Ano 2 – nº 058 / sexta-feira, 19 de setembro de 2014

EDITORIAL

Ciência e Tecnologia nas eleições: silêncio comprometedor

Ciência, tecnologia e inovação são termos ausentes nas campanhas e nos debates que antecedem as eleições de 3 de outubro. Apesar da centralidade desses temas para os projetos e para as políticas de desenvolvimento social e econômico de qualquer país na contemporaneidade, os candidatos não os colocam no centro de suas preocupações quando buscam dialogar com o eleitor ou definir os aspectos centrais de suas plataformas. Leia mais.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
Fique atento às atrações do programa de rádio “Pensar a Educação, Pensar o Brasil” do dia 22 de setembro de 2014
Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação Pensar o Brasil vai ao ar pela rádio UFMG Educativa 104,5FM. Para o próximo programa convidamos o professor da UFRJ, Donaldo Bello de Souza que irá conversar com a gente sobre o PNE. Na a segunda hora, acompanhe com a gente a coluna Educação e Literatura. Tem ainda agenda educativa, sorteio de livros e muito mais! Você pode ouvir pela internet acessando AQUI.

ENTREVISTA DA SEMANA
Eleições 2014 – O Executivo Federal e suas atribuições para a Educação
Entrevistado: Luiz Araujo (USP) – EXCLUSIVO

PENSAR INDICA
As várias Fúlvias – Por Márcia Dárquia Nogueira da Silva – EXCLUSIVO

EDUCAÇÃO EM DEBATE
Fúlvia Rosemberg: uma história de dedicação em prol da infância, dos negros e das mulheres  Por Sandro Vinicius Sales dos Santos – EXCLUSIVO 

Especialista afirma que há muitos problemas na formação dos profissionais da educação – Por Marcus Aurélio Taborda de Oliveira   

Leia mais. 

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Além do DF, MEC vai certificar mais 207 municípios livres do analfabetismo –Por Najla Passos – Carta Maior
Após declarar o Distrito Federal a primeira unidade da federação livre do analfabetismo, o Ministério da Educação (MEC) se prepara para certificar, até o final do 2014, mais 207 municípios que conseguiram atingir a meta de ensinar mais de 96% da sua população a ler e escrever.

Leia mais.

AMÉRICA LATINA
Alumnos y dinero – El País, Uruguay
Cómo saber si un país está gastando lo suficiente en educación? La pregunta no es sencilla, entre otras cosas porque no es fácil elegir un indicador. 

Leia mais.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição Especial: Dossiê Ciências sem Fronteiras
Fronteiras da ciência – Por Renato Lessa – Ciência Hoje
Ao retirar as humanidades das opções de estudo no exterior e excluir Portugal dos destinos possíveis, programa do governo no campo da educação impõe novas fronteiras ao conhecimento, aponta Renato Lessa em sua coluna na CH.

Leia mais.

PESQUISA EDUCACIONAL
Educação Inclusiva no ensino superior: políticas públicas de acesso às pessoas portadoras de deficiência – Por Manuela Atique e Hugo Zaher
A educação inclusiva no ensino superior é direito fundamental da pessoa humana, atendidos os requisitos de mérito e capacidade, e se dá mediante a implementação, por parte do Poder Público competente, de uma série de medidas quantitativas e qualitativas na educação para evitar a exclusão de minorias, dentre as quais as pessoas portadoras de deficiência. 

OPINIÃO DO LEITOR

Participe do nosso Boletim enviando sua opinião ou comentário para o e-mailboletimpepb@gmail.com

Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822/2022
Av. Antônio Carlos, 6627 – Belo Horizonte – MG – CEP: 31270-901
E-mail: 
 – Telefone: (31) 3409-5313

Coordenação – Luciano Mendes de Faria Filho e Tarcísio Mauro Vago 

EXPEDIENTE
Equipe Pensar a Educação em Pauta

O conteúdo dos textos publicados pelo Pensar a Educação em Pauta é de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não expressa necessariamente as opiniões de seus editores.

https://zp-pdl.com https://zp-pdl.com/best-payday-loans.php http://www.otc-certified-store.com/respiratory-tract-medicine-usa.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *