Vol. 1, Nº 012 / Julho de 2013 – sexta-feira, 05 de julho.

Concurso de ensaios: “Educação e Relações Étnico-Raciais nos Intérpretes do Brasil”

O Projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil – 1822/2022 e a Mazza Edições, de Belo Horizonte, lançam  o concurso nacional com o tema Educação e Relações Étnico-Raciais nos Intérpretes do Brasil. O concurso visa premiar os dois melhores ensaios escritos sobre a temática com valores de R$ 3.000 e R$ 2.000,00, respectivamente para o primeiro e segundo lugar, além da publicação dentro da Série Ensaios da Coleção Pensar a Educação Pensar o Brasil.

 

Carta do Brasil (de Eça de Queirós) – Por Eliane Marta Teixeira Lopes

“Carlos Fradique Mendes pertencia a uma velha e rica família dos Açores…” e é dele a carta que, não tendo sido enviada do Brasil, denomino Carta do Brasil. Uma carta que hoje, talvez, o Brasil ainda assinasse. É esta a história da educação que deixo que a carta fale.

A imprensa trata a educação como ela merece? – Por INESC

A resposta à pergunta do título é negativa, na visão dos convidados do Observatório da Imprensa, exibido em 10/07/12. O debate foi provocado por um telespectador do programa, indignado com a cobertura da greve nas universidades federais brasileiras.

A Educação na Imprensa Brasileira – Por ANDI e MEC

Apresentamos os resultados da pesquisa “A Educação na Imprensa Brasileira”, debatidos em seminário no dia 18 de maio de 2005, em São Paulo, por especialistas em educação, jornalistas de todos os estados brasileiros e autoridades. Conduzido pela ANDI e O Ministério da Educação, com o apoio da Unesco, o levantamento analisou 5.362 textos jornalísticos publicados por 57 jornais brasileiros ao longo de 2004.

Aprovar a PLC 41/2013 sem mudanças é essencial para financiar o direito à educação pública e saúde – Campanha Nacional pelo Direito à Educação 

A Campanha Nacional pelo Direito à Educação, rede composta por mais de 200 entidades distribuídas por todo país, expressa seu apoio ao texto do PLC 41/2013, aprovado na Câmara dos Deputados no dia 26/6 e que deve ser votado nos próximos dias no Senado Federal. Inclusive, solicita aos Senadores e Senadoras a aprovação integral do texto, sem quaisquer alterações.

Os desafios da Inovação em Minas – Professor Evaldo Vilela

O maior desafio para um estado ou país que deseja ser inovador é sistematizar os processos de inovação das suas empresas e dar maior velocidade a eles, ampliando a quantidade de cases de sucesso. Não adianta mais vivermos de casos isolados, um aqui e outro ali. A inovação tem que virar mania. Temos que nos inserir competitivamente no comércio global de produtos, processos e serviços inovadores, com qualidade e quantidade. Senão, pouco adiantará nossa contribuição para tornar nossas instituições e indústrias mais capazes.

Ranking traz ocupações com maiores salários – IPEA

A Diretoria de Estudos e Políticas Setoriais de Inovação, Regulação e Infraestrutura (Diset) do Ipea realizou um mapeamento sobre as ocupações de nível técnico e superior que mais geraram empregos e tiveram os maiores ganhos salariais entre os anos de 2009 e 2012 em todo o país.

Especialista defende medidas de médio e longo prazo para melhorar a educação no país – Jornal Estado de Minas

O especialista em financiamento para a educação Nicholas Davies avalia que medidas de curto prazo não vão atender às reivindicações feitas nas manifestações que ocorrem em todo o país para melhorar o nível da educação e da saúde. Professor de política de educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), Davies defende medidas de longo prazo para esses setores.

MEC institui ação Escola da Terra, para escolas que estejam no campo e em quilombolas – Jornal O Globo

O Ministério da Educação (MEC) instituiu, nesta quarta-feira (3), a Escola da Terra. A ação integra o Programa Nacional de Educação do Campo (Pronacampo) e foi publicada no Diário Oficial da União. O objetivo é promover a formação continuada de professores para que eles atendam às necessidades específicas das escolas do campo e que estejam situadas em comunidades quilombolas. Por meio deste programa, também serão oferecidos recursos didáticos e pedagógicos que atendam às especificidades formativas das populações em questão.

Educação e Cultura em BH – Jornal Estado de Minas 

Há alguns anos, isso parecia impossível. Os responsáveis pela aplicação da Lei Rouanet de Incentivo à cultura não queriam nem ouvir falar de projetos que passavam pela educação. A argumentação era tola: “Educação não tem nada a ver com Cultura.” Sabe-se exatamente que elas são siamesas, uma não pode viver sem a outra.

Royalties do petróleo na educação – Jornal Estado de Minas

A relação entre educação e desenvolvimento, conhecida há séculos, viveu período de descrédito no Brasil da segunda metade do século 20. Porém, nas últimas décadas, tal relação foi revalorizada e a educação passou a ser vista como uma das prioridades do país. Por outro lado, pouco se sabe sobre o tempo necessário para que a sociedade colha os frutos de ter sido mais e melhor educada. 

Estudantes e movimento negro pedem cotas na USP e desaprovam bônus – Agência Brasil

“Mais uma vez a USP demonstra que não quer discutir cotas. Todos os projetos que eles dizem ser para incluir a população pobre e preta não é cotas. A gente exige cotas, que é reserva de vagas. Ou seja, garantia de que vai ter população pobre e preta aqui dentro”, destacou Valéria Couto da Silva, estudante e membro do Núcleo de Consciência Negra da USP.

Entidades perderam representatividade com estudantes, diz sociólogo – Portal Terra

Distante do ambiente que tornou o movimento estudantil um dos protagonistas da história do País, a juventude atual mostra uma articulação capilarizada, capaz de potencializar as manifestações ocorridas em diferentes cidades brasileiras nos últimos meses. Nesse cenário, fica a dúvida sobre o quanto as entidades estudantis estão se adaptando ao novo perfil dos jovens brasileiros. 

7 caminhos para dar sentido ao ensino médio – Portal Porvir

Oferecer um ensino médio de qualidade, aqui ou em muitos países do mundo, é um grande desafio. Quando a população atendida é de baixa renda, então, os indicadores são ainda mais cruéis: são poucos jovens os que chegam a essa etapa da educação, menos ainda os que o fazem na idade certa (no Brasil, conclusão com até 19 anos), os que estão lá muito frequentemente têm acesso a um ensino de qualidade ruim, as taxas de evasão são altas e o aprendizado adquirido com as aulas normalmente é considerado insuficiente nas avaliações oficiais do governo. 

Ideologia do consumo na escola – Jornal Folha de São Paulo

Nos últimos dias, duas mães me contaram fatos acontecidos nas escolas que os filhos frequentam e que as deixaram bem aborrecidas. São dois exemplos que podem nos ajudar a pensar a respeito do papel da escola no mundo contemporâneo.

Vestibular: licenciaturas estão entre os cursos menos procurados – Portal Terra

Com salários baixos e condições de trabalho muitas vezes precárias, são poucos os jovens que se interessam pela carreira de professor. Os números dos vestibulares de grandes universidades do Brasil comprovam o desinteresse: os cursos de pedagogia e licenciaturas estão entre os menos procurados nas instituições de ensino superior brasileiras.

Equívocos de redação prejudicam trabalhos científicos brasileiros – Jornal da Ciência

Os pesquisadores brasileiros têm se esforçado para melhorar suas habilidades em redação, mas ainda cometem erros ao escrever uma tese ou artigo, segundo Gilson Volpato, especialista em redação e publicação científica. Para Volpato, professor do Departamento de Fisiologia do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista (Unesp), isso ocorre porque muitos pesquisadores não dominam ainda conceitos básicos da redação científica.

Desenvolvimento e ciências humanas – CONSECTI

A exclusão das ciências sociais e humanas do programa Ciência sem Fronteiras torna necessário explicitar sua importância estratégica. Desenvolvimento é promessa de bem-estar e corrida competitiva. Claro que para estarmos bem necessitamos de condições materiais adequadas. Talvez por isso sempre que se fale de desenvolvimento se pense, primeiro, em condições materiais e, depois, em saúde. Mas, como o desenvolvimento sempre se dá de forma desigual e combinada, é comum existirem lugares que proveem melhor bem-estar material e saúde do que outros. 

O social na fronteira das ciências – Por Luciano Mendes de Faria Filho

“O programa é muito interessante e apresenta grandes méritos, daí a quase unanimidade com que foi acolhido pela comunidade científica. No entanto, é de lamentar a ausência das ciências humanas e sociais. Talvez isso se deva à ideia de que o país ganharia muito pouco, ou nada, com o envio de estudantes dessas áreas ao exterior. O contrário ocorreria com as áreas das ciências exatas, das engenharias e de todas as outras que aparecem como prioritárias para o programa.

Ouça o programa “Pensar a Educação, Pensar o Brasil” da última segunda-feira, dia 01 de julho de 2013

Tema: “Retrospectiva de entrevistas realizadas no primeiro semestre de ano”

Sessão Especial: Educação e Cinema, com Rodrigo de Almeida

Pesquisa Educacional em Pauta: ProPosições

Este artigo relata uma pesquisa sobre o perfil do professor egresso do curso de licenciatura em Matemática da Universidade Federal de São João del-Rei e aborda a questão da atratividade da carreira docente entre esses sujeitos, especialmente no magistério na educação básica pública.

 

Boletim Pensar a Educação Pensar o Brasil 1822/2022

www.pensaraeducacao.com.br

www.facebook.com/pensaraeducacaopensarobrasil

twitter.com/pensareducacao

 

EQUIPE:

Coordenação: Luciano Mendes

Conteúdo e Produção: Isabella Brandão

Divulgação: Hercules Santos e Marcella Franca

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