Vol. 3, Nº 099 / Outubro de 2015 – sexta-feira, 02.

EDITORIAL

O concurso da UEMG e a desconstrução da universidade pública

A realização do concurso para a Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG, está se transformando, uma vez mais, numa batalha jurídica entre os candidatos e a empresa contratada para realizá-lo. Isso porque não estão sendo consideradas as especificidades acadêmicas que tal concurso requer. Continue lendo.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO 

No programa Pensar a Educação Pensar o Brasil de segunda-feira, receberemos o coordenador da Casa de  Gentil, Rafael Gonçalves. A instituição que fica em Raposos acaba de comemorar 3 anos de existência, buscando o empoderamento e o desenvolvimento social da comunidade. Com oficinas, eventos e ações a Casa de Gentil busca promover o convívio e a valorização da cultura da cidade da região metropolitana de Belo Horizonte.

Segunda também tem Educação em Pauta com o Professor Marcus Taborda, Reportagem Especial, Agenda da Educação com os principais eventos da semana e uma cobertura especial da 37ª Reunião Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação Pensar o Brasil vai ao ar pela rádio UFMG Educativa 104,5FM.

ENTREVISTA

“A crise Brasileira”

No Pensar a Educação Pensar o Brasil do dia 28, tivemos um bate papo especial sobre a crise brasileira. As impressões e os impactos do ajuste fiscal, das decisões do legislativo e também dos movimentos da oposição e da situação no âmbito federal. O professor Luciano Mendes de Faria filho fez considerações na área da educação, da pesquisa e da ciência e tecnologia.

CONVITE À LEITURA

OS PRAZERES DA NOITE: prostituição e códigos da sexualidade feminina em São Paulo (1890-1930) – Rebeca Oliveira e Alessandra Schueler – EXCLUSIVO

Com uma escrita primorosa, a autora nos conduz ao submundo da noite paulistana, e suas relações com o universo da prostituição, não apenas com a intenção de descrever suas minúcias, mas sim de buscar problematizar os estereótipos construídos em torno da prostituta e suas redes de sociabilidades – os clientes, os policiais, os cáftens, as cafetinas, os médicos, as instituições de amparo e as associações entre as meretrizes.

EDUCAÇÃO EM DEBATE

Pedagogia dos avós – Isaac Roitman – EXCLUSIVO

Que tal criarmos de maneira análoga às Associações de Pais e Mestres, às Associações de Avós e Mestres. Essas entidades poderiam mediar a presença constante dos avós nas escolas. Eles poderiam participar de várias atividades que certamente afetariam positivamente os netos.

Por que o bônus regional é ilegítimo? O caso Univasf – Marcelo Silva de Souza Ribeiro – EXCLUSIVO

Antes de mais nada é importante sublinhar que as chamadas políticas reparadoras, portanto, inclusivas em sua perspectiva maior, são necessárias, sobretudo em um pais com marcas profundas de desigualdades, como é o caso do Brasil. Assim, o bônus, como possibilidade em si, de um tipo de política reparadora pode ter suas pertinências.

O trabalho colaborativo como estratégia de redução da reprovação escolar – Renata Simões – EXCLUSIVO

Além da importância e necessidade de políticas públicas municipais e estaduais, é necessário que as instituições pesquisem as causas da reprovação e façam um diagnóstico dos problemas locais para criar políticas públicas internas adequadas.

La (in) definición de la especificidad de ser profesor – JorgelinaTallei – EXCLUSIVO

La desprofesionalización docente está marcada por múltiplesconflicto, entre loscuales citamos: desvalorización de lacarrera, luchas por lograr una mayorautonomíaenlosespacios educativos, mejores condiciones de carrera, masificación de laescuela, entre muchosotros.

Protagonismo dos estudantes: entre o individualismo e o empoderamento? – Roberto Rafael Dias da Silva – EXCLUSIVO

Atualmente, essa busca pelo protagonismo tem adquirido novos delineamentos e, inclusive, sendo reposicionada no interior de uma nova gramática educativa, com relações mais estreitas com as demandas do mundo da economia.

Universidades: interesse público e limites da crítica – Marcus Vinicius Corrêa Carvalho – EXCLUSIVO

A crise da instituição universitária muitas vezes é tratada como decorrência de diagnóstico melancólico de um mal-estar relativo a certo sentimento nostálgico que se ressente da perda de uma posição enobrecedora, circunspecta e ilustre que as universidades teriam tido no passado e que no presente haveria se esvanecido.

A Educação entre o pessimismo da razão e o otimismo da vontade – Otavio Henrique Ferreira da Silva – EXCLUSIVO

A educação não está precisando de heróis que de um dia por outro irão nos salvar dos descuidados sofridos e dos descasos aos oprimidos. Aliás, é bem improvável já a um bom tempo, que isso ocorra. 

Papel da universidade pública e o mestrado profissional em debate – UNICAMP Notícias

O mestrado profissional tem sido uma importante ferramenta para o aprimoramento dos professores da educação básica no Brasil, mas a universidade pública ainda precisa de um maior engajamento nessa área de aperfeiçoamento docente para contribuir de uma maneira mais ampla para a melhoria da educação do país.

“A questão do plagio” – Educação em Pauta – Professor Marcus Taborda

No inicio da semana, o então Ministro da Educação Renato Janine Ribeiro publicou em sua conta pessoal do Facebook uma notícia que denuncia a Ministra da Defesa Alemã de plagio. Segundo a matéria do espanhol El País, Ursula von der Leyen teria copiado seu trabalho de doutorado em medicina. Junto na notícia, informou que MEC vai lançar em breve uma iniciativa explicando o que é o plagio e suas implicações. Na coluna Educação em Pauta reprisamos uma conversa do professor Marcus Taborda Com o jornalista Vinicius Luiz sobre o assunto.

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ENTREMEMÓRIAS

Ayotzinapa, México: Crimen de Estado y encubrimiento de la élite política René Medina Esquivel  EXCLUSIVO

A pesar de los esfuerzos gubernamentales por encubrir este crimen, Ayotzinapa ha generado una explosión de movimientos y manifestaciones ciudadanas en México y por todo el mundo, y se ha convertido internacionalmente en un ícono de la impunidad, el autoritarismo y la indolencia del gobierno mexicano. 

PESQUISA EDUCACIONAL

DOURADO, Luiz Fernandes. Diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério da educação básica: concepções e desafios. Educação e Sociedade, Campinas, v.36, n.131, p.299-324, abr.-jun. 2015.

O artigo apresenta as novas diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério da educação básica, tendo por base o Parecer CNE/CP 02/2015, aprovado pelo Conselho Pleno do Conselho Nacional de Educação (CNE), em 9 de junho de 2015, e homologado pelo MEC em 24 de junho de 2015. 

Pesquisa em Andamento – A expansão da Educação Infantil na Região Metropolitana de Belo Horizonte: o caso da Creche Nossa Senhora de Belém no município de Lagoa Santa/MG (1985 – 1995) – Esmeralda de Oliveira Vieira  –EXCLUSIVO

Este projeto de pesquisa busca compreender elementos da expansão desta etapa da educação na região metropolitana de Belo Horizonte, analisando o processo de criação da Creche Nossa Senhora de Belém, situada no município de Lagoa Santa/MG e fundada em 1986.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Celso Pansera será o novo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

O deputado federal Celso Pansera (PMDB-RJ) foi anunciado pela presidenta Dilma Rousseff na manhã desta sexta-feira (2) como novo titular do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Ele substitui Aldo Rebelo, que assume o Ministério da Defesa. A transmissão do cargo acontecerá na próxima semana.

Vigília pela Ciência, Tecnologia e Inovação – SBPC Notícias

Reunidas hoje em Brasília, entidades que representam a Ciência, a Tecnologia e a Inovação no País, colocam-se em estado de vigília e alertam sobre o risco de instabilidade e descontinuidade das ações estruturantes em andamento.

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EDUCAÇÃO PELO BRASIL

O que o Brasil pode aprender em educação com a Finlândia? Por Claudia Wallin, de Helsinque – Diário do Centro do Mundo

“O Estado de Bem-Estar social finlandês desempenha um papel crucial para o sucesso do modelo, ao garantir a todas as crianças oportunidades e condições iguais para um bom aprendizado”, diz o educador Pasi Sahlberg, um dos idealizadores da reforma das políticas educativas da Finlândia nos anos 90.

Goiás, Pará e Espírito Santo querem privatizar gestão de escolas públicas – Rede Brasil Atual
Modelo usa organizações sociais para livrar governadores do dever de casa e é inspirado em experiência pernambucana que já não deu certo. 

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AMÉRICA LATINA

Más inversión en educación (Página 12, Argentina)
A menos de un mes de las elecciones presidenciales, el candidato del Frente para la Victoria (FpV), Daniel Scioli, acentúa su campaña. En territorio porteño firmó ayer un acta compromiso para llevar gradualmente la inversión en Educación “del seis por ciento al ocho por ciento del Producto Bruto Interno”. Antes, en su escala en Mar del Plata, solicitó a los trabajadores de la industria pesquera “no creer nada a aquellos que prometen soluciones mágicas”. En un día repleto de actividades, por la mañana encabezó el acto de egreso de setecientos policías locales, y luego asistió a la botadura de dos barcos de pesca.

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PENSAR INDICA

Programa de Estímulo à Criatividade na Educação Básica tem como objetivo, criar as bases para uma política pública de fomento à inovação e criatividade na educação básica.  Acreditando que é preciso possibilitar que estas inovações tenham impacto, criando pontes entre as comunidades envolvidas com a inovação e redes públicas de ensino bem como entre a produção acadêmica e a prática.

INDICAÇÃO DO LEITOR

Kassandra Muniz – Inscrições prorrogadas! IV Pensando Áfricas e suas Diásporas/ I Seminário de Formação UNIAFRO/  I Seminário sobre Culturas Indígenas na UFOP/ I Encontro de Pibids de Temática Africana e Indígena 

Maria Cristina Menezes – Ridphe em Revista

Maria Helena – Lançamento dos livros Série Novas investigações (Volume 7) e Série Textos Fundamentais (Volume 1)

Comissão de Eventos do Departamento de História – Seminários História UNIFESP

Comité editorial de la RMHE – Convocatória para “Premio Gregorio Weinberg a la Investigación en Historia de la Educación, la Ciencia y la Cultura Latinoamericanas”

Participe do nosso boletim enviando sua indicação para o e-mail 

OPINIÃO DO LEITOR

João Victor em 28/09/2015 (EDITORIAL – Edição 098 – 25/09/2015 – A comunidade acadêmica e a (con) fusão CAPES-CNPq)

Gostaria que continuassem os debates sobre o tema aqui no site. Muito interessante!

Participe do nosso boletim enviando sua opinião ou comentário para o e-mail 

TIRINHA

Clube da Mafalda

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Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822/2022

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Pensar a Educação em Pauta
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