Ano 2 – nº 055 / sexta-feira, 29 de agosto de 2014

EDITORIAL

A crise da USP e os paradoxos das universidades brasileiras

Por razões diversas, os mais diferentes sujeitos têm ocupado as mídias dando  destaque, nos últimos meses, aos grandes problemas pelos quais passa a Universidade de São Paulo. Os diagnósticos são muitos e, por vezes, contrastantes e as alternativas para a superação dos problemas até aqui apresentadas não gozam de quase nenhum consenso. Leia mais.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO

Fique atento às atrações do programa de rádio “Pensar a Educação, Pensar o Brasil” do dia 01 de setembro de 2014
Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação Pensar o Brasil vai ao ar pela rádio UFMG Educativa 104,5 FM. Para o próximo programa convidamos o Prof. Daniel Cara (Coordenador Geral da Campanha Nacional pelo Direito a Educação) que vai falar sobre as atribuições do Senado Federal para a Educação. Para a segunda hora teremos reportagem especial sobre a conferência de abertura do segundo semestre do Seminário “Universidade Pública: Inclusão diversidade e qualidade” e a Sessão: Educação e Mídias com o Professor Luciano Mendes de Faria Filho. Teremos ainda agenda educativa, sorteio de livros e muito mais! Você pode ouvir pela internet acessando AQUI.

ENTREVISTA DA SEMANA  

Eleições 2014 – Legislativo Federal

Entrevistado: Carlos Roberto Jamil Cury (PUC/MG) – EXCLUSIVO

PENSAR INDICA
Uma cidade chamada Dogville – Herbert Glauco de Souza – EXCLUSIVO

EDUCAÇÃO EM DEBATE
Ministro Henrique Paim defende que a educação profissional deve avançar sobre o ensino médio como forma de dar função nesta fase do ensino. Especialista avalia a declaração do ministro – Por Marcus Aurélio Taborda de Oliveira– EXCLUSIVO

O lugar dos alunos na universidade do século XXI – Evelyn de Almeida Orlando  – EXCLUSIVO

Leia mais.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Há vida após a graduação – Correio Braziliense
Cursos de mestrado e especialização e o famoso MBA oferecem destaque no mercado e mais ferramentas para exercer a profissão. Veja qual é a diferença entre eles.

Leia mais.

AMÉRICA LATINA
Luces y sombras de la década K en el mundo universitario (Diario Perfil, Argentina)
Desde que asumió el Gobierno, se crearon nueve universidades ubicadas, sobre todo, en el conurbano bonaerense. 

Leia mais.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Vice-presidente da Anped aponta avanços em Simpósio de Ciências Humanas e Sociais ocorrido na sede do CNPQ – ANPED

O simpósio, também de iniciativa do Conselho Deliberativo do CNPq, pela representação da área de CHS (Prof. Dr. Luciano Mendes de Faria Filho), contou com uma Mesa Redonda seguida de debates, encontro dos Grupos de Trabalho e plenária final apresentando as deliberações de cada GT. 

Leia mais.

PESQUISA EDUCACIONAL

As competências gerenciais dos reitores de universidades federais em Minas Gerais: a visão da alta administração – Por Angelo Brigato Ésther

No âmbito da gestão empresarial, há muito se discute a questão das competências gerenciais, cuja articulação deve culminar com o alcance dos objetivos organizacionais. Tal lógica tem penetrado o domínio da gestão pública. As universidades públicas, especialmente as federais, vêm experimentando mudanças em sua atuação desde meados da década de 1990, quando se buscou a implementação da chamada “gestão pública gerencial”. O objetivo do artigo é analisar as competências atribuídas aos reitores de universidades federais, com a expectativa de contribuir para maior compreensão de sua ação. Para tanto, foram entrevistados reitores, vice-reitores e pró-reitores de oito universidades federais, todas localizadas em Minas Gerais. Os resultados expressam a predominância da competência política, faltando-lhes, entretanto, o domínio de outras consideradas relevantes para os gestores públicos.

OPINIÃO DO LEITOR

Participe do nosso Boletim enviando sua opinião ou comentário para o e-mail boletimpepb@gmail.com

Mônica Maria Souza, diretora estadual do Sind-UTE:
Prezado Prof. Luciano,
        Recebo semanalmente o Boletim do Pensar a Educação, trabalhamos muitas vezes com várias de suas publicações e informações e hoje tive a agradável surpresa do editorial.
        Parabéns pelo editorial do Pensar a Educação, a você e ao Prof. Tarcísio, por duas razões, a 1ª pelo seu conteúdo equilibrado, sem meias verdades, um jornalismo sério e competente, e a 2° razão é ver pela primeira vez a opinião em um editorial em um espaço da UFMG com o público que atinge, se falar da LC 100 que parece ser um assunto proibido. O Sind-UTE vem enfrentando o governo de Minas, o candidato autor da lei país afora e a mídia nesse processo e, poucos se aventuram a falar o que a ilegalidade trouxe para a educação e seus trabalhadores nesse estado.
        A posição do Sind-UTE sobre a LC 100 está disponível no nosso site www.sindutemg.org.br, que tem publicado todas as decisões tomadas pela categoria nos conselhos e assembleias e o resultado das negociações.

 

Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822/2022
Av. Antônio Carlos, 6627 – Belo Horizonte – MG – CEP: 31270-901
E-mail: 
 – Telefone: (31) 3409-5313

Coordenação – Luciano Mendes de Faria Filho e Tarcísio Mauro Vago

EXPEDIENTE
Equipe Pensar a Educação em Pauta

O conteúdo dos textos publicados pelo Pensar a Educação em Pauta é de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não expressa necessariamente as opiniões de seus editores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *