Vol. 4, Nº 146 / Novembro de 2016 – sexta-feira, 25.

EDITORIAL

Escola de qualidade: como fazer?

Ao longo do século XX configurou-se um imaginário de que todos os problemas brasileiros eram decorrentes da falta de educação, confundida esta com a falta de escolas. Os diagnósticos sobre nossas mazelas, bem como os prognósticos a respeito de nosso possível progresso ou desenvolvimento tinham na ausência ou na presença da escola uma de suas estruturas mais elementares. Continue lendo.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO

Fique atento às atrações do programa de rádio “Pensar a Educação, Pensar o Brasil” do dia 28 de novembro de 2016.

 

Vamos receber o professor Marcelo Ricardo para falar um pouco sobre o livro “O nome atual do mal-estar docente”. A  publicação trata de um assunto muito alardeado, mas que não é tratado profundamente: o padecimento psíquico de professores que se dizem cada vez mais estressados, esgotados, angustiados, deprimidos, hipermedicalizados, em pânico ou desistentes.

 

Segunda também tem Educação em Pauta com o professor Luciano Mendes, a Agenda da Educação, a coluna Pensando bem e a Sessão Especial Jovem Protagonista.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM. Você também pode conferir os últimos programas aqui.

ENTREVISTA

“Políticas e questões raciais em Belo Horizonte” – Profa. Dra. Rosália Diogo

No dia 21 de novembro o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil recebeu a professora, jornalista e escritora, Rosália Diogo. Coordenadora do Festival de Arte Negra de Belo Horizonte e conselheira do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Belo Horizonte, a professora conversou conosco sobre a realidade de negras e negros no Brasil.

CONVITE À LEITURA

Fragmento e força: Minima Moralia, aos 65 anos – Alexandre Fernandez Vaz – EXCLUSIVO

Em 1951 foi publicado na Alemanha um dos mais importantes livros de Theodor W. Adorno, um volume relativamente breve que em sua constituição reúne grande parte dos temas e do esforço de síntese daquele que foi um dos maiores intelectuais do século vinte.

A Mulher-Fósforo, de Mariana Tabosa (Linguaraz Editor. 2016) – Luciano Mendes de Faria Filho – EXCLUSIVO

Desde que comecei a ler Adélia Prado, sempre me impressionou sua capacidade de fazer aflorar nas palavras a mundaneidade das experiências femininas e religiosas mineiras. Em suas letras, lá estão as muitas feminilidades e o enigma religioso, sempre temperado com o tempero mineiro que, às vezes, dói até os ossos. Mundaneidade altiva….

EDUCAÇÃO EM DEBATE

Blog Pensar a Educação

A avaliação da Pós-Graduação voltou a ser assunto no Blog Pensar a Educação. Embora o documento que norteia a avaliação para o triênio 2013-2016 tenha sido publicado nos últimos dias, o mais recente texto do Blog sobre a avaliação da pós-graduação em educação é uma proposta para a avaliação de 2021.  O Blog compartilhou, ainda na última semana, a Carta abierta en defensa de la democracia en la escuela brasilera. A carta/manifesto, que pode ser assinada por email, denuncia os ataques à liberdade democrática nas escolas brasileiras. 

Quarenta anos sonhando com o Ensino Médio – Dalvit Greiner – EXCLUSIVO

Desafio posto, desafio aceito. Afinal de contas, o que é esse tal de Ensino Médio com qualidade que se fala, se quer, se luta? Luta-se, de um lado, contra a PEC 241 ou 55 (depende do lugar onde se encontra) que retira os investimentos em educação, saúde e tudo o mais que não seja juros.

Se aprender é um processo criativo, só aprende quem se expressa – Tiago Tristão Artero – EXCLUSIVO

A dúvida que se coloca é: estão os(as) professores(as) cientes de que aprender é um processo criativo e se dá, principalmente, por parte do aluno? E que isso ocorre mesmo em aulas nas quais o(a) professor(a) não foi criativo (ou coerente) em sua elaboração? Podem, inclusive, discordar destas premissas.

Neurociência e Educação: Parceria para novas práticas? – Raphael Júnio de Carvalho Ferraz e Leonor Bezerra Guerra – EXCLUSIVO

Nos últimos 30 anos, as denominadas Neurociências têm esclarecido fenômenos relacionados às bases neurais do comportamento humano e suscitado o estabelecimento de suas interfaces com diversos outros campos do saber. Entre eles está o educacional, para o qual a Neurociência Cognitiva e a Neuropsicologia vêm contribuindo, dentre outros aspectos, com conhecimentos que fundamentam o trabalho dos professores em relação ao desenvolvimento de atividades estimuladoras da aprendizagem e ao uso de estratégias pedagógicas mais eficientes. 

O trato positivo das relações étnico-raciais: um desafio à Universidade posto pela lei 10.639/03 – Kelly Cristina Cândida de Souza – EXCLUSIVO

É indiscutível a importância da inclusão do estudo da Lei 10.639/03 nos cursos de formação inicial de professores como componente de uma construção formativa na perspectiva de uma educação para as relações raciais e para suas implicações na praticas de futuros docentes.

 

“Os impactos da PEC 55 para a classe trabalhadora” – Pensando Bem – Beatriz Cerqueira

A movimentação estudantil em todo Brasil contra a PEC 55 tenta barrar os  efeitos negativos na iniciativa. Na coluna desta semana Beatriz Cerqueira fala destes efeitos.

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OCUPAÇÕES

O protagonismo juvenil nas ações contra a PEC 241 – Kelli Suelli Geraldi da Silva – EXCLUSIVO

A atuação de jovens secundaristas e do ensino superior, ocupando escolas e faculdades, surpreendeu boa parte da sociedade, que julgava seus jovens de forma preconceituosa e com uma visão distorcida da realidade.

Violência da PM contra estudantes em Belo Horizonte mobiliza a sociedade – Yolanda Assunção – EXCLUSIVO

Após ação da Polícia Militar contra estudantes que manifestavam contra a PEC 55, diversas esferas da sociedade se posicionaram em relação ao comportamento da força de segurança.

“A truculência da PM contra estudantes da UFMG” – Educação em Pauta – Luciano Mendes de Faria Filho

Na manhã da ultima sexta-feira, 18, dezenas de estudantes participaram de um ato de protesto contra a PEC 55 (antes chamada de 241) realizado em uma das portarias do campus Pampulha da UFMG em Belo Horizonte. Em determinado momento a Policia Militar atirou balas de borracha e bombas de gás lacrimogêneo contra os manifestantes. Na coluna desta semana o professor Luciano Mendes conversou com jornalista Vinicius Luiz sobre o episódio.

A Coluna Educação em Pauta é produzida pelo núcleo de Jornalismo da Rádio UFMG Educativa.

Blog Palavra Ocupada

Esta semana o Blog Palavra Ocupada publicou diferentes tipos e gêneros textuais sobre as experiências nas ocupações contra a PEC 55 (antiga 241). Um deles, trata da sensível poesia sobre liberdade e as ocupações estudantis: “[Dizem que uma andorinha sozinha]” de Alice Bicalho. Pablo Heinrich trouxe, por meio da crônica “Não posso lavar as calças agora – onde estão as peças do quebra-cabeça?”, um desabafo sobre o cansaço físico, mental e psicológico dos alunos nas ocupações. Sobre os duros golpes que nossa democracia vem sofrendo, Bruna Stéphane estampa o blog com seu poema ”Hoje se fez a morte da democracia”. No texto “Mãos Dadas”, Robson Vieira reflete sobre suas percepções ao visitar a ocupação da Faculdade de Letras da UFMG. Fechamos a resenha dessa semana com a “Música Ocupa Icex”, escrita e cantada por ocupantes do ICEx, sobre a adesão desse e dos demais institutos da UFMG, ao movimento estudantil.

Justiça suspende decisão que determinou desocupação da UnB – Revista Gestão Universitária

A Segunda Instância da Justiça Federal suspendeu por 15 dias a decisão do juiz federal Itagiba Catta Pretta, da 4ª Vara Federal no Distrito Federal, que determinou a desocupação imediata das instalações da Universidade de Brasília (UnB). 

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PLANOS DE VISTA

Carta aos municípios: por um PNE pra valer! – Fernando Henrique dos Santos -EXCLUSIVO

Já faz dois anos que o Plano Nacional de Educação foi criado, e as metas para 2016, principalmente no que diz respeito à educação infantil (Meta 1), não foram concretizadas. A educação infantil, de responsabilidade dos municípios, é um desafio que necessitaremos que enfrentar, com todos as forças, fazendo valer o direito público subjetivo a educação expresso no art. 205 e 208 de nossa Constituição Federal.

ENTREMEMÓRIAS

A Escola Agrícola de Urutaí (1953-1963): formação de mão de obra para agropecuária – Silvia Aparecida Caixeta Issa – EXCLUSIVO

A Escola Agrícola de Urutaí (EAU) foi criada para atender a uma necessidade dasociedade e da economia rural da época, que necessitava do ensino técnico paradesenvolver a força econômica de Goiás, um estado voltado para a agropecuária. Acultura agrícola projetada e prescrita nesse tipo de instituição de ensino se manifestavanas práticas diárias desenvolvidas nas atividades pedagógicas.

PESQUISA EDUCACIONAL

SILVA, Andréia Ferreira da. Políticas de accountability na educação básica brasileira: um estudo do pagamento de docentes por desempenho. RBPAE, v.32, n.2, p.509-526, mai.-ago 2016.

O artigo estuda o estabelecimento de iniciativas de avaliação externa e de pagamento de professores por desempenho, as finalidades e formas que vêm assumindo nas políticas subnacionais, com destaque para as medidas adotadas na rede de ensino de Campina Grande.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Fala Ciência reúne propostas e experiência de Divulgação Científica em Minas – Yolanda Assunção – EXCLUSIVO

O evento que reúne palestras e workshops a respeito da Comunicação Pública da Ciência chegou à sua terceira edição, com atividades voltadas para pesquisadores, divulgadores e gestores.

A divulgação científica e a comunicação transmídia – Luiza Gabriela de Oliveira –EXCLUSIVO

3º Fala Ciência destaca a necessidade da articulação entre cientistas e profissionais da comunicação na divulgação científica.

Terceira edição do Fala Ciência mobiliza divulgadores de ciência do estado – Thayse Menezes – EXCLUSIVO

Evento realizado pela Agência Mineira de Comunicação Científica e pela FAPEMIG mostra os caminhos para despertar o interesse em Ciência.

Blog FCHSSA

Esta semana o Blog do Forum de Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadasdestaca a Nota de Instituições do Fórum de Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas contra a Violência Policial em Manifestações Estudantis no Brasil. O documento assinado por 62 entidades lembra diversos atos truculentos da PM contra estudantes que protestam contra a PEC 55. Outro destaque é a Portaria 204 publicada pela CAPES esta semana. A proposta dispõe sobre o recebimento, em fluxo contínuo, de projetos que solicitam o apoio da agência.

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EDUCAÇÃO PELO BRASIL

MEC vai lançar curso de formação em direitos humanos para professores – Gazeta do Oeste

Segundo Ximenes, o treinamento terá módulos de estudo online nos quais os professores terão acesso a temas como racismo, homofobia e bullying. A intenção é que eles tenham subsídio tanto para lidar com essas questões na escola quanto para levar os temas para a sala de aula.

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AMERICA LATINA

La educación superior que necesitamos – La Prensa, Nicaragua

Después de la Conferencia Mundial sobre la Educación Superior para el Siglo XXI, que tuvo lugar en París en octubre de 1998, varios organismos internacionales de financiamiento han venido lentamente modificando su visión sobre el papel estratégico de la educación superior en los esfuerzos conducentes al desarrollo.

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PENSAR INDICA

Fique por dentro da PEC 55 e de suas consequências para o Brasil com o aplicativo “Não à PEC 55 antiga 241”! Esse aplicativo não é partidário, nem possui filiação ou participação de nenhuma instituição. Foi elaborado e custeado por professores da UFMG, como forma de protesto contra a PEC 55, dentre suas atividades de mobilização de greve. No aplicativo você tem acesso à cartilhas, notas de entidades, estudos técnicos, artigos, vídeos, notícias e muitas outras informações sobre a mobilização nacional que pretende parar esse projeto inconstitucional, que trará grandes prejuízos ao nosso país.

INDICAÇÃO DO LEITOR

Sociedade Brasileira de História da Educação – Encontro anual do Grupo de Pesquisa Intelectuais da Educação Brasileira

Arminda Mourão – Convite para submissão de artigos para a Revista Amazônida

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OPINIÃO DO LEITOR

Vera Bolognini em 20/11/2016 (EDITORIAL – Edição 145 – 18/11/2016 –Tempos Sombrios III: UFMG Invadida pela PM!)

Recebam todos vocês, alunos/as, professores/as, direção e funcionários/as, a minha solidariedade e meu respeito e admiração cada vez maiores pela coragem de vocês em resistir a esse estado de coisas. Que as autoridades competentes não se furtem ao exercício da lei e que essas ações violentas das forças militares sejam devidamente responsabilizadas

Joaquim Ramos em 19/11/2016 (EDITORIAL – Edição 145 – 18/11/2016 –Tempos Sombrios III: UFMG Invadida pela PM!)

É esperar muito de governador que faz barganha com qualquer força política (só lembrar a forma com que entregou a PBH) e que está pouco aí para os movimentos sociais! Sejamos resistentes, pois mais chumbo grosso virá sobre os corpos de quem está, verdadeiramente, na luta! Parabéns pela coragem, Lu! Obrigado pela vigília, pela força e por demonstrar, na ação, de que lado está! Que façamos valer nossa voz: NENHUM DIREITO A MENOS!

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TIRINHA

Por Tiras Armandinho

É permitida a reprodução dos textos exclusivos, desde que seja citada a fonte.

O conteúdo dos textos publicados pelo Pensar a Educação em Pauta é de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não expressa necessariamente as opiniões de seus editores.

Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822/2022

Coordenação Geral – Luciano Mendes de Faria Filho e Tarcísio Mauro Vago

Pensar a Educação em Pauta
Coordenação Geral – Priscilla Bahiense e Luciano Mendes
Coordenação de Pesquisa e Diagramação: Sandra Ribas

Av. Antônio Carlos, 6627 – Belo Horizonte – MG – CEP: 31270-901
E-mail:  – Telefone: (31) 3409-5355

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