Vol. 3, Nº 092 / Agosto de 2015 – sexta-feira, 14.

EDITORIAL

Conflitos no Brasil: memória e esquecimento

Em meio à grave crise política e econômica pela qual passa o país, e cujos desdobramentos é impossível antever, é muito salutar que a CAPES, órgão ligado ao Ministério da Educação, publique um edital com o objetivo de selecionar e apoiar projetos que tomem como objeto de pesquisa os conflitos no Brasil. Leia mais.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO 

No programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 17 de agosto, recebemos o professor da Faculdade de Educação da UFMG e músico Eduardo Mortimer, o Duzão.

Segunda também tem Reportagem Especial, a Agenda da Educação e o professor Marcus Taborda em dose dupla: a coluna Educação em Pauta e a Sessão Especial Educação e Literatura sobre o livro  “Homem que Odiava a Segunda-Feira”, de Ignácio de Loyola Brandão.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação Pensar o Brasil vai ao ar pela rádio UFMG Educativa 104,5FM.

ENTREVISTA

“Janete Clair, TV Globo e a Ditadura, reflexões e atritos” – Historiadora e Mestre em História e Culturas Políticas, Gabriela Galvão

No primeiro programa do segundo semestre de 2015 o Pensar a Educação, pensar o Brasil recebeu a historiadora Gabriela Galvão para falar sobre seu trabalho de conclusão de mestrado intitulado “A Ditadura Militar Brasileira e a Telenovela: abordagem política, influências e censura nas obras Irmãos Coragem e Fogo sobre Terra”. A discussão passou pelos atores globais da década de 70, o espaço ocupado por Janete Clair na teledramaturgia, a censura e a ligação entre as novelas e a consciência coletiva.

CONVITE À LEITURA

Filmes e música: Cuba em destaque – Eugênio Magno – EXCLUSIVO

Como fiz no programa Cinema Falado desta semana, farei aqui também vou indicar não apenas um, mas dois filmes e uma música: Buena Vista Social Club e The sons of Cuba, os dois, produzidos por um cineasta pelo qual tenho grande admiração, o alemão Wim Wenders e a música Chan Chan com a Orquestra Buena Vista Social Club.

EDUCAÇÃO EM DEBATE

Na  Pátria  Educadora, os trabalhadores em educação são os arautos da esperança – Joaquim Ramos – EXCLUSIVO

A nova ofensiva da oposição não se limita a ataques retóricos, a manobras parlamentares ou a ações na esfera jurídico-política, e sim, busca fazer das ruas uma arena de luta política e conta, para o êxito dessas ações, com o apoio da grande mídia. Diante disso, como falar em pátria educadora?

Que Pai é o Pai do Dia dos Pais?– Matheus da Cruz e Zica – EXCLUSIVO

Que Pai é o Pai celebrado no Dia dos Pais? Ou que Pai queremos celebrar, para além da meia, da cueca, da gravata ou do lenço de presente…

(Sin) Fronteras para la integración regional – Jorgelina Ivana Tallei – EXCLUSIVO

Las fronteras marcan espacios legales, geográficos y temporales. Espacios simbólicos, marcas de contactos. Contactos lingüísticos y culturales que unen países y que van al encuentro con la diversidad, con lo plural. Muchas son las asociaciones que se realizan alrededor de las fronteras.

As Escolas Militares do Brasil e o raio x do INEP – Educação em Pauta – Marcus Taborda

Na ultima semana o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP, divulgou os resultados do ENEM 2014 por escola. O levantamento realizado em parceria com o Ministério da Educação trás novos indicadores que pretendem avaliar e qualificar as instituições de ensino além dos rankings organizados pela mídia. Na coluna Educação em Pauta o jornalista Vinicius Luis conversou com o Professor Marcus Taborda sobre algumas características dos resultados divulgados em especial o avanço as escolas administradas pela Polícia Militar.

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ENTREMEMÓRIAS

As memórias de Hélio Benício sobre Grupo Escolar João Pinheiro de Ituitaba, Minas Gerais – Ana Emília Cordeiro Souto Ferreira e Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro – EXCLUSIVO

A história da introdução do grupo escolar em Ituiutaba — então Villa Platina — vincula-se à ação política de Tobias da Costa Junqueira, que exerceu o cargo de prefeito (agente executivo, à época), em 1905. Uma vez ciente dos assuntos a ser tratados em seu mandato, apontou o analfabetismo com um problema que devia ser atacados com urgência.

PESQUISA EDUCACIONAL

BARROS, Eliana Merlin Deganutti de. O agir linguageiro e a prática de produção textual na escola. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, SC, v. 15, n. 1, p. 77-94, jan./abr. 2015.

Neste artigo, tendo como objeto de análise o processo de escrita de uma carta de reclamação ancorado na metodologia das sequências didáticas, apresentamos um panorama teórico do agir comunicativo, a fim de se chegar a um quadro conceitual da ação linguageira usado por nossa pesquisa de doutoramento (abordagem qualitativointerpretativa, de cunho etnográfico-intervencionista) como parâmetro para a análise da produção textual em situação de ensino-aprendizagem da língua.

Pesquisa em andamento – A trajetória de Aurélio Pires em análise: educação e sociabilidade intelectual mineira (1878-1937) – Luísa Marques de Paula – EXCLUSIVO

A proposta principal é analisar o itinerário público do intelectual mineiro Aurélio Egídio dos Santos Pires a fim de traçar e problematizar seu discurso, bem como de sua rede de sociabilidades, sobre o tema e a acepção de “educação” e de outras categorias próximas, como “instrução pública’, ao longo de um vasto período temporal.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Brasil e Paraguai assinam acordo em ciência, tecnologia e inovação – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

“A elevação da CT&I entre os vizinhos é um objetivo importante e desejável. Devemos fazer dessa reunião um marco das nossas relações, com cronograma, prazos e metas para nossas ações.”

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EDUCAÇÃO PELO BRASIL

Plano Municipal de Educação é aprovado sem o termo ‘gênero’ – Jornal Estado de São Paulo

1ª votação do Plano Municipal de Educação (PM) de São Paulo. O termo “identidade de gênero”, alvo do protesto entre entidades religiosas, foi deixado de fora do texto.

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AMÉRICA LATINA

Un amparo por los chicos de la villa 21 (Página 12, Argentina)
La Unión de Trabajadores de la Educación (UTE) presentará hoy un recurso de amparo ante la Justicia porteña para que el Ministerio de Educación de la Ciudad reincorpore a 16 trabajadores del centro educativo Construyendo Sueños, de Villa Soldati, que funciona desde hace ocho años para unos 200 jóvenes del barrio Fátima. 

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PENSAR INDICA

Secretaria de Direitos Humanos é responsável pela articulação interministerial e intersetorial das políticas de promoção e proteção aos Direitos Humanos no Brasil. Criada em 1977 dentro do Ministério da Justiça, a Secretaria recebeu status de ministério em 2003. Acesse o site e conheça as ações da SDH.

INDICAÇÃO DO LEITOR

Adalson Nascimento – Palestra: A organização do arquivo digital de Rodrigo de Sousa Leão: finalmente a prática

Marina Alves Amorim – Seminário: Educação e políticas públicas: experiências recentes de pesquisa

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OPINIÃO DO LEITOR

João Batista em 07/08/2015 (EDITORIAL – Edição 091 – 07/08/2015 – ENEM: os números e suas interpretações)
Um processo de seleção para as vagas no Ensino Público Superior em um país continental onde as diferenças sociais, por exemplo, são muito grandes, necessitaria no meu modesto modo de ver, de um nivelamento das escolas básicas nacionais, principalmente as públicas com as privadas, o que não ocorre, portanto não acredito que o ENEM seja democrático e assim, fica difícil comentar sobre números e rankings…

Marília Marques em 09/08/2015 (EDUCAÇÃO EM DEBATE – Edição 091 – 07/08/2015 – O papel do coordenador pedagógico no contexto escolar: implicações da sobrecarga de trabalho e dos desvios de função/Renata Duarte Simões)
Gostei muito do seu texto, Renata. Mostra uma realidade que não difere muito de outros municípios ou estados brasileiros. Aqui no Paraná (Curitiba), os pedagogos assumem a função por concurso interno (mudam de área de atuação – de professor para pedagogo), mas as condições de trabalho (aliada às fragilidades da formação) têm levado muitos profissionais à mesma situação que você descreve. Outros, apesar de terem clareza do seu papel, no interior das escolas, não conseguem efetivá-lo devido às condições de trabalho (faltam pedagogos nas escolas). É necessário reverter esse quadro!
Um abraço

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TIRINHA

Calvin e seus amigos

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