Ano 5 – Nº 170 / sexta-feira, 18 de agosto de 2017

EDITORIAL

História da Educação: implicações para o presente

Durante toda esta semana centenas de alunos(as) e pesquisadores(as) de corte geracional e de níveis de formação dos mais variáveis estiveram reunidos no Campus da UFPB, em João Pessoa, no IX Congresso Brasileiro de História da Educação.  A comunidade de história da educação brasileira é uma das maiores e mais importantes do mundo. E, certamente, as pesquisas realizadas na área guardam grandes implicações com o presente.

Leia mais.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
Na próxima segunda no programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil vamos receber alunos e professores do Colégio Técnico da UFMG (COLTEC) para falar sobre a viagem de uma comitiva que visitou a China, no ultimo mês para uma imersão de 15 dias no país mais populoso do mundo.

Segunda também tem a Agenda da Educação, as colunas Educação em Pauta e Pensando Bem, e a sessão especial Educação e Literatura.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela  Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

ENTREVISTA
Você só da Aula? – Equipe do Pensar a Educação, Pensar o Brasil – EXCLUSIVO
O documentário “Você só dá aula?” vídeo foi apresentado na Semana Ser Professor, programação de recepção dos calouros da Faculdade de Educação da UFMG. A jornalista Claudia Fonseca, do Pensar a Educação, Pensar o Brasil, conversou com a diretora e uma das professoras entrevistadas durante a produção do vídeo.

Mais negros na Pós-graduação – Eduardo Levi e Silvia Regina
No programa de Rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 14 de agosto recebemos os integrantes do projeto Ações Afirmativas da UFMG, Eduardo Levi e Silvia Regina para falar sobre o projeto organizado por alunos e ex-alunos da pós-graduação da Faculdade de Educação da UFMG que mantêm um curso de  auxílio à pessoas negras que pretendem entrar para a graduação.

CONVITE À LEITURA
O Mistério da Cidade Velha – Claudia Chaves Fonseca – EXCLUSIVO
Livro infanto-juvenil de Marilene Pereira, jornalista belo-horizontina que vive há 25 anos em Cabo Verde, África Ocidental.

EDUCAÇÃO EM DEBATE

Mantendo a coerência – Dalvit Greiner – EXCLUSIVO
Escrevo sobre a noite de 2 de agosto de 2017, mais uma derrota do povo brasileiro por meio de sua Câmara de Deputados: mantiveram um presidente corrupto, prevaricador, imoral e ilegal. Mas, alguém esperava outro resultado?

Ouro Preto: uma viagem recente a história do Brasil colonial –Roberta Poltronieri – EXCLUSIVO
Nos momentos que estive andando pela antiga cidade de Vila Rica, muitos sentimentos vieram a mim, ao lembrar de histórias que fizeram parte de minha trajetória escolar, os textos que li nos livros didáticos.

Educação, cultura popular e superstições: o treze de agosto, um dia como qualquer outro – Vagner Luciano de Andrade – EXCLUSIVO
Agosto ganhou a fama de azar quando criado, recebendo a superstição de mês da inveja.

Autonomia na Educação Infantil –  Cléa M. M. Prado
Para construir e agir de forma autônoma a criança precisa conhecer os próprios gostos ou preferências, dominar habilidades e testar seus limites.

Discurso de Posse do Presidente Eleito da SBHE Prof. Carlos Eduardo Vieira
A SBHE é uma construção coletiva, sem donos ou hegemonias vocacionadas para a supressão da pluralidade. […] A direção que se pretende é justamente aquela que aponte para a pluralidade, seja em termos epistemológicos ou de representação regional ou institucional.

A liberdade de pesquisa – Educação em Pauta –  Marcus Taborda
Neste mês o Ministério Público Federal em Minas Gerais recusou representação feita anonimamente contra o “Grupo de Estudos e Pesquisas Marx, Trabalho e Educação” da Faculdade de Educação da UFMG. O Ministério Público entendeu que é preciso garantir o pluralismo ideológico e também da autonomia da universidade. Na coluna do dia 14, o professor Marcus Taborda, da Faculdade de Educação da UFMG, conversou com o jornalista Vinicius Luiz sobre o assunto. A coluna Educação em Pauta é produzida pelo núcleo de Jornalismo da Radio UFMG Educativa.

A necessidade de lutar contra as reformas do governo Temer – Pensando Bem – Professora Beatriz Cerqueira
Na coluna desta semana Beatriz Cerqueira afirma que não é hora de baixar a guarda e sim partir pra luta contra as reformas de Michel Temer. Ela lembra que é preciso aliar as lutas locais à luta de toda classe trabalhadora. A coluna Pensando Bem é uma parceria do PEPB com o Sind-UTE.

Quase metade das obras de creches e escolas públicas de programas do Governo Federal estão atrasadas ou paralisadas – Transparência Brasil
Os direitos humanos e as liberdades fundamentais são cada vez mais banalizadas em discursos supostamente assépticos e isentos que alguns grupos se arvoram em defender nas mídias e nas escolas.

PESQUISA EDUCACIONAL
MARQUES, Eugenia Portela de Siqueira – A implementação da Lei 10.639/2003 no estado de Mato Grosso Do Sul e a formação continuada de professores: uma perspectiva emancipatória e decolonial – Revista Contemporânea de Educação (UFRJ)
O artigo apresenta as mudanças trazidas pela Lei nº 10.639/2003, que provocou um deslocamento epistêmico no currículo escolar, com a inserção do ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira e possibilitou questionar a lógica hegemônica de uma cultura comum, de base ocidental e eurocêntrica, que subjugou e silenciou outras lógicas e outros saberes.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Novas maneiras de Popularizar a Ciência Thacyane Martinelli – EXCLUSIVO
Começa no próximo dia 21 de agosto o XV Congresso da REDPOP, em Buenos Aires com a temática “Conexões: Novas maneiras de popularizar a Ciência”.

Esta semana o Blog do Forum de Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas destaca a Carta do Prof. Bruno Rosado sobre a paralisação das aulas do Programa de Pós-graduação em Ecologia e Evolução da UERJ. Para o docente “não há possibilidade alguma da CAPES ignorar a calamidade científica que estamos vivendo no Rio de Janeiro e que os programas de pós-graduação da UERJ, e de todas as Universidades do Estado do RJ, não podem ser penalizados frente ao projeto piloto de desmonte que pretende-se implantar no Brasil inteiro. ”

Leia mais.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Conferência Nacional Popular de Educação debaterá alternativas contra desmonte do setor – Rede Brasil AtualEntre os objetivos do Conape 2018, com participação confirmada de 18 estados, estão o monitoramento das metas para o setor e a análise das medidas do governo Temer contra o Plano Nacional de Educação.

Leia mais.

AMÉRICA LATINA
Casi Nobel: reconocida en el mundo, pelea por un ascensor – La Nación, Argentina
La directora de la Escuela Rumania integra el grupo de los 40 mejores maestros para un prestigioso premio; enseña en un entorno marcado por la exclusión y la discapacidad.

Leia mais.

PENSAR INDICA
Incrível Pontinho Azul visa uma apresentação lúdica à pequenos conceitos científicos das disciplinas de química, física e biologia, abordados semanalmente em animações com até 3 minutos de duração, de modo a evitar que as crianças dispersem. A série de vídeos é direcionada tanto para os pais quanto para professores. O material pode ser utilizado de forma introdutória, como uma abordagem inicial à metodologia científica. O conteúdo está disponível no YouTube de forma gratuita.

INDICAÇÃO DO LEITOR
Cláudia Chaves Fonseca 
 O programa Educação em Movimento da próxima sexta-feira recebe os professores Wesley Lopes Da Silva, da Universidade de Itaúna, e Sandro Dos Santos, da Universidade Federal Dos Vales Do Jequitinhonha e Mucuri.

Participe do nosso jornal enviando sua indicação para o e-mail:jornalpepb@gmail.com

OPINIÃO DO LEITOR

Participe do nosso jornal enviando sua opinião ou comentário para o e-mail: jornalpepb@gmail.com

TIRINHA
Diogo Nascimento – EXCLUSIVO

This Post Has One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *