trabalho com competências, habilidades e conteúdos presentes no currículo da Educação Básica. Seu propósito é servir de apoio/suporte ao trabalho pedagógico, através da disponibilização de materiais que, por se tratarem de recursos digitais tais como vídeos, animações, jogos, etc, despertam o interesse e potencializam a aprendizagem.

​INDICAÇÃO DO LEITOR
​Lançamento da Política de Periódicos Científicos para Minas Gerais – Equipe Periódicos de Minas
Convidamos você para o lançamento da Política de Periódicos Científicos para Minas Gerais, que será apresentada ao público durante a Inova Minas FAPEMIG 2017 no dia 15 de setembro, sexta-feira, às 14h, no auditório do Memorial Minas Gerais Vale (Praça da Liberdade – BH/MG), com o lançamento do Portal Periódicos de Minas. O auditório possui capacidade máxima, portanto pedimos, por gentileza, que confirme presença se inscrevendo aqui.

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​OPINIÃO DO LEITOR
Mônica Correia Baptista – em 03/09/2017 (EDUCAÇÃO EM DEBATE – Edição 172 – 01/09/2017 – Miss Brasil 2017: interseções de classe, raça e gênero) Obrigada pelo texto, Sandro e Joaquim. Excelentes reflexões. Para que a gente não se esqueça nunca de que é importante lutar, juntos, homens e mulheres, para combater o machismo, o racismo e a injusta distribuição de renda neste país que anda precisando ser menos varonil e cada vez mais feminino.

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TIRINHA
Armandinho

 

 

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Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822/2022

Coordenação Geral – Luciano Mendes de Faria Filho e Tarcísio Mauro Vago

Pensar a Educação em Pauta
Coordenação Geral – Priscilla Bahiense e Luciano Mendes
Coordenação de Pesquisa e Diagramação: Sandra Ribas

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