Ano 5 – Nº 167 / sexta-feira, 07 de julho de 2017

EDITORIAL    

A avaliação da Pós Graduação em Educação

No ano passado o Pensar a Educação em Pauta publicou uma série* de textos a respeito da avaliação quadrienal da Área de Educação. Naquela ocasião, estávamos finalizando o quadriênio (2013-2016) a ser avaliado em 2017. Os textos, de autoria do prof. Luciano Mendes, da UFMG, reconheciam a importância da avaliação, chamavam a atenção para a complexidade do tema e da constituição da própria área e alertavam para uma série de aspectos ainda indefinidos ou obscuros em relação à avaliação que se procederia. Leia mais.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO

No programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 10 de junho vamos entrevistar o professor da UFRJ, Ildeu de Castro Moreira, presidente eleito da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Segunda também tem a Agenda da Educação e as colunas Educação em Pauta e Pensando Bem.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM

ENTREVISTA

SBPC Afro & Indígena – O programa de Rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 03 de julho, deu sequência à série de entrevistas sobre a 69ª Reunião Anual da SBPC. Conversamos com a professora Shirley Miranda sobre a programação da SBPC Afro e Indígena.

CONVITE À LEITURA

Instrução Pública Primária no Brasil – Luciano Mendes de Faria Filho

O livro, Impasses e desafios à organização da instrução pública primária no Brasil(1890-1930), procura apresentar as questões que nortearam a disseminação do ideário republicano, constante nas mensagens dos presidentes dos estados de São Paulo, Rio Grande do Norte e Paraná, bem como a legislação educacional derivada no âmbito dos princípios da Primeira República, entre 1890 a 1930, tendo nos escolas primárias um dos seus principais vetores.

EDUCAÇÃO EM DEBATE

Sobre crises e vulnerabilidades: anotações díspares – Roberto Rafael Dias da Silva – EXCLUSIVO

Para produzir uma singela contribuição com os debates e lutas instaurados no 30 de junho, escolho outro caminho: interrogar as relações entre crises e vulnerabilidades, através de uma recente exposição das obras do artista sírio Abdalla al Omari. 

Paisagens do Quadrilátero Ferrífero: uma problematização pedagógica  – Vagner Luciano de Andrade e Ludimila de Miranda Rodrigues Silva – EXCLUSIVO

Não há nenhuma valorização dos inúmeros atributos ecológicos do QF e, para piorar a situação, quem repassa esta ideia errônea são os autores dos livros didáticos de Geografia. 

A pesquisa em humanidades – Educação em Pauta – Marcus Taborda

Na última semana o jornal Gazeta do Povo publicou uma reportagem que destacava trabalhos de Pós-Graduação de instituições públicas que o veículo considerava inusitadas e inúteis. Segundo o jornal, dissertações e teses bancadas por dinheiro público não teriam relevância, o que poderia explicar a ausência de um prêmio Nobel para o Brasil. Na coluna de hoje o professor Marcus Taborda, conversou com o jornalista Vinicius Luiz sobre o assunto e lamentou postura do jornal. A coluna Educação em Pauta é produzida pelo núcleo de Jornalismo da Radio UFMG Educativa

Projeto de Lei sobre combate à violência – Pensando Bem  – Professora Beatriz Cerqueira

Na coluna da semana, Beatriz Cerqueira, Coordenadora- geral do Sind-UTE/MG fala do Projeto de Lei sobre combate à violência escolar aprovado em 1o turno na Assembléia Legislativa de Minas Gerais- ALMG. O Projeto é uma iniciativa do Sindicato. 

Leia mais.

PLANOS DE VISTA

Apoiemos o Fórum Nacional Popular de Educação! Antes que seja tarde demais!!! – Carlos Henrique Tretel – EXCLUSIVO

O Fórum Nacional Popular de Educação se encontra instalado. Tudo muito bem. Bem, mas bem mesmo? Será que veio ele para ficar? Dizer a que veio? Encontrará ele estratégia vencedora para, de maneira bem objetiva, contribuir para que salvemos da lata do lixo o PNE?

PESQUISA EDUCACIONAL

SOUZA, Lânia Daniela Marta e RIBEIRO, Marcelo Silva de Souza – O perfil do gestor escolar contemporâneo: das permanências as incorporações para exercício da função – Revista Espaço do Currículo (UFPB)

O trabalho aborda algumas questões teóricas e suas questões práticas em relação as atividades do gestor escolar, tomando como recorte o contexto geral de instituições públicas da Educação Básica. Busca ainda compreender e discutir os desdobramentos das ações e as relações do gestor, via sua defasada formação.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Preparar para a produção e divulgação da ciência – Thacyane Martinelli -EXCLUSIVO

A Formação Transversal em Divulgação Científica da UFMG proporciona aos alunos a aquisição de conhecimentos básicos sobre pesquisa científica, capacitando-os para explorar e discutir possíveis relações entre ciência, tecnologia e sociedade.

Esta semana o Blog do Forum de Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas destaca o Seminário “A internacionalização das CHSSA: dimensões conceituais” realizado nos dias 22 e 23 de junho em Brasília. Além das mesas redondas e do evento e dos pesquisadores presentes, o blog apresenta as conclusões destacadas pela organização e Resposta da profa. Adriana Maria Tonini, Diretora de Engenharias, Ciências Exatas, Humanas e Sociais (DEHS/CNPq), às demandas do Fórum. A professora destaca que “é sempre bom caminhar junto com pesquisadores, visando sempre o crescimento e o desenvolvimento da ciência brasileira”. 

Leia mais.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL

Estudantes de classe média vão à escola pública por economia e para sair da “bolha” social – EL PAÍS

Busca por ambiente mais diverso faz famílias de classe média desistirem da rede privada. Em SP, o número de alunos que migrou para a rede pública aumentou em 25% em 5 anos

Escola modelo da USP tem falta de professores e alunos sem aula – Folha de São Paulo

A situação é reflexo da realidade financeira da universidade, que bloqueou contratações a partir de 2014 e realizou dois planos de incentivo a demissões voluntárias.

Leia mais.

AMÉRICA LATINA

Alumnos y políticos respaldan la continuidad de una directora – La Nación, Argentina 

La rectora del Mariano Acosta fue cesanteada por la Ciudad.

Leia mais.

PENSAR INDICA

No dia 18 de julho, de 15h30 às 18h00, no auditório A 104 do CAD 2, ocorrerá a mesa-redonda NOVOS CAMINHOS PARA A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, com os palestrantes, Vanessa Oliveira Fagundes (FAPEMIG), Ennio Candotti (SBPC/MUSA) e Natalia Pasternak Taschner (USP). A palestra faz parte da programação da 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), um importante fórum para a difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e de debates de políticas públicas para a ciência e tecnologia. A reunião é aberta ao público e com entrada gratuita.

INDICAÇÃO DO LEITOR

Yolanda Assunção – Livro organizado por Ana Valeska Amaral Gomes – Plano Nacional de Educação: olhares sobre o andamento das metas

Portal Literário – Identidade histórica do Cangaço é resgatada através do livro “Lampião, à Luz da Lei

Participe do nosso jornal enviando sua indicação para o e-mail:jornalpepb@gmail.com

OPINIÃO DO LEITOR

Diana de Cássia Silva – em 06/07/2017 (EDUCAÇÃO EM DEBATE– Edição 166 – 30/06/2017 –  O ignorado adoecimento mental dos estudantes universitários)

Parabéns pelo texto. Um alerta necessário.

Participe do nosso jornal enviando sua opinião ou comentário para o e-mail:jornalpepb@gmail.com

 

TIRINHA

Ribs

É permitida a reprodução dos textos exclusivos, desde que seja citada a fonte.

O conteúdo dos textos publicados pelo Pensar a Educação em Pauta é de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não expressa necessariamente as opiniões de seus editores.

Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822/2022

Coordenação Geral – Luciano Mendes de Faria Filho e Tarcísio Mauro Vago

Pensar a Educação em Pauta
Coordenação Geral – Priscilla Bahiense e Luciano Mendes
Coordenação de Pesquisa e Diagramação: Sandra Ribas

Av. Antônio Carlos, 6627 – Belo Horizonte – MG – CEP: 31270-901
E-mail: jornalpepb@gmail.com – Telefone: (31) 3409-5355

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *