Ano 2 – nº 053 / quinta-feira, 14 de agosto de 2014

EDITORIAL

O drama da Lei 100 em Minas: qual será a punição dos responsáveis?

Em 2007 o Estado de Minas Gerais efetivou, por meio da Lei  n. 100, quase 100 mil servidores não concursados, a maioria contratada na área da educação. Em março de 2014 o Supremo Tribunal Federal declarou a Lei inconstitucional e determinou, salvo exceções,  a demissão de tais servidores. O argumento do Supremo é que a Constituição estabelece que o acesso ao serviço público somente pode ocorrer por meio de concurso público. Leia mais.

 

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO

Fique atento às atrações do programa de rádio “Pensar a Educação, Pensar o Brasil” do dia 18 de agosto de 2014
Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação Pensar o Brasil vai ao ar pela rádio UFMG Educativa 104,5 FM. Para o próximo programa convidamos, Vladimir Dias da escola do Legislativo inaugurando a série eleições que vai tratar do tema “responsabilidade do legislativo estadual para a educação”, na segunda hora sons e literatura no ar com os professores Marco Scarassatti e Josiley Francisco do GPELL/UFMG. Teremos ainda, além da agenda educativa, sorteio de livros e muito mais! Você pode ouvir pela internet acessando AQUI.

ENTREVISTA DA SEMANA
Reportagens Especiais: produzidas pela repórter Yolanda Assunção, âncora do programa de rádio e integrante da equipe do Pensar a Educação – Intercambio estudantil

PENSAR INDICA
Um Palhaço Morto – Herbert Glauco de Souza  – EXCLUSIVO

EDUCAÇÃO EM DEBATE
Parte da sociedade defende a escola como tábua de salvação para os problemas do Brasil – Marcus Aurélio Taborda de Oliveira
Especialista comenta proposta de inclusão de determinadas disciplinas no currículo escolar.

A 4ª geração integralista e o advento da tecnologia: O uso da internet para divulgação e doutrinamento – Renata Duarte Simões – EXCLUSIVO
O evento está sendo divulgado pelas redes sociais e pelo site do MIL-B, que convida o visitante para a sessão solene de abertura.

Aula magna de Marilena Chauí desvenda “Universidade Operacional” – Portal Adusp
Esquema de transição conduzido pela oligarquia resultou na escolha de um “tirano”, diz Ciro Correia ao abrir os trabalhos.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
As ações articuladas do Plano de Desenvolvimento da Educação – Por Muzius – Jornal GGN
O investimento em educação profissional é muito importante. Porém, a perna mais importante do Plano de Desenvolvimento da Educação é o Plano de Ações Articuladas (PAR). 

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AMÉRICA LATINA
Soberanía también en la educación (Página 12, Argentina)
“El Banco Santander está encantado de estar trabajando en este país. Vamos a seguir creciendo y tenemos una gran confianza en todo lo que se está haciendo en Brasil”, declaró el 12 de septiembre de 2013 el presidente internacional del Banco Santander, Emilio Botín, en oportunidad de visitar aquel país junto a su amigo, el ahora ex rey de España Juan Carlos de Borbón. 

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CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Pioneiras da ciência – Portal CNPq
Criado em 2013, o projeto Pioneiras da Ciência tem como proposta visibilizar a história das mulheres pesquisadoras que participaram e contribuíram de forma relevante para o desenvolvimento científico e para a formação de recursos humanos para a ciência e tecnologia no Brasil. Trata-se de um projeto coletivo e em curso.

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PESQUISA EDUCACIONAL
Imagem e ciência: perspectivas educacionais e pedagógicas dos documentos imagéticos – Carmen Irene C. de Oliveira e Guaracira Gouvêa – Cadernos CEDES
A proposta do dossiê “Imagem e ciência: perspectivas educacionais e pedagógicas dos documentos imagéticos” é tratar dos diferentes circuitos de produção e uso da imagem no campo do ensino de ciências e suas articulações com a divulgação científica, tendo em vista seu potencial nas práticas de ensino e na produção de conhecimento. Esta perspectiva implica considerar os espaços formais e não formais.

OPINIÃO DO LEITOR

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Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822/2022
Av. Antônio Carlos, 6627 – Belo Horizonte – MG – CEP: 31270-901
E-mail: 
 – Telefone: (31) 3409-5313

Coordenação – Luciano Mendes de Faria Filho e Tarcísio Mauro Vago

EXPEDIENTE
Equipe Pensar a Educação em Pauta

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