Vol. 3, Nº 093 / Agosto de 2015 – sexta-feira, 21.

EDITORIAL

Educação de qualidade

Nas últimas semanas um conjunto expressivo e variado de especialistas veio a público discutir a questão da qualidade da educação no país. O elemento detonador e catalisador desse movimento reflexivo foi a publicação, pelo INEP, das notas médias das escolas no ENEM do ano passado. Mais uma vez, o que mais chamou a atenção das mídias e dos comentaristas foram as escolas que estão no topo e, eventualmente, no final da lista do ranking produzido a partir de tais notas. Leia mais.

Demerval Saviani no Seminário Anual do Pensar a Educação Pensar o Brasil

No dia 27 de agosto o projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil retorna com a serie de conferencias do seminário anual “Das escolas Normais à Pós-Graduação: 180 anos de formação de professores no Brasil”. Celebrando a data, o segundo semestre começa com a presença do professor da Universidade Estadual de Campinas, pesquisador emérito do CNPq e Coordenador Geral do Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil”,Demerval Saviani. Ao longo dos mais de 40 anos de carreira, ele desempenhou papel de destaque na pesquisa educacional, especialmente nos campos da filosofia e da história da educação brasileira.

A conferência começa às 19h no Auditório Neidson Rodrigues na Faculdade de Educação da UFMG. Também é possível acompanhar a transmissão ao vivo através do www.youtube.com/pensarEdu ou pela www.radio.fae.ufmg.br. Todos estão convidados para participar presencialmente e também pelofacebook.com/pensaraeducacao

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO 

O assunto do programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 24 de agosto será o 8º Congresso de Ensino e Pesquisa de História da Educação de Minas Gerais. O evento sediado na Faculdade de Educação da UFMG recebe pesquisadores de todo estado. 

Segunda também tem Reportagem Especial, a Agenda da Educação, o professor Marcus Taborda com a coluna Educação em Pauta e a Sessão Especial Sons e Literatura no Ar.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação Pensar o Brasil vai ao ar pela rádio UFMG Educativa 104,5FM.

ENTREVISTA

“A carreira musical de Duzão Mortimer” – Musico e compositor Duzão Mortiimer

No dia 17 de agosto o Pensar a Educação, Pensar o Brasil recebeu o musico e compositor Duzão Mortimer que contou sobre sua carreira, desde a formação do grupo O Grande A até a produção do disco solo Trip Lunar

CONVITE À LEITURA

Memórias da Escola 5 – Cleide Maria Maciel de Melo – EXCLUSIVO

Quando lecionei Didática, nos cursos de licenciatura, frequentemente me lembrava dos meus tempos de professora na educação básica. Por isso, entre outras escolhas, também me ocupava em ampliar as sugestões/ideias para serem colocadas na “seção de atividades disponíveis” (ou caixa de ferramentas) aos futuros professores.

“O Homem que Odiava a Segunda-Feira” – Marcus Taborda – EXCLUSIVO

O professor Marcus Taborda apresenta o livro de Inácio de Loyola Brandão “O Homem que Odiava a Segunda-Feira”. Lançado em 1999 a obra continua muito atual e reúne cinco contos em que os personagens centrais têm como elo o horror, comum a quase todos nós, às segundas-feiras. Com humor delicado e sutil ironia, os contos de Loyola mostram um sarcástico retrato do país em que vivemos. A dica do professor Taborda foi ao ar no quadro Educação e Literatura do programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 17 de agosto.

EDUCAÇÃO EM DEBATE

Mitos sobre ser moderno na educação – docência! – Tiago Tristão Artero –EXCLUSIVO

A apropriação bastaria para nossa realização profissional, qualidade do nosso trabalho e solidez na nossa prática. Mesmo assim, quanto mais observamos nossa prática, mais notamos o quanto nos deixamos influenciar por mitos criados relativamente ao o que é ser um “educador(a) moderno(a)”.

Colonialidade e desobediência docente – Eduardo Junio Santos Moura –EXCLUSIVO

Um olhar detido no contexto brasileiro desvela um colonialismo interno, na medida em que a negação do pensamento freireano se dá na regionalização das relações de poder. A perspectiva neocolonial que cega e cerceia, considera inadmissível que um nordestino brasileiro seja capaz de produzir uma epistême que contemple a realidade educacional latino-americana.

Quando a realidade lancinante invade o seu plano de aula – Ana Luiza Jesus da Costa – EXCLUSIVO

Eis que, na noite anterior à aula, me deparo com o texto de Eliane Brum, publicado na coluna Opinião do jornal El País de 17 de agosto de 2015. Um cortante artigo sobre a maior chacina do ano ocorrida em São Paulo, dias antes, na região de Osasco e Barueri. Quando a periferia será o lugar certo, na hora certa? Este é o título.

As Escolas Militares do Brasil e o raio x do INEP – Parte II – Educação em Pauta – Marcus Taborda

A duas semanas o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP, divulgou os resultados do ENEM 2014 por escola. O levantamento realizado em parceria com o Ministério da Educação trás novos indicadores que pretendem avaliar e qualificar as instituições de ensino além dos rankings organizados pela mídia. Na coluna Educação em Pauta o jornalista Vinicius Luis conversou com o Professor Marcus Taborda sobre algumas características dos resultados divulgados.

Leia mais.

ENTREMEMÓRIAS

As memórias do professor Honorio Guimarães – Carlos Henrique de Carvalho –EXCLUSIVO

Sua fala vinha ao encontro do interesse de se organizar a cidade de Uberabinha dentro da proposta positivista de civilidade. Já que a sociedade evoluiria naturalmente, a cidade deveria acompanhar essa evolução, conformando-se às novas condições sociais, fruto do crescente processo de urbanização que ocorria no país.

PESQUISA EDUCACIONAL

DIAS, Adelaide et. al. Percepção dos alunos acerca das estratégias de promoção do sucesso educativo e envolvimento com a escola. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 32, n. 2, p. 187-199, abr./jun. 2015.

O objetivo deste estudo foi avaliar a relação entre a percepção dos alunos acerca das estratégias de promoção de sucesso educativo e o seu envolvimento com a escola.

Pesquisa em andamento – O Fomento à Pesquisa em História da Educação no Brasil no âmbito do CNPq no período 2009-2014 – Doutorando: Josenilson Guilherme de Araújo – EXCLUSIVO

O mapeamento dos dados do fomento à pesquisa conferido a área de Educação no período estabelecido, dar-se-á no Diretório dos Grupos de Pesquisa, na Plataforma Lattes e na Plataforma Carlos Chagas do CNPq, poderá permitir informações singulares sobre a pesquisa em História da Educação e os pesquisadores do campo.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Em Defesa das Universidades Públicas – Jornal da Ciência

Em manifesto, SBPC e ABC alertam para a situação crítica vivenciada neste momento pelas universidades públicas.

Leia mais.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL

Especialistas discutem o ranking das escolas no Enem 2014 – Portal Assembleia de Minas

O programa analisa os dados divulgados pelo INEP sobre as notas médias obtidas pelas escolas brasileiras no Enem 2014. Participam do Panorama os professores Luciano Mendes de Faria Filho, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), coordenador do projeto “Pensar a Educação, Pensar o Brasil” e Maria Alice Nogueira, também da UFMG, que faz parte do Observatório Sociológico Família-Escola.

Leia mais.

AMÉRICA LATINA

La UBA, entre las 200 mejores (La Nación, Argentina)
La Universidad de Buenos Aires está ubicada entre las 200 mejores del mundo, es la segunda en América latina (después de la de San Pablo) y la única argentina que se encuentra en el top 500 global, según el ranking elaborado por la Universidad de Shanghai, que acaba de darse a conocer.

Leia mais.

PENSAR INDICA

Projeto criado em 1970, o Cineduc busca entender e aprimorar a relação entre a produção audiovisual e o ensino. Nesses 40 anos de existência observou-se o crescimento enorme do volume de mensagens visuais, o advento do vídeo e da informática. Os meios de comunicação adquiriram grande poder e são hoje os verdadeiros construtores de visões de mundo e do gosto estético, em grande parte elaborados a partir de interesses de mercado. Com cursos, textos e outros mecanismos. O Cineduc busca capacitar professores para trabalhar com as linguagens audiovisuais nas escolas.

INDICAÇÃO DO LEITOR

Vera Lúcia Nogueira – Lançamento da Coleção Pensar a Educação Pensar o Brasil

Centro de Documentação e Memória – Exposição “O acervo CEDOC-FaE: organizando fontes para a História da Educação”

Maria Helena  e Ester Fraga – Convocação especial para projetos de sistematização de informações

Betânia Figueiredo – Divulgação do livro “Patrimônio Imaterial”

Sandro Vinicius – Livro: Crianças e Educação Infantil (Sandro Vinicius Sales dos Santos)

Sinpro/RS – Seminário Nacional Profissão Professor 

Váldina Gonçalves – V Seminário de Formação de Professores

Participe do nosso boletim enviando sua indicação para o e-mail 

OPINIÃO DO LEITOR

Participe do nosso boletim enviando sua opinião ou comentário para o e-mail 

TIRINHA

Armandinho

É permitida a reprodução dos textos exclusivos, desde que seja citada a fonte.

O conteúdo dos textos publicados pelo Pensar a Educação em Pauta é de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não expressa necessariamente as opiniões de seus editores.

Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822/2022

Coordenação Geral – Luciano Mendes de Faria Filho e Tarcísio Mauro Vago

Pensar a Educação em Pauta
Coordenação Geral – Priscilla Bahiense e Luciano Mendes
Coordenação de Pesquisa e Diagramação: Sandra Ribas

Av. Antônio Carlos, 6627 – Belo Horizonte – MG – CEP: 31270-901
E-mail:  – Telefone: (31) 3409-5313

https://zp-pdl.com/online-payday-loans-in-america.php https://zp-pdl.com/fast-and-easy-payday-loans-online.php http://www.otc-certified-store.com/urinary-tract-medicine-europe.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *