Ano 2 – nº 059 / sexta-feira, 26 de setembro de 2014

EDITORIAL

Do PNE ao SNE

Com o Plano Nacional de Educação recentemente aprovado pelo Congresso Nacional e sancionado pela presidente Dilma Rousseff, uma questão que vem à tona no debate educacional brasileiro é seu papel e sua contribuição para a constituição, no Brasil, de um verdadeiro Sistema Nacional de Educação.  A existência de um SNE que articule e dê organicidade aos vários sistemas de ensino existentes no país é uma reivindicação antiga, mas nunca realizada entre nós. De acordo com a avaliação dos ativistas e estudiosos mais otimistas, o PNE avança na criação de condições para que certas dificuldades estruturais que impediam a elaboração e a operacionalização do SNE sejam, se não removidas, pelo menos atenuadas.

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NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
Fique atento às atrações do programa de rádio “Pensar a Educação, Pensar o Brasil” do dia 29 de setembro de 2014
Para o próximo programa convidamos a Juíza da 331ª Zona Eleitoral de Minas Gerais, Claudia Helena Batista, que vai falar um pouco sobre o Projeto Eleitor do Futuro. Na segunda hora, acompanhe com a gente a coluna Educação em Pauta, com o Professor Marcus Taborda, Reportagem Especial e uma conversa muito interessante com integrantes do Núcleo de Comunicação e Acessibilidade da UFMG. Tem ainda agenda educativa, sorteio de livros e muito mais! Você pode ouvir pela internet acessando AQUITodas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação Pensar o Brasil vai ao ar pela rádio UFMG Educativa 104,5FM.

ENTREVISTA DA SEMANA
Eleições 2014 – Políticas Educacionais e os Planos de Educação no Brasil
Entrevistado: Donaldo Bello de Souza (UFRJ) EXCLUSIVO

PENSAR INDICA
“A doutrina do choque”– Eugênio Magno EXCLUSIVO

O filme que eu indico hoje é o documentário de média metragem, de 2009, “A doutrina do choque”, que trata do neoliberalismo global. Entre outras coisas, o filme mostra como as crises sociais facilitam a entrada em vigor de medidas econômicas impopulares, ao tirar proveito da anulação da vontade dos cidadãos.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios mostra recuo nas matrículas de escolas públicas nas escolas de ensino fundamental e médio e avanço nas escolas privadas – Marcus Aurélio Taborda de Oliveira
Especialista analisa os resultados da pesquisa 

Educação, História e Cinema – Evelyn de Almeida Orlando -​ EXCLUSIVO
A relação Educação (ou História)/Cinema já vem sendo largamente trabalhada nos cursos de Pedagogia e História como estratégia pedagógica para estimular debates.

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EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Falhas da educação inclusiva ainda deixam 140 mil jovens fora das escolas – Jornal da Ciência
A discussão sobre garantir o direito à educação inclusiva a todos os que têm deficiência é tema da Semana de Ação Mundial.

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AMÉRICA LATINA
Un país que se obstina en despreciar a los maestros – Clarín, Argentina
En la Puna el cielo es el más azul del planeta y no suele haber demasiadas noticias. Es un mundo quieto, que se queda en silencio a menos que alguien quiera contar. 

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CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Ministro Clélio Campolina defende em conferência mobilização de C&T para construção de sociedade igualitária – UFMG Notícias
Para o ministro, o processo de concentração de riqueza e marginalização social de alguns segmentos, que se consolidou a partir do período pós-guerra, vem sendo desmontado por “sopros de avanço” que repercutem atualmente no país.

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PESQUISA EDUCACIONAL
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação  Márcia Aparecida Jacomini
Neste artigo são analisadas 22 teses e dissertações produzidas no período de 2000 a 2010 sobre avaliação escolar no regime de progressão continuada. É um trabalho de revisão de produção acadêmica, com leitura completa dos textos e coleta das seguintes informações: referência bibliográfica, estrutura do trabalho, procedimentos metodológicos, objetivos, referencial teórico, conclusões, qualidade do resumo e contribuições para o debate. 

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Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822/2022
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E-mail: 
 – Telefone: (31) 3409-5313

Coordenação – Luciano Mendes de Faria Filho e Tarcísio Mauro Vago 

EXPEDIENTE
Equipe Pensar a Educação em Pauta

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