Ano 3 – nº 094 / sexta-feira, 28 de agosto de 2015

EDITORIAL

A docência acuada e os rumos da educação

São tempos difíceis para os professores da escola básica brasileira. Não bastasse a corrosão de suas carreiras, salários e condições de trabalho, eles têm que, crescentemente, justificar suas ações e papéis sociais perante um sem número de sujeitos sociais: a burocracia desprofissionalizada a cada governo que fundar uma nova escola; às famílias, progressivamente mais sem tempo para a educação da prole e cada vez mais atentas às últimas novidades educacionais que leram na internet ou ouviram de algum palestrante profissional; aos meios de comunicação, cada vez mais ávidos pelas notícias fáceis e impactantes etc. Continue lendo.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO 

O reitor da UFMG, professor JAIME ARTURO RAMIREZ, será o convidado do programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 31 de agosto. Vamos conversar sobre o presente momento da Universidade e também o aniversário da instituição que completa 88 anos no dia 7 de setembro. Segunda também tem Reportagem Especial, a Agenda da Educação e o professor Marcus Taborda com a coluna Educação em Pauta.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação Pensar o Brasil vai ao ar pela rádio UFMG Educativa 104,5FM.

ENTREVISTA

“8º Congresso de Pesquisa e Ensino em História da Educação em Minas Gerais Professor Carlos Henrique de Carvalho (UFU) e Isabella Brandão

Entre os dias 24 e 27 de abril UFMG recebeu oitava edição do Congresso de Pesquisa e Ensino em História da Educação. Para 2015, o tema escolhido – Diálogos da História da Educação – promove reflexões sobre a História da Educação como um lugar de fronteira. Demanda a interlocução com outros campos disciplinares, como a política, as artes, os estudos sobre as práticas de escrita e leitura, a relação entre pesquisa histórica e arquivos, etc.

CONVITE À LEITURA

Anos 60: os movimentos que mudaram o mundo – Eliane Marta Teixeira Lopes – EXCLUSIVO

O passado não está morto, eu estou vivo, eu sou aquele mesmo que, naquele dia, naquele instante, fui. Esta frase, citada acima, expressa, com rara felicidade, o que senti ao ler o livro do professor, ex-reitor da nossa UFMG, um médico que publicou uma receita para estimular a memória e combater o torpor. 

EDUCAÇÃO EM DEBATE

O dia da Educação Infantil: um momento político – Otávio Henrique – EXCLUSIVO

A data foi escolhida para homenagear uma das principais lideranças das últimas décadas que defendeu o direito a vida e o bem estar das crianças, sendo reconhecida pelo seu trabalho em quase todo território brasileiro e a nível mundial, seu nome é Zilda Arns Neumann mais conhecida como Dr. Zilda Arns.

“Precisamos aprender que somos mais do que o que dizem que somos”…na escola? Com o cinema? – Marília Sousa Andrade Dias  EXCLUSIVO

A partir do momento em que o homem percebe diferenças e semelhanças entre sua comunidade e as demais, ele toma consciência de seu pertencimento a uma cultura. Constrói sentidos que influenciam e organizam suas ações quanto a concepção de si mesmo e dos outros.

A retirada do termo “gênero” dos Planos Estaduais e Municipais de Educação: algumas questões a pensar – Evelyn de Almeida Orlando – EXCLUSIVO

Diante da expressiva recusa pela temática nos Planos, parece mesmo que não fizemos o devido debate sobre a importância de se discutir gênero e sexualidades nas escolas, muito embora entre nós – pesquisadores da área de educação – esta seja uma temática já muito assentada.

Professoras exoneradas em Santa Luizia por poema erótico – Educação em Pauta – Marcus Taborda

Na sexta feira, dia 21, a Prefeitura de Santa Luzia informou a exoneração de uma professora e da vice diretora escola municipal Jaime Avelar de Lima. O desligamento da rede municipal foi uma decisão de uma comissão exclusivamente criada para analisar um caso ocorrido em abril deste ano. A professora passou o poema “Ciuminho Básico”, de Ana Elisa Ribeiro, para os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. O texto traz palavras populares atribuídas a partes íntimas do corpo humano. O material chamou atenção dos pais dos alunos que julgaram o poema erótico e inapropriado para os estudantes de 10 anos. Na coluna Educação em Pauta o professor Marcus Taborda conversou com o jornalista Vinicius Luiz sobre a decisão da prefeitura.

Leia mais.

ENTREMEMÓRIAS

Memórias do Grupo Escolar de Franca – SP – Gabriela Barbosa Indiano de Oliveira – EXCLUSIVO

O Grupo Escolar de Franca funciona até os dias atuais, mas hoje atende pelo nome de Escola Estadual Coronel Francisco Martins, sendo a escola mais antiga da cidade.

PESQUISA EDUCACIONAL

HOJAS, Viviani Fernanda. Concurso público para diretor na escola estadual paulista: expectativas dos órgãos centrais do ensino e concepções de diretores.Educação em Revista, Belo Horizonte, vol.31, n.2, p. 309-326, abr./jun. 2015.

Este artigo pretende identificar as expectativas dos órgãos centrais de ensino em relação à atuação desses profissionais e o pensamento administrativo que supostamente orientou e/ou orienta a administração das escolas públicas paulistas.

Pesquisa em andamento – Direito à educação: direito a que mesmo? – Geovania Lúcia dos Santos – EXCLUSIVO

Proponho-me a compreender se e em que medida a conclusão da educação básica entre adultos, pela via da Educação de Jovens e Adultos, e a posterior conclusão da formação de nível superior, em uma universidade pública federal, podem ser compreendidas como indicativas da efetivação do direito à educação junto a este segmento.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Reitor da UFSCar comenta em artigo que reflexões da 67ª Reunião Anual da SBPC continuarão repercutindo muito após o encerramento do evento – Jornal da Ciência

Hoje, estudam na UFSCar mais de 100 indígenas de 29 etnias brasileiras que, na SBPC Indígena, demonstraram as transformações provocadas pela sua presença na Universidade e o amadurecimento das reflexões que lideram, ao reivindicarem, por exemplo, a participação dos pesquisadores indígenas na formulação das políticas de CT&I brasileiras.

Leia mais.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL

‘A educação deve ser pensada durante a vida inteira’, diz Zygmunt Bauman – Jornal O Globo

‘Nosso sistema educacional é um poderoso mecanismo de, cada vez mais, reproduzir os privilégios entre gerações’, diz Bauman.

Leia mais.

AMÉRICA LATINA

Una Universidad de la Patria Grande (Página 12, Argentina)
Una universidad latinoamericana sostenida por redes sólidas de cooperación entre académicos e instituciones de los diferentes países, compuesta por centros diseminados a lo largo y ancho del territorio, pero hilvanados por un mismo propósito: trabajar con la mira fija en los intereses regionales y construir un andamiaje común que funcione como un escudo frente a las presiones externas. Una reivindicación histórica, pero también una decisión estratégica. 

Leia mais.

PENSAR INDICA

Poesia Concreta – o Projeto verbivocovisual – é formado por um grupo de poetas que, ao trabalhar de forma integrada o som, a visualidade e o sentido das palavras, propõe novos modos de fazer poesia, visando a uma “arte geral da palavra”.  

INDICAÇÃO DO LEITOR

Regina Célia – XII Ciclo de Debates, Oficinas e Mostra de trabalhos sobre Educação Inclusiva 

Álvaro Almeida –  Palestra “Comitês de Bioética: surgimento, evolução e independência das Comissões de Ética e dos Comitês de Ética em Pesquisa”

Participe do nosso boletim enviando sua indicação para o e-mail 

OPINIÃO DO LEITOR

Carlos Henrique Tretel em 22/08/2015 (EDITORIAL – Edição 0923 – 21/08/2015 – Educação de qualidade)

Concordo com a afirmação de que precisamos discutir as políticas públicas que impactam as escolas reais. 

Assim sendo, e em atenção à mensagem que compartilhei com vocês ontem, 21/08, comentando editorial de 10.07.2015 (e a educação continua…), recebi um interessantíssimo retorno da Secretaria de Apoio à Comissão de Educação (SACE) do Senado Federal, com quem também compartilhara a referida mensagem ao enviar-lhe cópia através do … . Leia Mais.

Ana Mae Barbosa em 25/08/2015 (EDUCAÇÃO EM DEBATE – Edição 093 – 21/08/2015 – Colonialidade e desobediência docente/Eduardo Junio Santos Moura)

Parabéns pelo ensaio de Eduardo Moura !Excelente precisamos de mais ensaístas do que de artigos acadêmicos para contar na CAPES

Participe do nosso boletim enviando sua opinião ou comentário para o e-mail boletimpepb@gmail.com

TIRINHA

Os Brasinhas

EDITORIAL

A docência acuada e os rumos da educação

São tempos difíceis para os professores da escola básica brasileira. Não bastasse a corrosão de suas carreiras, salários e condições de trabalho, eles têm que, crescentemente, justificar suas ações e papéis sociais perante um sem número de sujeitos sociais: a burocracia desprofissionalizada a cada governo que fundar uma nova escola; às famílias, progressivamente mais sem tempo para a educação da prole e cada vez mais atentas às últimas novidades educacionais que leram na internet ou ouviram de algum palestrante profissional; aos meios de comunicação, cada vez mais ávidos pelas notícias fáceis e impactantes etc. Continue lendo.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO 

O reitor da UFMG, professor JAIME ARTURO RAMIREZ, será o convidado do programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 31 de agosto. Vamos conversar sobre o presente momento da Universidade e também o aniversário da instituição que completa 88 anos no dia 7 de setembro. Segunda também tem Reportagem Especial, a Agenda da Educação e o professor Marcus Taborda com a coluna Educação em Pauta.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação Pensar o Brasil vai ao ar pela rádio UFMG Educativa 104,5FM.

ENTREVISTA

“8º Congresso de Pesquisa e Ensino em História da Educação em Minas Gerais Professor Carlos Henrique de Carvalho (UFU) e Isabella Brandão

Entre os dias 24 e 27 de abril UFMG recebeu oitava edição do Congresso de Pesquisa e Ensino em História da Educação. Para 2015, o tema escolhido – Diálogos da História da Educação – promove reflexões sobre a História da Educação como um lugar de fronteira. Demanda a interlocução com outros campos disciplinares, como a política, as artes, os estudos sobre as práticas de escrita e leitura, a relação entre pesquisa histórica e arquivos, etc.

CONVITE À LEITURA

Anos 60: os movimentos que mudaram o mundo – Eliane Marta Teixeira Lopes – EXCLUSIVO

O passado não está morto, eu estou vivo, eu sou aquele mesmo que, naquele dia, naquele instante, fui. Esta frase, citada acima, expressa, com rara felicidade, o que senti ao ler o livro do professor, ex-reitor da nossa UFMG, um médico que publicou uma receita para estimular a memória e combater o torpor. 

EDUCAÇÃO EM DEBATE

O dia da Educação Infantil: um momento político – Otávio Henrique – EXCLUSIVO

A data foi escolhida para homenagear uma das principais lideranças das últimas décadas que defendeu o direito a vida e o bem estar das crianças, sendo reconhecida pelo seu trabalho em quase todo território brasileiro e a nível mundial, seu nome é Zilda Arns Neumann mais conhecida como Dr. Zilda Arns.

“Precisamos aprender que somos mais do que o que dizem que somos”…na escola? Com o cinema? – Marília Sousa Andrade Dias  EXCLUSIVO

A partir do momento em que o homem percebe diferenças e semelhanças entre sua comunidade e as demais, ele toma consciência de seu pertencimento a uma cultura. Constrói sentidos que influenciam e organizam suas ações quanto a concepção de si mesmo e dos outros.

A retirada do termo “gênero” dos Planos Estaduais e Municipais de Educação: algumas questões a pensar – Evelyn de Almeida Orlando – EXCLUSIVO

Diante da expressiva recusa pela temática nos Planos, parece mesmo que não fizemos o devido debate sobre a importância de se discutir gênero e sexualidades nas escolas, muito embora entre nós – pesquisadores da área de educação – esta seja uma temática já muito assentada.

Professoras exoneradas em Santa Luizia por poema erótico – Educação em Pauta – Marcus Taborda

Na sexta feira, dia 21, a Prefeitura de Santa Luzia informou a exoneração de uma professora e da vice diretora escola municipal Jaime Avelar de Lima. O desligamento da rede municipal foi uma decisão de uma comissão exclusivamente criada para analisar um caso ocorrido em abril deste ano. A professora passou o poema “Ciuminho Básico”, de Ana Elisa Ribeiro, para os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. O texto traz palavras populares atribuídas a partes íntimas do corpo humano. O material chamou atenção dos pais dos alunos que julgaram o poema erótico e inapropriado para os estudantes de 10 anos. Na coluna Educação em Pauta o professor Marcus Taborda conversou com o jornalista Vinicius Luiz sobre a decisão da prefeitura.

Leia mais.

ENTREMEMÓRIAS

Memórias do Grupo Escolar de Franca – SP – Gabriela Barbosa Indiano de Oliveira – EXCLUSIVO

O Grupo Escolar de Franca funciona até os dias atuais, mas hoje atende pelo nome de Escola Estadual Coronel Francisco Martins, sendo a escola mais antiga da cidade.

PESQUISA EDUCACIONAL

HOJAS, Viviani Fernanda. Concurso público para diretor na escola estadual paulista: expectativas dos órgãos centrais do ensino e concepções de diretores.Educação em Revista, Belo Horizonte, vol.31, n.2, p. 309-326, abr./jun. 2015.

Este artigo pretende identificar as expectativas dos órgãos centrais de ensino em relação à atuação desses profissionais e o pensamento administrativo que supostamente orientou e/ou orienta a administração das escolas públicas paulistas.

Pesquisa em andamento – Direito à educação: direito a que mesmo? – Geovania Lúcia dos Santos – EXCLUSIVO

Proponho-me a compreender se e em que medida a conclusão da educação básica entre adultos, pela via da Educação de Jovens e Adultos, e a posterior conclusão da formação de nível superior, em uma universidade pública federal, podem ser compreendidas como indicativas da efetivação do direito à educação junto a este segmento.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Reitor da UFSCar comenta em artigo que reflexões da 67ª Reunião Anual da SBPC continuarão repercutindo muito após o encerramento do evento – Jornal da Ciência

Hoje, estudam na UFSCar mais de 100 indígenas de 29 etnias brasileiras que, na SBPC Indígena, demonstraram as transformações provocadas pela sua presença na Universidade e o amadurecimento das reflexões que lideram, ao reivindicarem, por exemplo, a participação dos pesquisadores indígenas na formulação das políticas de CT&I brasileiras.

Leia mais.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL

‘A educação deve ser pensada durante a vida inteira’, diz Zygmunt Bauman – Jornal O Globo

‘Nosso sistema educacional é um poderoso mecanismo de, cada vez mais, reproduzir os privilégios entre gerações’, diz Bauman.

Leia mais.

AMÉRICA LATINA

Una Universidad de la Patria Grande (Página 12, Argentina)
Una universidad latinoamericana sostenida por redes sólidas de cooperación entre académicos e instituciones de los diferentes países, compuesta por centros diseminados a lo largo y ancho del territorio, pero hilvanados por un mismo propósito: trabajar con la mira fija en los intereses regionales y construir un andamiaje común que funcione como un escudo frente a las presiones externas. Una reivindicación histórica, pero también una decisión estratégica. 

Leia mais.

PENSAR INDICA

Poesia Concreta – o Projeto verbivocovisual – é formado por um grupo de poetas que, ao trabalhar de forma integrada o som, a visualidade e o sentido das palavras, propõe novos modos de fazer poesia, visando a uma “arte geral da palavra”.  

INDICAÇÃO DO LEITOR

Regina Célia – XII Ciclo de Debates, Oficinas e Mostra de trabalhos sobre Educação Inclusiva 

Álvaro Almeida –  Palestra “Comitês de Bioética: surgimento, evolução e independência das Comissões de Ética e dos Comitês de Ética em Pesquisa”

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OPINIÃO DO LEITOR

Carlos Henrique Tretel em 22/08/2015 (EDITORIAL – Edição 0923 – 21/08/2015 – Educação de qualidade)

Concordo com a afirmação de que precisamos discutir as políticas públicas que impactam as escolas reais. 

Assim sendo, e em atenção à mensagem que compartilhei com vocês ontem, 21/08, comentando editorial de 10.07.2015 (e a educação continua…), recebi um interessantíssimo retorno da Secretaria de Apoio à Comissão de Educação (SACE) do Senado Federal, com quem também compartilhara a referida mensagem ao enviar-lhe cópia através do  . Leia Mais.

Ana Mae Barbosa em 25/08/2015 (EDUCAÇÃO EM DEBATE – Edição 093 – 21/08/2015 – Colonialidade e desobediência docente/Eduardo Junio Santos Moura)

Parabéns pelo ensaio de Eduardo Moura !Excelente precisamos de mais ensaístas do que de artigos acadêmicos para contar na CAPES

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